A banda Iron Maiden promove a sua cerveja no Rock in Rio 2013

O que dizer da ousadia das grandes campanhas de marketing que vemos todos os dias nos veículos de comunicação? O certo é que algumas delas chegam a custar milhões e ainda sofrem a concorrência de outras campanhas que disputam a atenção do consumidor. Mas ousada mesmo foi a iniciativa do vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, durante a sua apresentação no Rock in Rio 2013, quando ele chegou a dizer que a cerveja que estava sendo servida no festival era tão ruim que ele teve que trazer a dele. Trata-se da Trooper, cerveja produzida pela cervejaria artesanal Robinsons e que chegou ao Brasil em agosto desse ano.

 

Iron Maiden

(Foto: Reprodução / Ironmaidenbeer.com)

 

Após promover a sua cerveja, Dickinson falou o endereço do site para a plateia, o que chegou a gerar lentidão no sistema, fruto de uma repercussão instantânea.

Trata-se de um enorme ato de ousadia porque, em primeiro lugar, a cerveja patrocinadora do festival foi a Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo, a qual montou uma mega operação de distribuição e abastecimento de cerveja durante os 7 dias do evento. Obviamente a Heineken não iria permitir nenhum tipo de propaganda ligada a outras cervejas dentro do Rock in Rio, o que torna o ação de Dickinson ainda mais ousada, já que sua estratégia teve custo zero e com certeza vai ficar marcada na memória de muitos fãs do rock’n roll.

Claro que uma ação como essa não vai sequer abalar a economia das grandes cervejarias, mas é um ato de guerrilha, de baixo custo, estreitando aos poucos os laços com um público que outrora só conhecia as grandes cervejas industriais, conhecidas no meio cervejeiro com mainstream, ou popularmente conhecidas como as loiras geladas e coisas do gênero.

E que venham mais estratégias como essa, afinal, quanto mais as cervejas artesanais ficarem conhecidas, mais e mais micro cervejarias  terão chances de sobreviver em um mercado ainda controlado por poucos grupos, os quais detêm uma fatia maior que 90% de todo o mercado cervejeiro.

 

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Banner
    Miller Fortune: Conheça ...
  • Amazon Beer: Cervejas feitas a partir da mistura de raízes, frutas, sementes, malte e lúpulo
    Cervejas feitas a partir ...
  • banner bbc51dc7fdd032bd.jpg
    Blogueiros Brasileiros de...
  • banner
    Sabia que cerveja é bom ...

BBC