Barrinhas de granola feitas com sobras da produção de cerveja

A empresa Regrained produz dois sabores de barrinhas de granola com as sobras das produções de cervejas artesanais.

Barrinhas com sobra de cerveja artesanal

Barrinhas produzidas a partir de sobras da produção de cervejas artesanais.
foto: Divulgação.

A produção de cervejas artesanais gera muitos rejeitos que não são aproveitados de forma adequada e acabam indo parar no lixo, sendo que alguns deles poderiam ser utilizados para a fabricação de produtos alimentícios como pães, massas, biscoitos e etc. Pensando nisso, uma empresa americana da cidade de San Francisco, na Califórnia, está utilizando a sobra desses grãos para fazer barrinhas de granola e o resultado parece estar agradando aos consumidores.

Barrinha

foto: Divulgação

A produção de 20 litros de cerveja artesanal resulta em uma sobra de aproximadamente 13kg de grãos, os quais passaram por um processo de imersão e aquecimento em água, o que transforma seus amidos em açucares que serão fermentados posteriormente, gerando o álcool e o gás carbônico da cerveja. Diante de todo esse desperdício em uma escala muito maior, a empresa Regrained passou a coletar tais sobras em várias cervejarias da cidade para produzir suas barrinhas de granola.

Dentre os ingredientes, além das sobras coletadas nas cervejarias, são utilizados outros produtos como amêndoas, mel, quinoa, aveia, óleo vegetal, canela, dentre vários outros.

Ingredientes das barrinhas

Ingredientes para a produção das barrinhas.
foto: Divulgação.

Atualmente a empresa está produzindo duas receitas dessas barrinhas, a Honey Almond IPA Bars e a Chocolate Coffee Stout Bars, porém, já está nos planos a produção de outros produtos como pães e biscoitos.

Num mundo com tanto desperdício de comida, o aproveitamento desse tipo de sobra surge como uma alternativa na produção industrial de produtos com maior valor agregado e de baixo custo, já que parte dos ingredientes são “rejeitos”.

Será que veremos iniciativas como essas aqui no Brasil?

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • banner.gif
    O Destino Cervejeiro é M...
  • banner
    Conheça o Happy Beer Tim...
  • pão-de-cerveja-e-pimenta
    Aprenda a fazer um pão c...
  • 14demaio-principal
    Conheça a linha de cerve...

BBC