Cerveja boliviana produzida com folhas de coca.

 A Cerveceria Vicos, localizada em Sucre, Bolívia, está produzindo uma cerveja que anda fazendo sucesso entre o público estrangeiro por levar folhas de coca macerada em sua produção, que é a mesma folha utilizada para a fabricação do chá de coca, muito consumido pela população que vive nas altitudes dos Andes, já que o chá ajuda a amenizar os efeitos negativos da altitude.

folhas de coca
Uma turista alemã bebendo da cerveja Ch’ama.
(Foto: Aizar Raldes/AFP)
A cerveja Ch’ama, que poderia estar em alguma lista de cervejas bizarras (leia o post) e cujo nome significa “força” na língua dos habitantes nativos do lago Titicaca, é uma cerveja puro malte e não leva aditivos e conservantes em sua receita. O resultado final é uma cerveja com 5% de álcool em que muito se assemelha às cervejas do sul da Alemanha, apesar de mais leves, segundo os que já experimentaram a bebida.

 

Portanto se você está de passagem por Sucre ou está de viagem marcada para lá, não deixe de experimentar a “Ch’ama” e nos contar cada detalhe sobre ela, só tome cuidado para não ser pego em algum exame anti-doping, ainda que a folha in natura não faça mal à saúde.

 

Já falamos aqui no blog sobre uma cerveja feita em fogão a lenha, sobre uma cerveja mais forte que cachaça e sobre uma banheira de cerveja na Republica Tcheca, portanto se você gostou dessa notícia, curta nossa fan page no Facebook em www.facebook.com/destino.cervejeiro, confira nossas outras notícias e ajude o Destino Cervejeiro a ter mais histórias pra contar. Aproveite e recomende a notícia aos seus amigos.

E você, conhece alguma cerveja produzida com algum ingrediente muito incomum? Conte pra nós.

Obrigado.

 

fonte: G1

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • receita-especial-com-Guinness 02
    Prepare uma receita espec...
  • rally-da-cerveja
    3º Rally da Cerveja acon...
  • Degusta Beer&Food
    Festival Degusta Beer...
  • Estrella Galicia
    São Paulo deverá ter ch...

WBeer

BBC