Cervejarias buscam alternativas para economizar água

cervejarias-buscam-economizar-água

Em tempos de seca e crise de abastecimento, as cervejarias buscam fazer a sua parte e estão buscando alternativas para economizar água, sem perder a qualidade da produção.

Uma matéria realizada pela Agência Estado mostra como as cervejarias paulistas têm lidado com a situação. A cervejaria Burgman, de Sorocaba, iniciou algumas mudanças em janeiro, entre elas o reaproveitamento da água usada para resfriar o mosto. Mesmo com um poço artesiano, a cervejaria não possuía água suficiente para dar conta do ritmo de produção do início do ano, e um investimento para combater o desperdício se fez necessário.

A Burgman instalou uma tubulação para transportar água do resfriamento do mosto e do envase para reservatórios dentro da empresa. Com isso, a empresa conseguiu economizar 380 mil dos 700 mil litros de água que usa durante o mês. O investimento foi de R$25 mil.

Já a Cervejaria Nacional, localizada na capital paulista, além de apostar no reaproveitamento da água do resfriamento do mosto, também está reaproveitando a água do enxágue dos tanques.

“Conseguimos até desconto na tarifa pela diminuição no consumo. O consumo mensal para produção dos chopes é de 40 mil litros. Com a implantação desse sistema, a economia é de cerca de 20 mil litros”, disse o mestre-cervejeiro Guilherme Hoffmann à Agência Estado.

Localizada em Ribeirão Preto, a cervejaria Invicta adotou medidas de reaproveitamento de água em todas as etapas de fabricação da cerveja. De acordo com o mestre-cervejeiro Rodrigo Silveira, a economia é de 20% a 30%.

A Colorado, também de Ribeirão Preto, irá implementar o conceito de economia em sua nova fábrica. Seguindo a tendência das outras empresas do ramo, a Colorado irá investir na reutilização da água nas etapas de resfriamento do mosto e de lavagem dos tanques. Além disso, está sendo instalado no novo galpão um tanque para captação de água da chuva, que será utilizada para a limpeza e irrigação das plantas.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cervejas-mais-caras-no-rio-de-janeiro
    Cariocas se unem em redes...
  • 19demaio-principal
    Guia do Beer Judge Certif...
  • sommerfest
    SommerFest Blumenau come...
  • ConsultaPública
    Divulgada Consulta Públi...

Eventos

BBC