Cervejoduto vai ser inaugurado em Bruges, na Bélgica

O cervejoduto será lançado no verão europeu, ainda esse ano.

Construção do cervejoduto

O cervejoduto sendo construído.
foto: Divulgação

Nos próximos meses, a cidade de Bruges (Bélgica) irá presenciar a inauguração do seu primeiro cervejoduto. Trata-se de um empreendimento da cervejaria De Halve Maan, que terá a finalidade de transportar cerveja de sua unidade de produção até sua unidade de engarrafamento, que fica a 3,2Km de distância, uma da outra.

Foram 3 anos de negociação e estudos até o início das obras, a qual irá permitir que a cervejaria transporte aproximadamente 4000 litros de cerveja por hora. Essa demanda surgiu devido ao fato da unidade de produção, localizada no centro de Bruges, não comportar a infraestrutura necessária para o engarrafamento de sua produção, sendo que a cerveja é engarrafa em uma unidade afastada do centro. Para isso, é necessário que a cerveja seja transportada em caminhões, o que encarece a logística de produção. Além disso, o trânsito de Bruges é considerado um dos piores da Europa, o que dificulta ainda mais o transporte.

Mapa do cervejoduto

Mapa da cidade com a localização do cervejoduto.
imagem: Divulgação

Parte da tubulação do cervejoduto passará por dentro dos famosos canais da cidade, o que resultou em uma enorme economia de recursos que seriam despendidos em estudos de solo, estudos arqueológicos, obras e maquinários.

Canais em Bruges

Um dos inúmeros canais da cidade.
foto: Divulgação.

Ao todo, foram investidos cerca de U$4,5 milhões no cervejoduto, sendo que parte desse investimento (U$335,000) foi obtido através de financiamento coletivo, onde os colaboradores ganhariam recompensas vitalícias após a conclusão da obra. A mais cara e curiosa das cotas de patrocínio custou €7,500 e a recompensa seria 1 garrafa de 330ml da cerveja Brugse Zot Blond por dia, para o resto da vida, além de 18 copos personalizados, um convite para a inauguração do cervejoduto e um convite para a cerimônia de lançamento.

É claro que não faltaram piadas envolvendo o cervejoduto, sendo que a mais comum delas era se “seria possível ter uma torneira de cerveja exclusiva em casa”. Definitivamente não seria possível, mas quem nunca sonhou com isso um dia?

visto em: Wired

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Amendoim e cerveja
    Amendoim te ajuda a viver...
  • cerveja-30-anos-sepultura-2
    30 anos da banda Sepultur...
  • cidade-que-tem-cervejas-mais-caras
    Conheça as 11 cidades ma...
  • Astronautas realizarão experimento para determinar se é possível fabricar cerveja no espaço
    Jovem americano irá test...

Empório da Cerveja

BBC