O Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá teve um Workshop sobre os estilos das cervejas a serem avaliados

O Instituto Mineiro da Cerveja (IMC) segue com suas ações para a promoção do 1º Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá e dessa vez foi realizado em Belo Horizonte (MG), na última terça feira (05/11/2013), um Workshop sobre os três estilos de cerveja que serão avaliados no concurso. São eles: Weissbier, American India Pale Ale (AIPA) e Christmas Ale.

A ação foi uma iniciativa do IMC para que a comunidade cervejeira, os apreciadores, entusiastas e curiosos conheçam mais a fundo as características de cada estilo bem como seu processo de produção, com dicas para os homebrewers e curiosidades a respeito da história de cada um desses estilos.

Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá

O Workshop aconteceu no Grampa’s Attic, um pub novo em Belo Horizonte mas que tem chamado a atenção dos apreciadores de cervejas artesanais e especiais, já que a casa conta com uma carta de cervejas produzidas na região metropolitana de BH.

Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá

Um dos ambientes do Grampa’s Attic.

Esse tipo de ação é de extrema importância para o desenvolvimento da cultura cervejeira na capital mineira, bem como no Brasil, ainda que indiretamente, uma vez que isso proporciona uma aproximação dos consumidores com esse universo, favorecendo o desenvolvimento do setor.

Falando um pouco dos estilos de cerveja do concurso, vamos a uma breve explicação sobre cada um deles:

Weissbier: Também conhecidas como Weizenbier, Hefeweizen, Hefeweissbier ou apenas Weiss, as cervejas desse estilo são típicas do sul da Alemanha, apesar de terem se popularizado em outros países também.

São cervejas que levam uma boa carga de malte de trigo em sua receita e por isso são conhecidas no Brasil como cervejas de trigo, apesar de também levarem malte de cevada. Possuem aroma de banana e sabor de cravo e, em algumas cervejas, notas leves de tutti frutti. São muito refrescantes e bastante consumidas no verão alemão.

Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá

Algumas das cervejas Weiss que foram degustadas no Workshop.

 

American India Pale Ale (AIPA): As India Pale Ale são originárias da Inglaterra, em um período em que a Índia era sua colônia. As cervejas inglesas eram transportadas em navios para o continente asiático, destinadas aos soldados ingleses. Porém, a cerveja acabava apodrecendo antes mesmo de chegar ao seu destino.

Foram feitos estudos para sanar esse problema e chegou-se à conclusão de que o uso de uma grande carga de lúpulo aliada a uma maior graduação alcoólica iria conservar a bebida para que ela chegasse na Índia ainda boa para o consumo.

Essa cerveja não era comercializada na Inglaterra, porém houve um naufrágio, no Mar da Irlanda, de um navio que transportava barris dela, sendo que alguns desses barris chegaram ate a costa, tendo sido abertos e consumidos pelos que os encontraram. A cerveja foi muito bem aceita, tendo caído no gosto de todos.

Nos EUA, sua receita foi modificada, diminuindo um pouco a sua carga de malte e incluindo uma maior carga de lúpulos aromáticos, o que confere às American IPA um aroma e um sabor mais frutado, sendo que muitas vão apresentar notas de maracujá ou notas mais cítricas.

Christmas Ale: São cervejas sazonais especialmente produzidas para o natal no hemisfério norte, o que explica uma maior robustez em seu corpo, bem como uma maior graduação alcoólica, já que por lá é inverno nessa época do ano.

É comum o uso de especiarias em sua receita, principalmente na Bélgica, não sendo raro também o uso de ingredientes incomuns como pimentas, baunilha e canela.

Como no Brasil o natal é celebrado durante o verão, um alto consumo dessa cerveja seria inapropriado, porém ela se torna uma ótima bebida para harmonizar com a nossa ceia, que tipicamente sempre tem carnes como pernil, perú, frango assado e até mesmo doces como panetone e rabanada.

 

Continuem acompanhando por aqui as notícias sobre o 1º Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá. Já adianto que poderemos ter novidades muito interessantes e pouco comuns em concursos do gênero, portanto, estarei aqui, ansioso e com os dedos cruzados para que tudo venha a acontecer. Grande abraço e um brinde a todos. Saúde.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Cerveja Minuto
    Cerveja Minuto traz para ...
  • Sorvete salgado
    Jacob’s lança sorvete ...
  • A cerveja será comercializada nas versões em lata e long neck e com preço médio de R$1,70.
    Bebida com 60% de suco de...
  • sorvetinho-skol-nota - Cópia.jpg
    Skol lança sorvete de ce...

BBC