Consumo de cervejas especiais cresceu 36% nos últimos três anos no Brasil

Cervejas especiais

O Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Mas o que vem chamando a atenção, é que o país tem se destacado também no mercado das cervejas especiais – artesanal ou premium.

De acordo com a consultoria britânica Mintel, nos últimos três anos, o consumo de cervejas especiais cresceu 36% no Brasil. Com estes dados em mãos, a revista Exame apresentou aos seus leitores quatro empresas emergentes que estão aproveitando este interesse dos brasileiros por cervejas especiais. Conheça:

Mr. Beer

A rede de lojas de cervejas especiais foi fundada em 2009 pelo empreendedor paulista Humberto Ribeiro, um entusiasta amante das cervejas artesanais.  Atualmente, a Mr. Beer possui 80 unidades, com lojas de rua e os quiosques em shopping centers, em diversas regiões do país.

A loja oferece mais de 400 marcas diferentes de cerveja e, 100 dessas são vendidas exclusivamente na Mr. Beer. A empresa comercializa também acessórios para presente, como abridores, copos especiais para cerveja e baldinhos para manter a bebida gelada.

Em 2013, a Mr. Beer mais que dobrou o seu faturamento em comparação a 2012, o que comprova os dados da pesquisa.

Em São Paulo, duas lojas da Mr. Beer investiram em espaços gourmet, que oferecem pratos para harmonizar com as bebidas.

Cervejaria Colorado

Localizada em Ribeirão Preto (SP), a Cervejaria Colorado foi fundada por Marcelo Carneiro da Rocha em 1995, e é um dos símbolos da cidade.

Ano passado, a Colorado faturou 60% a mais que em 2012 e este ano, a previsão é de que alcance receitas de 16 milhões de reais.

Durante quase 20 anos de existência, a Colorado passou por diversas transformações. Até porque, na década de 90, a produção de cervejas era apenas um passatempo para Marcelo da Rocha. Inicialmente, era o próprio Marcelo quem testava as receitas, comprava as garrafas e convencia os comerciantes a vender as bebidas.

Em 2012, a Cervejaria Colorado passou por uma reformulação: foram contratados executivos e mestres cervejeiros com o intuito de profissionalizar o negócio. Com isso, a produção ganhou novos parâmetros de controle e qualidade.

Para os próximos anos, os planos da Colorado são transferir a produção para um galpão com o dobro do tamanho do atual e expandir a produção em 40% até 2016.

Instituto da Cerveja

Fundada em São Paulo, o Instituto da Cerveja é considerado uma fábrica de Sommeliers. Os clientes do empreendimento são pessoas interessadas em produzir cerveja em casa, donos de microcervejarias artesanais em fase de expansão, funcionários de bares e restaurantes e profissionais que trabalham em grandes indústrias de bebidas.

O Instituto foi criado em 2011 e já formou mais de 1000 profissionais. Este ano a empresa deverá faturar 1,1 milhão de reais — 30% mais do que em 2013. A escola já recebeu para treinamento funcionários de grandes cervejarias como a Brasil Kirin, Heineken e Grupo Petrópolis.

Lamas Brew Shop

Criada em 2011, a Lamas Brew Shop comercializa insumos e utensílios para quem quer produzir cerveja caseira. A empresa possui três lojas físicas: em Campinas, Belo Horizonte e São Paulo, além de uma loja virtual.

Em 2013, o faturamento foi de 2,5 milhões de reais, mais do que o dobro do ano anterior. Já para 2015, os planos são abrir mais duas lojas físicas, no Rio de Janeiro e em Vitória.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • curso-de-sommelier-de-cerveja
    Instituto da Cerveja ofer...
  • Degustação de cervejas artesanais Quality Resort Itupeva
    Quality Resort Itupeva re...
  • 19679072_1573516149345596_7912203267901114601_o
    A 2ª edição do Atitude...
  • banner
    Chegam ao Brasil as premi...

Empório da Cerveja

BBC