Costelinha defumada com cerveja Tripel

Costelinha defumada com cerveja

foto: Retirada da internet

Fugindo um pouco das tradicionais (e batidas) receitas de costelinha ao molho barbecue, resolvemos variar mudar completamente a receita original desse prato muito apreciado na hora de acompanhar uma cerveja.

A escolha da cerveja Tripel se deve ao fato de que essa é uma cerveja ligeiramente cítrica e que costuma levar em suas receitas algumas especiarias, o que irá conferir um toque único à costelinha.

A costelinha, por ser defumada terá um sabor ainda mais ressaltado de suas características, mas se você quiser optar por usar uma costelinha fresca, não tem problema algum, a receita também funciona com essa opção.

Confira a receita da costelinha defumada com cerveja Tripel.

 

Ingredientes:

1kg de costelinha suína defumada cortada em pedaços

300ml de cerveja estilo Tripel

3 colheres (sopa) de alecrim desidratado

1 cebola grande

Sal a gosto

.

Modo de preparo:

Perfure todos os pedaços de costelinha com um garfo em uma quantidade suficiente para que o líquido da marinada penetre bem na carne, já que, por ser defumada, essa é uma carne ressecada e um pouco dura, o que dificulta a marinada.

Em uma vasilha, junte a cerveja Tripel com o alecrim e coloque sal a gosto. Tome cuidado para não salgar demais o líquido, já que ele vai ser levado ao forno e, ao evaporar, o sal estará mais concentrado.

Coloque a costelinha em um saco de marinar ou em um recipiente com tampa. Cubra toda a costelinha com a cerveja. É importante que toda a carne fique coberta pelo líquido, com isso, se for necessário, complete o líquido com água.

Deixe marinar por 3 dias na geladeira. Se estiver usando costelinha fresca, deixe apenas por 12 horas.

Depois que a costelinha já estiver marinada, corte a cebola em anéis e reserve.

Coloque toda a costelinha numa assadeira, junto com todo o líquido. Cubra com papel alumínio.

Cubra a costelinha com os anéis de cebola.

Pré aqueça o forno a 190º por 5 minutos.

Leve a costelinha ao forno e asse em fogo baixo ate que ela esteja bem cozida. Não deixe passar muito do ponto para que a costelinha não resseque.

Uma outra opção de cozimento é levar a costelinha à churrasqueira. Dessa forma, vá molhando a costelinha com o líquido da marinada usando um pincel culinário à medida que ela for assando.

.

E para harmonizar, abra uma cerveja do estilo Rauchbier.

Bom apetite.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Harry Potter
    Designer brasileiro cria ...
  • American Red Ale
    American Red Ale agora é...
  • Banner
    Conheça o Trincômetro, ...
  • Banner
    Nunca mais confunda sua l...

Price Beer

BBC