4ª Uaiktoberfest em Nova Lima (MG)

Foi realizada entre os dias 17 a 19 de outubro a 4ª Uaiktoberfest na cidade de Nova Lima, município vizinho da capital mineira, Belo Horizonte. A festa reuniu mais de 20 produtores de cerveja, a maioria com produção em Minas Gerais, além rótulos importados como a BrewDog e a Guinness.

A quarta edição da Uaiktoberfest foi promovida pela Acerva Mineira e Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo de Nova Lima, contando com o apoio, do Instituto Mineiro da Cerveja(IMC), do Conselho Municipal de Turismo, SINDBEBIDAS, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e da Associação dos Municípios do Circuito do Ouro (ACO), Cooperativa Agrária, Verdemar e Piemonte Hotel.

Uaiktoberfest

A entrada da Uaiktoberfest

Uaiktoberfest em Nova Lima

Público da Uaiktoberfest

Apesar do calor intenso, a festa foi bastante divertida e contou com um grande público nos seus 3 dias. Inspirada pela Oktoberfest original de Munique, Alemanha, mas com sua própria personalidade e originalidade (até mesmo pelo nome, derivado da famosa interjeição mineira “Uai”), o que muito pôde ser ver por lá foram pessoas vestindo os trajes típicos da versão da festa alemã, os famosos Dirndl (o traje feminino) e o Lederhorsen (o traje masculino). Além disso, houve apresentação de danças típicas do sul da Alemanha, além de concursos como o Speed Chope, que é uma disputa de quem bebe mais rápido um copo de chope.

Entrada

Oktoberfest

Dança típica da Alemanha

Dança típica na Uaiktoberfest

Um outro concurso que chamou a atenção e contribuiu para despertar a curiosidade e interesse de várias pessoas em relação a produção caseira de cerveja, foi o II Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá, um concurso voltado para cervejeiros caseiros realizado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e que teve o resultado dos seus vencedores, bem como a entrega dos troféus e dos prêmios na tarde de sábado (18/10), durante o evento. O concurso é uma iniciativa do Instituto Mineiro da Cerveja (IMC) e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima, da Cervejaria Taberna do Vale e da loja especializada em homebrewing, Casa OLEC. Nesse ano, o concurso contemplou os estilos Belgian Golden Strong Ale e as cervejas com madeira, sendo que estas podiam ser de qualquer estilo contemplado pelo BJCP e que apresentassem características oriundas do uso da madeira (chips, barril, extrato, etc) em sua composição ou produção. Confira aqui a lista dos vencedores do concurso.

Casa OLEC

O estande da Casa OLEC do corredor de entrada da tenda da festa.

Além disso, em todos os dias aconteceram cursos e palestras ligadas à cerveja e à gastronomia, além de shows durante toda a festa, o que atraiu multidões para a frente dos palcos. Sem dúvida a Uaiktoberfest tem ajudado as cervejarias artesanais a se aproximarem de um público cada vez maior que têm buscado novas experiências na apreciação de cervejas, o que ganha mais força com incentivo da prefeitura de Nova Lima através da Lei Pró-Artesão que favorece a produção de cerveja artesanal em Nova Lima, a qual tem aumentado bastante nos últimos anos, fazendo com que a cidade tenha o maior número de micro-cervejarias no estado de Minas Gerais.

Sei que no ano que vem tem mais e com certeza estarei presente, afinal, se em Minas não tem mar, vamos pro bar, sô.

Price Beer Club

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Festa Uaiktoberfest
    4ª Uaiktoberfest em Nova...
  • Bierdorf
    Multiplace Bierdorf em Vi...
  • Ouro Preto
    Cervejas especiais e arte...
  • Mitten cervejaria e pizzaria
    Cervejaria Mitten: cervej...

Price Beer

BBC