As cervejas artesanais de Dublin, Irlanda: PorterHouse Pub

Dublin certamente é uma das capitais mundiais conhecidas por ser o lar de uma cervejaria de nome, o que faz da Irlanda um destino cervejeiro certo para aqueles que vão ou pretendem ir para Europa. E se um país é tão conhecido assim por uma grande cerveja como a Guinness (ver o post anterior), o que dizer de suas cervejas artesanais?

Não é tão simples assim encontrar cervejarias ou mesmo marcas artesanais nos pubs irlandeses, já que a maioria dos consumidores optam pelas grandes marcas. Nesse ponto, a Irlanda é bem diferente de países como os EUA e Canadá, famosos por seus inúmeros brewpubs, onde boa parte dos pubs produz ou encomenda sua cerveja de forma exclusiva.

Em Dublin, a procura pela Guinness ou por outras marcas como a Heineken é tamanha, que fica difícil os pequenos produtores concorrerem com os grandes. Isso se torna um pouco diferente à medida que se avança para o interior, onde pode-se encontrar AleHouses que, como o próprio nome já diz, são casas de família que produzem sua própria cerveja, mas em relação a pubs, mesmo os do interior que vendem cervejas artesanais, acabam tendo em sua carta um ou outro rótulo de renome.

Não satisfeito com as poucas opções artesanais irlandesas que encontrei, resolvi percorrer Dublin à procura de pubs que tivessem uma produção própria, evitando aqueles que vendessem cervejas artesanais produzidas e distribuídas sem exclusividade, ou seja, fui atrás de brewpubs.

Claro que a internet me auxiliaria muito nesse caso, mas preferi fazer uma “pesquisa” de opinião e conhecimento entre os próprios irlandeses, fossem eles consumidores, funcionários ou mesmo donos de pubs e ao longo do tempo que por lá estive eu descobri 3 lugares interessantes: o PorterHouse, o Messrs Maguire e o The Mezz, porém o post de hoje será dedicado apenas ao Porterhouse, uma vez que cada um deles merece atenção especial e exclusiva.

Porterhouse

A entrada do Porterhouse do Temple Bar.
fonte: The Porterhouse Brewing Co.

O Porterhouse não é um pub exclusivo de Dublin, sendo na verdade uma rede de pubs que têm casas em Wiclow (Irlanda), Londres (Inglaterra) e Nova Iorque (EUA). Mesmo em Dublin existem 3 casas em funcionamento mas nesse caso específico, irei me ater apenas ao Porterhouse do Temple Bar (ver post anterior), que é um agitado pub de 4 andares.

São produzidos 10 cervejas diferentes para esse pub, sendo cada uma em seu estilo próprio, além de uma sazonal que praticamente entrou para a carta das cervejas permanentes. São vendidas também outras cervejas na pressão como a Sierra Nevada, Fruli e Erdinger, além de centenas de outras marcas engarrafadas, mas nada de Guinness, Heineken e etc.

Cerveja Erdinger

Um copo de Erdinger no Porterhouse do Temple Bar.

O pub é famoso por ter música ao vivo todos os dias, sendo geralmente rock´n roll. A casa é sempre animada e aos finais de semana é simplesmente impossível de se conseguir uma mesa ou mesmo um espaço em frente ao palco.

A comida do Porterhouse é fantástica e uma das especialidades da casa são as ostras, uma vez que esse é o prato mais indicado para se harmonizar com as cervejas do estilo Porter, o qual dá nome à casa.

Pub

Galera animada em uma noite de fim de semana no Porterhouse do Temple Bar.

As 11 cervejas da casa são: Plain Porter (estilo Porter); Oyster (estilo Oyster Stout); Wrasslers (estilo Sweet Stout); Red (estilo Irish Red Ale); An Brain Blásta (estilo English Strong Ale); TSB (estilo Bitter Ale); Hop Head (estilo English Bitter); Temple Bräu (estilo Standard American Lager); Hersbruckes (estilo Pilsner); Chiller (estilo Premium American Lager) e; Bohemia Freakout (estilo Black Lager).

Na minha opinião, todas são muito saborosas, com exceção da Hop Head e An Brain Blásta, que são excelentes. Ambas possuem aroma marcante de lúpulo e paladar inigualável, sendo que a An Brain Blásta possui 7% de ABV e ainda assim não parece ser tão forte, não chegando também a ser tão encorpada como outras cervejas de mesma graduação alcoólica.

Eu recomendo também a Oyster (para os não alérgicos a ostra), uma cerveja Stout de estilo raro, que leva ostra em sua fabricação. O paladar é bem suave no que diz respeito às notas dessa iguaria, porém eu confesso que não pude degustar muito dessa cerveja para ter uma opinião maior, já que meu histórico de alergias a frutos do mar me deixou ressabiado.

Se estiver na dúvida de qual cerveja encarar, vale a pena pedir uma “Sample Tray”, que nada mais é do que uma escolha de 3 das 11 cervejas da casa, servidas em copos de 100ml, para você ter uma melhor ideia de qual pode ser a sua escolha daí por diante, ou então acabar se confundindo com tanta cerveja gostosa.

Recomendo também as outras duas casas em Dublin: a Central, situado ao lado da Grafton Street, principal centro comercial de Dublin e a maior concentração de artistas de rua da cidade. Tal casa é bem movimentada durante a semana, mais até que a do Temple Bar, porém não tão badalada quanto a mesma durante os finais de semana. E para aqueles que gostam de um pouco mais de calmaria e a presença dos típicos cidadãos locais, recomendo a North, que fica um pouco afastada do centro, o que por si só deixa de ser um atrativo para os turistas e para os jovens em busca de uma boa balada.

Porter House Temple Bar

O palco do Porterhouse do Temple bar.

Então é isso, se estiver em Dublin ou se o seu próximo destino for a Irlanda, não deixe de conhecer as cervejas artesanais deste país e dedique pelo menos algumas horas para conhecer o Porterhouse do Temple Bar, você não vai se arrepender, pelo contrário, vai acabar se apaixonando pelas cervejas de lá, as quais fazem jus à fama da Irlanda em fabricar boas cervejas.

SERVIÇO

The Porterhouse Temple Bar

Endereço: 16-18 Parliament Street, Dublin 2. Dublin.

Telefone: + 353 1 679 8847

E-mail: kenn@theporterhouse.ie

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Taberna do Vale
    Bierfest de reinauguraç...
  • Temple Bar
    Temple Bar: um centro cul...
  • Cerveja sem ressaca na Holanda
    Cerveja sem ressaca na Ho...
  • circuito cervejeiro juiz de fora - Copy.jpg
    Lançado o Circuito das C...
  • Anonymous

    Post muito bom! Realmente, se for se for para Dublin e nao for em um Pub… perdeu a viagem, amigo. E só um pequeno detalhe: A erdinger nao é uma pequena cervejaria xD. Eu acho que a única que faz concorrência para a Paulaner no quesito Weißbier na Alemanha.

  • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

    É verdade, entrar em um pub irlandês é praticamente um rito de passagem entre ter chegado na Irlanda e estar na Irlanda. Quanto à Erdinger, eu não quis dizer que ela seja pequena, só disse que ela não é uma mega cervejaria como é o caso de algumas que estão presentes nos pubs irlandeses. Mas agradeço pela dica e vou me atentar a tal escrita. Obrigado

Eventos

BBC