Visconde de Mauá e as cervejas especiais da Vila de Maringá (RJ / MG)

Fim de semana, feriado ou férias chegando. É hora de dar tchau para a correria do dia-a-dia e descansar um pouco, longe de toda confusão cotidiana. Para relaxar e entrar no clima de sossego, uma boa pedida é curtir a natureza numa região com ares bucólicos e ritmo de vida desacelerado, com cachoeiras encantadoras, rios de água cristalina, montanhas e vales de uma beleza inacreditável e trilhas revigorantes Mata Atlântica adentro, com turistas procurando nada além de harmonia e um convívio tranquilo com os locais, sempre receptivos e atenciosos. Uma região com um toque diferente da agitação dos grandes centros, tudo isso acompanhado por uma boa cerveja artesanal. Pronto, destino traçado e bem vindos à região de Visconde de Mauá, composta por 3 pequenas vilas (Maringá, Maromba e Visconde de Mauá) divididas entre os estados de MG e RJ e localizadas dentro dos municípios de Bocaina de Minas, Itatiaia e Resende, a 210 km da cidade do Rio de Janeiro e a 310 km da cidade de São Paulo.

Cachoeiras da região

Umas das muitas cachoeiras da região.

E como o assunto aqui é cerveja, antes de tudo, vou me ater apenas à vila de Maringá por esta ser um destino mais gastronômico do que Visconde de Mauá e Maromba.

Por ser uma região de clima ameno no verão e frio no inverno, imigrantes europeus de várias nacionalidades, entre eles alemães, austríacos e suíços acabaram sendo atraídos para tais terras em busca de fixar moradia e encontrar alguma atividade que garantisse seu sustento. O reflexo disso é aparente na arquitetura local e em certos costumes culinários, onde têm-se destaque para os restaurantes alemães, casas de Fondue e os mais variados pratos à base de truta.

Casa de fondue

Uma típica casa de Fondue da região.

Curiosamente, a produção de cerveja artesanal nunca havia sido destaque na região, o que mudou de uns tempos pra cá, seguindo a tendência de consumo de cervejas especiais no Brasil. É o caso da cervejaria artesanal Serra Gelada, instalada no lado mineiro de Maringá e que utiliza água da serra da mantiqueira e ingredientes importados para a sua fabricação.

A cerveja Serra Gelada é de produção restrita, atendendo principalmente ao consumo local (acredite, ela é muito procurada), o que faz dela uma cerveja de dar orgulho no povo de lá, podendo ser encontrada na lojinha da cervejaria, localizada no centrinho comercial da vila, porém se quiser visitar a cervejaria, basta cruzar o rio Preto e se informar da localização dela, no alto de uma das montanhas da região. É uma caminhada até tranquila e um tanto reconfortante no final, já que os donos da cervejaria são muito atenciosos.

Rio Preto

Ponte sobre o Rio Preto: divisa entre RJ e MG. Do lado direito da foto está a parte mineira de Maringá e do lado esquerdo a parte fluminense.

Quando eu estive por lá, estavam sendo produzidos 2 estilos de cerveja: Pale Ale e Rauchbier, sendo que a segunda eu tive o prazer de degustar direto da fonte, quando ela estava sendo engarrafa. Aliás, após andar de bicicleta o dia inteiro, encarar uma subida não tão leve e ser perseguido por um cachorro (que no fim das contas não queria nada comigo), eu fui recebido com uma caneca da Rauchbier da Serra Gelada. Valeu a pena.

Se o caso for procurar por mais cervejas artesanais em Maringá, vale a pena ir até o Bar Pingo de Mel, na estrada entre Maringá e Maromba. Esse é um bar em forma de quiosque e tem como carro chefe a culinária alemã e as cervejas artesanais da cervejaria Dona Mathilde, que são produzidas em Atibaia-SP. Ao todo são 5 estilos: Pilsen, Dunkel, Weiss, Stout e Pale Ale, cada uma com seu traço próprio de personalidade, marcantes e únicos, mesmo diante de outras do mesmo estilo. São várias opções de pratos e petiscos para harmonizar com as cervejas do lugar e o melhor, tudo ao ar livre.

Quiosque Pingo de Mel

Fim de noite no bar/quiosque Pingo de Mel.

Se você ainda estiver procurando por uma variedade maior de cervejas, vá até o restaurante Champignon, que também é um restaurante alemão, com uma grande variedade de pratos e petiscos, acompanhados por cogumelos, que é a especialidade da casa, além de uma vasta carta de cervejas do mundo inteiro. O interessante do restaurante é o seu Bier Garten, que é aberto o suficiente para dar um clima de contato com a natureza, porém, no inverno é feito uso de aquecedores posicionados estrategicamente para que ninguém passe frio, mas sem que seja necessário fechar o ambiente. Não deixe de experimentar o Eisbein (joelho de porco) com cogumelos. Simplesmente fantástico.

Como tudo por lá é perto, fica fácil transitar entre as diversas lojinhas da vila, fazer alguns passeios e parar em alguns desses lugares para apreciar uma cerveja. Por lá só é impossível matar o tempo sem se fazer nada já que o simples fato de ficar parado, a toa, é uma experiência inesquecível naquele lugar.

Visconde de Mauá

Uma das ruas do “centrinho” comercial da Vila de Maringá.

Então, se para o seu próximo passeio você procura paz, sossego, e uma culinária de muito bom gosto para acompanhar uma boa cerveja, vá para a vila de Maringá, na região de Visconde de Mauá, pois lá é um destino cervejeiro imperdível.

Se quiser saber mais sobre a Cerveja Serra Gelada acesse: http://www.facebook.com/CervejariaSerraGelada

BAR PINGO DE MEL

Estrada Mauá-Maromba, s/n°

Maringá – RJ

CEP: 27580-000

Telefone: (24) 3387-1143

E-mail: warabi@bol.com.br

RESTAURANTE CHAMPIGNON

Alameda Gastronômica Tia Sofia, s/n°

Maringá – MG

CEP: 3734000

Telefone: (24) 3387-1527

E-mail: falecom@restaurantechampignon.com.br

CERVEJARIA SERRA GELADA

Telefone (24) 3387-1210 / 3387-1476

E-mail serragelada@hotmail.com

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Harmony Brewing Company
    Harmonizações na cervej...
  • Ando USA
    Conheça o CervejANDO 201...
  • Rota da Cerveja Grand Rapids
    A Rota da Cerveja de Gran...
  • Porterhouse
    As cervejas artesanais de...
  • Luciana

    Fiquei com vontade de conhecer a Vila Maringá/ Visconde de Mauá e apreciar a boa cerveja de lá.

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      É um lugar fantástico, Luciana. Vale muito a pena conhecer. Se precisar de umas dicas, é só pedir. Um abraço.

  • André

    Ficou bem bacana a descrição, realmente deu vontade de ir lá e visitar todos esses pontos citados.

    Parabéns pelo blog! Está ótimo!

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Pois é André, que bom que os textos estão passando isso. Despertar o interesse de outras pessoas para conhecer tais lugares já é algo que cumpre o propósito do blog. Vamos nos falando. Muito obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/06465520980898666839 SERRA GELADA

    Obrigado Johnnie pelos elogios e comentários a Serra Gelada,é sempre um prazer receber pessoas interessadas,curiosas e todo mundo que se interessa pela nossa cerveja,que é feita com muito amor e muita dedicação.
    Nossa fábrica esta sempre de portas abertas;
    Grande Abraço.
    André;
    Cervejaria Serra Gelada.

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Serra Gelada, o prazer é todo meu, afinal fui muito bem recebido quando fui até à fábrica de vocês. Um dos motivos que me levaram a ir a Maringá foi a própria Serra Gelada, talvez o principal e desde então eu recomendo esse destino pra muita gente, já que, além de tudo que envolve Visconde de Mauá, a Serra Gelada é uma cerveja excelente, muito saborosa. O que faço no blog é apenas contar em poucas palavras essas experiências cervejeiras para que outros possam usá-las como ponto de partida para seus passeios, ou mesmo para redescobrir algo que possa ter ficado para trás. Eu não tardo muito a voltar a Maringá e com certeza iremos nos encontrar para colocar o papo cervejeiro em dia. Um grande abraço e muito obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/10723020218207547725 Isi Golfetto

    Olá, Johnnie
    Dá para notar a sua paixão pelo tema que vai do produto aos locais e comidas das regiões. Parabéns!
    O que vem de encontro ao que acredito é que apreciar uma boa bebida vai além de apenas degustá-la, é apreciar também uma boa companhia e uma boa conversa (ou tagarelar), como os irlandeses sugerem.
    Agradeço, também, pelo apoio através dos seus votos nos artigos do diHITT. Sempre que puder, aguardo sua visita, seus votos e comentários para enriquecer o conteúdo e dar direção ao trabalho.
    Até…
    Um grande abraço

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Pois é Isi, sou mesmo um apaixonado por cerveja e além disso, a cultura local sempre desperta meu interesse, com isso a culinária ganha espaço em minhas viagens.
      Boas companhias são parte daquilo que fazem nossas viagens valerem a pena e não há nada melhor do que “tagarelar” com pessoas que sabem sobre a cultura local. E é aí que entra a cerveja, que acaba sendo catalizadora de boas conversas.
      Muitas vezes a cerveja acaba tendo uma identificação com o local, sendo isso explícito nos ingredientes, no sabor e pode ser influenciada pela cultura, pela história, pela culinária… Juntar isso tudo e cair na estrada em busca de destinos cervejeiros é um caminho sem volta, no sentido de que você nunca mais será a mesma pessoa depois de cada lugar que conhecer e das cervejas que experimentar por lá. Para quem gosta, é um bom caminho a ser seguido.
      Quanto ao dihitt, estarei sempre apoiando para que todos possamos crescer juntos.
      Fico contente por ter gostado do meu trabalho.
      Muito obrigado pela atenção.
      Grande abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/06430395035430059404 Lucélia Muniz França [LUTO]

    Seguindo no diHITT e no Blog! Gostaria que seguisse meu Blog também! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Ei Lucélia, obrigado por acompanhar o Destino Cervejeiro. Fiz uma visita ao seu blog e gostei muito. Está de parabéns. Já estou acompanhando.
      Um abraço.

  • Débora Soares

    Aii, aiii!!! Eu amooooo Maringá. Eu tenho casa na parte mineira e conheço um macarrão com Pignoli que é formidável. Por lá eu também bebo as melhores cervejas artesanais da serra! É tudo de primeira!

  • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

    Então Débora, Maringá é mesmo um paraíso. Tenho boas lembranças de lá. Passeio incrível. A cerveja Serra Gelada nem se fala, de primeira. Pena que não tive a oportunidade de voltar lá, mas quando ela aparecer, vou procurar esse macarrão com Pignolli, com certeza. Muito obrigado.

BBC