Brasil Brau 2013 em São Paulo (SP)

Nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2013, aconteceu em São Paulo mais uma edição da Brasil Brau, que é uma feira internacional de tecnologia em cerveja e se consolidou como o maior evento profissional da indústria cervejeira do país, além de ter se tornado um espaço para que os apreciadores de cerveja se familiarizem ainda mais com o que há de melhor nas prateleiras e balcões do Brasil. Foram vários estandes de vários segmentos ligados à produção de cerveja em escala comercial, onde o público pôde conferir as novidades apresentadas pelos expositores de acessórios, equipamentos e insumos. Os profissionais do setor puderam trocar experiências além de conhecer o que há de mais moderno para seus empreendimentos, enquanto os curiosos, entusiastas ou apenas apaixonados por boas cervejas puderam vislumbrar um pouco da realidade do processo produtivo nas cervejarias artesanais.

Brasil Brau

A entrada da Brasil Brau.

Em paralelo à Brasil Brau e no mesmo espaço do evento, aconteceu a Degusta Beer, que é um evento em um espaço dedicado à degustação orientada de cerveja. Sem dúvida foi o espaço que mais atraiu os visitantes, que puderam conferir diversas novidades das cervejarias nacionais, além de cervejas inéditas que só estarão no mercado daqui a alguns meses, como foi o caso da Dama Bier Imperial Pilsen, cerveja colaborativa entre a Cervejaria Nacional e a Dama Bier, que estava sendo exposta no estande da Dama Bier e que arrancou muitos elogios do público especializado e também do menos engajado. Essa foi uma idéia ousada de se fazer uma versão rara de um estilo clássico, que é o pilsen e mais ousado ainda foi expor a cerveja pela primeira vez a um grande público, sob o julgo de vários notáveis do setor cervejeiro nacional e internacional. Para o deleite dos seus criadores, a cerveja teve grande aceitação e se saiu bem com a crítica.

Degusta Beer

Do lado de dentro da Degusta Beer.

Dama Bier

O estande de Dama Bier.

Outro caso interessante foi o da Cervejaria Premium Paulista, da cidade de Santo André (SP), que lançou no evento a cerveja Madalena, que homenageia um dos ícones boêmios da cidade de São Paulo, a Vila Madalena. Foram vários estilos apresentados ao público, entre eles o Pilsen, American Lager, Stout, Porter e Weiss. A fábrica da cervejaria contará com um pub anexo, onde as cervejas poderão ser consumidas “direto da fonte”, harmonizando com pratos especiais, em um ambiente descontraído e aconchegante.

Aproveitando a deixa do evento, a rádio 89 FM de São Paulo, apresentou por lá, em parceria com a cervejaria Karavelle, a cerveja Rock, que possui 6 rótulos colecionáveis de diferentes estilos. A cervejaria, que tem como um dos sócios o músico e ator Seu Jorge, resolveu apostar na novidade após a ideia ter surgido em um papo de bar, o que deu certo, sendo um sucesso de aceitação e crítica.

Feira de equipamentos

Um dos estandes de equipamentos da Brasil Brau.

Falando em parcerias, a cervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), esteve presente por lá, surpreendendo algumas pessoas que não conheciam seus projetos de parcerias com bandas e homenagens musicais. A Bamberg havia lançado a Raimundos Helles no Festival Brasileiro da Cerveja 2013 e também já possuía em sua lista de produtos a Camila Camila, uma Bohemian Pilsener produzida em parceria com a banda Nenhum de Nós, fazendo uma homenagem à famosa canção homônima da banda, além de ter produzido também a Sepultura Weiss, em homenagem aos 25 anos da banda Sepultura. Esses projetos agradaram o público que se identificou com a cerveja, dando sempre uma opinião positiva sobre os produtos. O Rock´n Roll agradece e os consumidores também.

Estande da Bamberg

O estande da Bamberg.

A Brasil Brau foi um sucesso não só de público mas também de novidades. Foi gratificante ver tanta coisa boa junta em um só evento e ver que o mercado brasileiro está crescendo e absorvendo bem a produção de cervejas artesanais, ainda que diante de inúmeras adversidades e dificuldades.

Taberna do Vale

Eu e o cervejeiro Felipe Viegas, da cervejaria Taberna do Vale, na Degusta Beer.

A próxima edição está marcada para os dias 23, 24 e 25 de julho de 2015, em São Paulo. Até lá esperamos que o setor tenha crescido ainda mais e que possamos não apenas ser apresentados a diversas novidades e inovações, mas que possamos também mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor em termos de cerveja. Vida longa à cerveja brasileira e um abraço a todos.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Taberna do Vale
    Bierfest de reinauguraç...
  • Delirium Café
    Delirium Café em Bruxela...
  • Banheira de cerveja
    Banheira de cerveja na Re...
  • Chile
    Turismo cervejeiro: Chile...

Price Beer

BBC