Café Viena: culinária austro-húngara e alemã em Belo Horizonte (MG)

O Café Viena está localizado no bairro Funcionários, zona Centro-Sul de Belo Horizonte e tem uma carta de cervejas que é considerada a maior da América Latina. Claro que uma ou outra cerveja sempre acaba não sendo encontrada por lá, mas para quem procura diversidade, o Café Viena é uma excelente opção.

Café Viena

O estabelecimento foi fundado em 1999 pela família Chlad, de ascendência austríaca-alemã e surgiu com o propósito de dar continuidade às tradições e receitas da família, o que de cara pode ser percebido na decoração do espaço, que funciona em um sobrado de 2 andares, sendo que o primeiro andar funciona como um bar propriamente dito, enquanto o segundo andar funciona mais como um restaurante.

O interessante é que o Café Viena possui uma cerveja produzida pelo próprio bar, tendo sido batizada de Viena. Apesar do nome nos fazer pensar que se trata de uma cerveja do estilo Viena Lager, o estilo da cerveja da casa é Bohemian Pilsner. Na minha primeira visita ao Café Viena, logo que eu cheguei e sentei à mesa o garçom fez questão de sugerir a Viena, a qual eu recomendo.

Cerveja Viena

A cerveja Viena.

Eu como sou fã da culinária alemã, bem como da austro-húngara, só tenho a elogiar as iguarias da casa. Os pratos fazem jus às tradições desses países, já que eles são bem servidos, sem miséria ou frescura. Uma sugestão é o Petisco Alemão, que é um mix de salsichões, linguiças e joelho de porco em cubos. Para quem não curte esses pratos, existem muitas outras opções tanto da cozinha internacional, quanto da brasileira.

Petisco alemão do Café Viena

Petisco Alemão, acompanhado de salada de batata.

O Café Viena está aberto todos os dias na hora do almoço, funcionando como restaurante, com uma opção de buffet livre ou a la carte, sendo que nos finais de semana o buffet é tipicamente alemão, com algumas poucas variedades de outras cozinhas. Claro que de noite o estabelecimento continua funcionando como bar, com as opções de petiscos a la carte.

O que me deixa à vontade de voltar mais vezes no Café Viena, além de todas as qualidades que eu já citei, é o fato de eu sempre encontrar a cerveja que estou procurando, sem essa de que “estamos em falta”, “nosso fornecedor está atrasado”, “acabou de acabar” e “blá blá blá”.

Pena que da última vez que estive lá eu acabei tomando uma uma Oranjeboom Mega Strong, uma excelente cerveja do estilo Malt Liquor, com 16% de teor alcoólico e que é bem difícil de ser encontrada em outros estabelecimentos, mas que me ocupou o espaço de outras cervejas, me fazendo abandonar o navio bem antes do previsto. Mas faz parte. Vale sempre a máxima: “beba menos, beba melhor”… não que 16% de álcool seja pouco, rsrsrs.

Oranjeboom Mega Strong

A bendita Oranjeboom Mega Strong, com seus 16% de álcool.

Se quiser um conselho, nos finais de semana a o Café Viena costuma ficar bem cheio, então é bom dar uma ligadinha antes para tentar uma reserva ou então chagar um pouco antes do horário previsto, para não ter que ficar esperando vagar algum lugar. Alias, um conselho não, dois: não deixe de experimentar a cerveja da casa, Viena.

Ah, para quem gosta de ficar ao ar livre, é possível sentar do lado de fora do bar, em mesas que ficam nas calçadas. Excelente opção para os dias mais quentes.

Ein Prosit!

Price Beer Club

CAFÉ VIENA

Endereço: Av. do Contorno, 3968. Bairro Funcionários.

Telefones: (031) 3221-9555 ou (031)8835-8056

E-mail: cafeviena@gmail.com

Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Café-Viena-Beer/155984584462405

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Argentina
    Turismo cervejeiro: Argen...
  • Cerveja Bohemia Confraria
    Petrópolis, A Cerveja Bo...
  • Portugal
    Turismo cervejeiro: Portu...
  • Haus München
    Haus München: culinária...

Empório da Cerveja

BBC