Cervejas especiais e artesanais na histórica Ouro Preto (MG)

Não dá para falar da história do Brasil sem falar de Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais que fica a menos de 100 Km de Belo Horizonte, capital mineira. São inúmeras ladeiras, becos e ruas calçadas com paralelepípedos, diante de uma paisagem barroca, com montanhas ao fundo e turistas por todo o lado. São inúmeros museus, igrejas e monumentos que refletem toda a riqueza cultural e histórica daquela que foi a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. E depois de tanto rodar por suas ruas e vivenciar um pouco dessa cidade tão mágica, nada mais justo do que uma pausa para uma boa cerveja.

O surgimento de estabelecimentos especializados em cervejas em Ouro Preto é algo recente, talvez devido ao crescimento do interesse em cervejas especiais, por parte de um público consumidor cada vez mais especializado e curioso em relação aos prazeres proporcionados por tais cervejas. O fato é que são diversas as possibilidades, em pontos espalhados pelo centro histórico da cidade, o que por si só já favorece a aliança entre o turismo convencional e o cervoturismo.

Cada um dos estabelecimentos possui uma característica diferente um do outro e isso só faz com que tenhamos ainda mais vontade de conhecer todos, para não restar dúvidas.

Ruas de Ouro Preto

fonte: http://www.ouropreto.org.br/

Para facilitar um pouco esse post, resolvi elaborar um mapa com a localização de cada um dos estabelecimentos que visitei, lembrando que esta não é uma sugestão para um roteiro de visitação e sim um mapa com a localização e uma rota entre um e outro estabelecimento.


Exibir mapa ampliado

A – Empório dos MeninosRua Bernardo de Vasconcelos, 140.

Um espaço dedicado à culinária Gourmet, sempre cheio de novidades e itens raros ou difícil de serem encontrados em supermercados e lojas convencionais. Pode-se dizer o mesmo das cervejas, que são vendidas tanto para viagem, quanto para o consumo no local, o que eu recomendo, já que a simpatia dos proprietários, Romulo Leite e Fabrício Aiala, e o clima de “armazém do interior” de Minas te deixam tão a vontade que você nem vê o tempo passar.

Cerveja Mr. Tuga

Mr. Tugas, uma cerveja artesanal produzida em Juiz de Fora.

Destaque para cervejas raras, de produção local, que os proprietários vão buscar em outras cidades, muitas vezes longe de Ouro Preto.

B – Cafeteria e Livraria CulturalRua Cláudio Manoel (tembém conhecida como Rua Esquerda), 15.

Um bom lugar para tomar uma cerveja e descansar depois de uma boa caminhada pela cidade, ou mesmo depois de um bom almoço regado a culinária mineira.

Café Cultural

As mesas e os sofás da Cefeteria e Livraria Cultural.
fonte: Café Cultural de Ouro Preto

O ambiente interno é bem convidativo à prática do Slow Beer, com uma boa dose de preguiça e outra de sossego, já que você pode optar por se sentar em sofás muito confortáveis e experimentar, calmamente, algumas das cervejas vendidas na casa. Não há quem queira se levantar sem pedir mais uma cerveja.

3 Lobos Bravo Imperial Porter

Curtindo a preguiça, após o almoço, com uma 3 Lobos Bravo Imperial Porter, da cervejaria Backer.

Os cafés de lá também são muito bons, além das sobremesas de dar água na boca.

C – Bar Barroco (Bar das Coxas ou Bar das Coxinhas) - Rua Conde de Bobadela (também conhecida como Rua Direita), 106.

Esse não é um bar especializado em cervejas especiais, mas é muito conhecido pelos nativos, pelos estudantes e pelos turistas que passaram por Ouro Preto e boa parte da sua fama se deve à sua deliciosa coxinha de frango (me refiro à coxinha simples, que é bem diferente da que leva catupiry) que, na minha opinião, é a melhor coxinha que já comi.

Sendo assim, indo a Ouro Preto, não deixe de experimentar a coxinha do Bar Barroco, que rendeu até um nome alternativo para o estabelecimento.

D – EscadabaixoRua conde de Bobadela (também conhecida como Rua Direita), 122.

Um pub com ares modernos e um cardápio sofisticado, com petiscos e pratos variados, preparados para harmonizar com as cervejas vendidas na casa, incluindo a Ouropretana, que é produzida em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Cerveja muito boa por sinal.

Pub Escadabaixo

Como o próprio nome já diz, o pub Escadabaixo fica no subsolo de um café, o Café Geraes e é composto por dois ambientes: o pub propriamente dito e um jardim coberto.

Se você quiser levar alguma cerveja para casa, basta entrar no café e ir para a loja “Escadacima” e escolher entre as inúmeras opções encontradas por lá.

E – O Passo Pizza Jazz - Rua São José, 56.

O próprio nome já diz tudo: pizza e jazz, além de muita cerveja boa.

São vários sabores de pizza e uma vasta carta de cerveja para acompanhar a especialidade da casa.

O Passo Pizza Jazz

O ambiente é aconchegante e requintado, dentro de um casarão antigo, bem ao estilo da arquitetura barroca.

Do lado de fora há um espaço descoberto, bem ao estilo Bier Garten, excelente para se apreciar uma cerveja ao ar livre ou curtir um dia de sol em um espaço bem descontraído.

F – Bar Barroco e Barraco: brechó e arteRua Gabriel dos Santos (no Largo do Rosário), 16.

A começar por servir o melhor pão de queijo que eu já experimentei, o Barroco e Barraco é um ambiente muito diferente do que se vê por aí, já que funciona como um brechó, com peças de roupas variadas vendidas no local, além de artesanatos e, o que não seria nenhuma surpresa, cervejas artesanais.

Barroco e Barraco

fonte: Barroco e Barraco

O lugar é também um piano bar, sendo que aos sábados, quando não está chovendo, é realizado um encontro de músicos com o público na calçada e muita gente animada.

Cervejas artesanais no Barroco e Barraco

Barroco e Barraco. Brechó e Arte

Vale a pena conhecer esse estabelecimento irreverente, com mesas em meio a araras de roupas e obras de arte em um ambiente intimista, propício a uma boa conversa e com direito a degustar um dos maiores ícones da culinária mineira: o pão de queijo. Esse específico se chama Formaggio Mineiro e ele leva em sua receita 40% de queijo. Simplesmente fantástico.

Ouro Preto

O Rosário
fonte: Barroco e Barraco

Bom, sei que existem outros lugares que merecem atenção, onde também são vendidas cervejas artesanais e especiais, mas infelizmente um final de semana apenas foi pouco para conhecê-los. Pelo menos eu terei a desculpa de ter que voltar lá para visitar esses lugares que eu deixei de conhecer nessa cidade histórica tão fantástica que é Ouro Preto.

Price Beer Club

INFORMAÇÕES:

A – EMPÓRIO DOS MENINOS

Endereço: Rua Bernardo de Vasconcelos, 140. Bairro Antônio Dias.

Telefone: (31) 3551-3722

Contato: contato@emporiodosmeninos.com.br

B – CAFÉ CULTURAL OURO PRETO

Endereço: Praça Tiradentes | Rua Claudio Manoel, 15. Centro.

Telefone: (31) 3551 1361

Contato: contato@cafeculturalop.com.br

C – BAR BARROCO (BAR DAS COXAS ou BAR DAS COXINHAS)

Endereço: Rua Conde Bobadela (também conhecida como Rua Direita), 106 - Centro.

Telefone: (31) 3551-3032

D – ESCADABAIXO

Endereço: Rua conde de Bobadela (também conhecida como Rua Direita), 122 – Centro.

Telefone: (31) 3551-5097

Contato: contato@escadabaixo.com.br

E – O PASSO PIZZA JAZZ

Endereço: Rua São José, 56 – Centro.

Telefone: (31) 35525089.

F – BAR BARROCO E BARRACO: brechó e arte.

Endereço: Rua Gabriel dos Santos (no Largo do Rosário), 16 – Rosário.

Telefone: (31) 3552 2090

Contato: barrocoebarraco@hotmail.com

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Bar do Hildeu
    A melhor asinha de frango...
  • Fogão a lenha
    Cerveja artesanal feita e...
  • Rota da Cerveja Grand Rapids
    A Rota da Cerveja de Gran...
  • Cervejaria Nacional
    Cervejaria Nacional: a ú...
  • http://www.blogger.com/profile/01087520110416707462 Jaque

    Olha, mais uma sugestão: Bené da Flauta onde também tem cervejas especiais.
    R. São Francisco Ouro Preto – MG, 35400-000
    (31) 3551-1036

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Obrigado pela dica, Jaque. Com certeza irei voltar para conferir outros lugares. Se tiver mais sugestões, serão todas bem vindas. Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/02362931330354509278 mengão2010

    Oi meu amigo muito legal seu blog e claro a cidade de rosario me lembra muito ouro preto alias ja andei muito pela terra das Alterosas muito lindo ha visite mais vezess

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Obrigado pela dica, meu caro. Cidades históricas como Ouro Preto são realmente fascinantes. E com certeza irei visitar seus blogs. Um abraço.

WBeer

BBC