Mercado Municipal de São Paulo e suas cervejas especiais.

Quem é que nunca ouviu falar do famoso pão com mortadela do Mercado Municipal de São Paulo, ou mesmo do seu icônico pastel de bacalhau? Para os que já ouviram a respeito, fica sempre a vontade de experimentá-los enquanto os que já experimentaram sempre querem voltar, mais e mais vezes. E se você é um amante de boas cervejas e é um frequentador assíduo ou está se programando para uma visita ao mercado, vale a pena conhecer dois lugares por lá: a Lanchonete Bem Te Vi e o Empório Santa Therezinha.

Mercadão

fonte: No Mundo da Lú

São Paulo é o principal centro financeiro, mercantil e corporativo de toda América do Sul. Uma cidade cosmopolita que não para, onde tudo acontece, noite e dia. Uma cidade que abraça todas as tribos, desde nerds a notívagos, esportistas a cults, workaholics a boêmios e, claro, os bons e velhos cervejeiros. Mas foi numa visita despretensiosa ao Mercado Municipal, em busca do famoso pão com mortadela, que descobri esses dois estabelecimentos que citei acima.

A lanchonete Bem Te Vi me chamou a atenção logo que passei por ela já que vi cartazes e placas da Cerveja Colorado. Foi lá mesmo que decidi fazer o meu lanche, já que eu não perderia a oportunidade de beber uma Colorado justamente dentro do Mercado onde eu passeava sem nenhuma pretensão cervejeira. Confesso que a Colorado Demoiselle (uma cerveja do estilo Porter e que leva café em sua receita) se saiu muito bem na harmonização com a mortadela. Bem que eu gostaria de beber a Colorado Cauim (uma Pilsen que tem fécula de mandioca adicionada à sua composição) comendo um pastel de bacalhau, mas não sobraria espaço para as cervejas e petiscos da Cervejaria Nacional (vou falar dela num post futuro) que era, a principio, meu projeto cervejeiro para aquele dia. Enfim, destino certo para se fazer um lanche com requintes cervejeiros.

Harmonização de cerveja porter e pão com mortadela

O Empório Santa Therezinha é, como o próprio nome diz, um empório especializado em produtos diferenciados, como alguns tipos especiais de frutas secas, grãos, azeites e azeitonas, além de uma enorme variedade de vinhos, cachaças e cervejas, muita cerveja, tudo a preços muito justos. E esse foi outro estabelecimento encontrado de forma despretensiosa, logo quando eu estava saindo do mercado. Claro que não perdi a oportunidade de desfrutar de algumas cervejas, sossegadamente, mesmo tendo em minha agenda outro compromisso inadiável, como eu disse antes.

Empório Santa Therezinha

O atendimento no Empório é também um diferencial, já que os funcionários são muito atenciosos e entendem do que estão vendendo. Uma pena que eu não pude ficar mais tempo por lá, mas pelo menos posso dizer que o acaso do destino me guiou por um bom roteiro aquele dia.

Santa Therezinha

Eu e meu amigo (e, nessa ocasião, guia e companheiro de bar), Rafa Soares.

Impressionante é ver como pequenos detalhes tais quais esses, apesar do ritmo dinâmico do Mercado Municipal, são capazes de nos proporcionar um pouco de paz e sossego em meio à correria cotidiana nesses tempos atuais, já que só de falar em cidades tão grandes como Nova Iorque, Londres, Cidade do México, Tóquio e, claro, São Paulo, nossos primeiros pensamentos se voltam para tudo aquilo que uma cidade assim pode nos proporcionar, seja relativo a uma imensa diversidade cultural, uma facilidade enorme para se ver todas as facetas da globalização escancaradas a cada esquina, um trânsito, infelizmente, não tão confortável e por fim uma cidade onde você sempre conseguirá encontrar um pedacinho do mundo e do próprio Brasil onde quer que você esteja, ainda que o dia a dia seja um tanto quanto corrido.

MERCADO MUNICIPAL

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Sé. 01024-000 São Paulo – SP

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Harmony Brewing Company
    Harmonizações na cervej...
  • Torresmo do Mocotó
    Restaurante Mocotó e seu...
  • Delirium Café
    Delirium Café em Bruxela...
  • Rota da Cerveja Grand Rapids
    A Rota da Cerveja de Gran...
  • http://www.blogger.com/profile/06685906767683360050 Rafa Soares

    Sem palavras para esse dia.
    Realmente conhecemos dois lugares sensacionais para apreciar uma boa cerveja da melhor forma, da forma inusitada.
    Parabéns pelo texto e pela matéria.
    Muito fiel a tudo que aconteceu de fato.
    Abraços!

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Foi sensacional. Melhor impossível, ainda mais em se tratando de cervejas. Obrigado pela companhia e que venham outros destinos, programados ou não. Um abraço.

BBC