Conheça Grand Rapids e Suas Cervejarias

Grand Rapids é uma cidade americana que fica no estado de Michigan, sendo a segunda maior cidade do estado. Ela foi considerada pela Lonely Planet, uma das editoras de viagem mais bem sucedidas do mundo, como um dos “top destinos” de viagem nos Estados Unidos em 2014. Sem contar que a cidade fica a 30 minutos das mais belas praias do Lago Michigan. Para completar, existem várias cervejarias artesanais na cidade, dentre elas a famosa Founders.

Cervejaria Founders

A Cervejaria Founders.

Estive na cidade nos dias 26, 27 e 28 de janeiro deste ano, a convite da Discovering Michigan e da Experience Grand Rapids e pude vivenciar um pouco do clima da cidade e conhecer cervejas incríveis. Grand Rapids conta com aproximadamente 50 cervejarias e brewpubs, um número relativamente alto até para os padrões americanos. Clique aqui para ver uma relação desses estabelecimentos, com as localizações e outras informações.

Grand Rapids se destaca pelo seu cenário cultural, museus, teatros, além de ser sede de um dos concursos de artes mais ricos do mundo, o Art Prize.

Sua população gira em torno de 190 mil habitantes (1 milhão em sua região metropolitana), os quais são muito educados e atenciosos nas prestações de serviço, bem como no cuidado com os turistas e também no seu cotidiano. Fiquei surpreso com várias pessoas me dando bom dia e boa tarde nas ruas da cidade.

Conheci a cidade durante o inverno então não pude ver como ficam suas ruas, praças e parques nos dias mais quentes, mas a cidade é muito bem cuidada, limpa e organizada, com transporte público de qualidade, hotéis e restaurantes com preços bem em conta e muitas atrações culturais durante o ano todo.

Neve na estrada

É, estava nevando, mas como por lá todos os estabelecimentos são aquecidos, bora pra próxima cervejaria.

O que não falta são lojas especializadas em bebidas alcoólicas, incluindo cervejas artesanais locais e alguns rótulos americanos famosos, com preços bem acessíveis.

Suas cervejarias são motivo de orgulho para a cidade, o que se reflete na qualidade do atendimento em cada um dos brewpubs e pubs locais, ou mesmo nas visitas às cervejarias. Os cardápios de comida não fogem muito dos padrões da culinária americana de pub, com muitos burguers, sanduíches, pizzas, massas e petiscos como asinhas de frango, batatas fritas, carnes e sopas (é, por lá existe o hábito de se tomar sopa antes de algumas refeições).

Burguer e cerveja artesanal.

Burguer top na cervejaria Perrin.

Como toda cervejaria/brewpub que se preze tem a ideia de fazer com que o consumidor conheça seu produto, a maioria dos estabelecimentos servem amostras variadas de suas cervejas, além de ter uma preocupação com a harmonização de seus pratos.

Grand Rapids é um destino que vale a pena visitar, nem que seja por um ou dois dias, mesmo existindo tantas cidades imperdíveis nos Estados Unidos. Ah, a cidade fica pertinho de Chicago (3 horas de carro), outra cidade top em vários sentidos, inclusive em relação a cerveja.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Rota da Cerveja Grand Rapids
    A Rota da Cerveja de Gran...
  • famine-memorial.jpg
    A Irlanda, Dublin e a Gui...
  • chopes-artesanais
    Chopes artesanais viram e...
  • Costelinha defumada com molho barbecue do Brewpub Dunk Bier
    Cervejaria Dunk Bier inau...

BBC