Destinos cervejeiros de Balneário Camboriú (SC)

Como mencionei no meu último post, que foi sobre a Oktoberfest 2013, chegou a vez de falar dessa cidade que é encantadora por vários motivos, entre eles a possibilidade de se apreciar boas cervejas em bares de frente para o mar ou bem próximos da praia. Assim, Balneário Camboriú foi a cidade que eu e meus amigos escolhemos para ficarmos hospedados durante a Oktoberfest, pegando uma praia ou fazendo um churrasco em casa durante o dia e indo para a festa durante a noite. Sei que não é o mais convencional e que uma estadia em Blumenau me daria uma percepção muito maior sobre o que é a Oktoberfest, mas como tudo foi organizado de última hora, não conseguimos hospedagem em Blumenau, optando assim por essa cidade litorânea tão acolhedora.

Balneário Camboriu

Pegando uma praia durante a tarde. Água de coco para salvar as energias e cara de tédio por ter esquecido o protetor solar em casa.

Balneário Camboriú é um cidade com pouco mais de 100.000 habitantes, mas que tem estrutura para abrigar aproximadamente 1.000.000 de pessoas durante a alta temporada, marca que é sempre atingida.

Por ser uma cidade litorânea e um destino muito procurado pelos turistas, a cidade acaba oferecendo muitas opções de bares e casas noturnas que estão sempre agitados, sendo comum a formação de filas de espera ou nomes em listas de convidados para garantir a entrada nos estabelecimentos.

Suas praias são bonitas e, durante os dias quentes, estão sempre cheias de banhistas. Quiosques na orla são bem comuns, os quais garantem a cerveja para a galera e também algumas opções de petiscos. As praias mais famosas são:

  • Central, que é a mais frequentada, já que a cidade se formou ao redor dela, para depois expandir para outras direções.
Praia Central

Praia Central.
fonte: www.praiasdesantacatarina.net

  • Laranjeiras, que fica próxima ao centro e é também muito concorrida.
Praia de Laranjeiras

Laranjeiras.
fonte: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú – foto: Fernando Vargas

  • Região da Costa Brava, que é formada por sete praias interligadas por uma estrada panorâmica. Essa região é também uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Praia de Taquaras

Ponta do Santinho, na praia de Taquaras, região da Costa Brava.
fonte: www.vejanomapa.com

  • Praia do Pinho, que é dedicada o naturismo, onde todos andam despidos, sendo uma das poucas do Brasil.

Já que estamos falando de Oktoberfest, vale a pena ressaltar que Balneário Camboriú tem sido um destino muito procurado pelo turistas como alternativa de hospedagem, já que a cidade fica a aproximadamente 70 Km de Blumenau e o custo das diárias dos hotéis, pousadas ou mesmo aluguel de apartamento para temporada, que foi o meu caso, sai bem mais em conta. Em relação ao transporte, várias agencias de passeios turísticos oferecem vans ida e volta para a festa, com um valor médio de 40,00 R$ e os horários de saída de Balneário e Blumenau a combinar.

E para que os destinos cervejeiros não fiquem de fora, vamos lá. Vou indicar aqui 3 bares, cada um com particularidades diferentes. Claro que existem mais, mas não consegui visitar todos, já que estava guardando as energias para a Oktoberfest.

  • Empório Eldorado: Trata-se de um pub que conta com uma boa carta de cervejas, enquanto o cardápio tem petiscos variados, com toques gourmet, além de sanduiches artesanais bastante interessantes. E para quem gosta de lutas, o pub transmite diversos combates do UFC. Endereço: Avenida Brasil, 3290, Cep: 88330-063. Telefone 047 3366-3819.
  • Strand Bier: Um bar com um ambiente rústico e aconchegante, com uma bom número de cervejas em sua carta e um cardápio que oferece possibilidades de harmonizações com as cervejas comercializadas na casa. Lá também é vendido o chopp da Das Bier além de possuir um sistema de Disk Chopp. Endereço: Rua 2950 no426. Telefone: 047 3363.3030 | 047 9674.7000.
  • Fritz Müller Choperia: É um bar que fica na orla da Praia Central, portanto o ambiente é descontraído. Os petiscos são variados e bem saborosos. A carta de cerveja não é muito grande, mas já é atrativa para os apreciadores, principalmente para os turistas que não conseguem encontrar em sua cidade cervejas dessa região. Endereço: Av. Atlantica 2200 sala 03, Cep: 8800330. Telefone 047 3367-2546.
Fritz Miller

Dentro do Fritz Miller.

Então para as próximas edições da Oktoberfest em Blumenau, fica a dica para os interessados em fugir um pouco do tradicional e fazer um circuito um pouco diferente. Só não comentei aqui das baladas porque a maioria das casas oferece apenas cervejas mainstream, que são as produzidas e grande escala comercial. De qualquer forma é bem interessante conhecer a vida noturna de Balneário Camboriú, que é uma das mais famosas do litoral brasileiro.

Até a próxima galera.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Bar Dona Breja
    Dona Breja: o bar cerveje...
  • restaurante-kovcheg-arca-noe.JPG
    Um restaurante inspirado ...
  • Faro Lambic
    Mondial de la Bière 2013...
  • Ouro Preto
    Cervejas especiais e arte...

BBC