Alguns detalhes do Festival Brasileiro da Cerveja 2013 em Blumenau (SC)

Realizada na cidade de Blumenau – SC, a 5ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja em 2013 foi um marco importante para o mercado cervejeiro nacional, uma vez que o festival registrou um número maior de público, de cervejarias e cervejas participantes, lançamentos de rótulos que ainda não estão sendo comercializados, além de ter sediado o 1º Concurso Brasileiro da Cerveja, concurso este que acaba por incentivar ainda mais a busca por uma maior qualidade das cervejas produzidas no Brasil.

Festival Brasileiro da Cerveja

O último dia do festival.
foto: Divulgação

Ao todo foi registrado um público de 27.778 pessoas (30% a mais do que em 2012), distribuídos ao longo dos 4 dias de festival, que aconteceu do dia 20 ao dia 23 de março de 2013, sendo que o último dia do evento foi o que teve maior público, preenchendo quase todo o espaço do pavilhão onde aconteceu o festival. Com isso, para 2014, os organizadores pretendem duplicar o espaço, ocupando mais um pavilhão do Parque Vila Germânica, dando assim mais oportunidades para que outras cervejarias estejam presentes.

Foram quase 600 rótulos de cerveja de vários estilos que participaram do festival, distribuídas entre os mais de 80 expositores, sendo que várias dessas cervejas estavam tendo o seu lançamento no próprio evento, estando disponíveis para o consumo do público pela primeira vez.

A medida padrão das cervejas (ou chopp, para os que preferirem o termo já que cerveja estava sendo tirada na pressão) que estavam sendo vendidas era de 300ml, porém, para os mais ávidos por conhecer um maior número de cervejas ou mesmo para os curiosos, estavam sendo comercialidados também amostras menores, em copos de 50 a 80ml, por um preço menor, claro. Eu particularmente preferi experimentar as cervejas nos copos padrões, já que, na minha opinião, fica mais fácil de identificar certos aromas e sabores, além de ter mais liquido para formar uma melhor opinião sobre o consumo de uma determinada cerveja após uma boa dose da mesma.

Foram inúmeros lançamentos de cervejas, mas 3 deles me chamaram a atenção: A primeira foi a Seasons Loverboy Double Witbier Gruit Hop-Free Ale, da cervejaria Seasons, que é uma cerveja de estilo raro, principalmente por não levar lúpulo em sua composição, o que não confere a ela amargor sem que ela fique desequilibrada. Já a segunda foi a Bierland Bruxa Blond Ale, da cervejaria Bierland, que foi produzida em parceria com o cervejeiro Ronaldo Dutra Ferreira (cuja receita foi a vencedora de um concurso promovido pela Bierland, visando firmar uma parceria com o vencedor) e que levou medalha de prata na categoria Belgian-Style Blonde Ale, sendo que o seu diferencial ficou por conta dela ter as suas características no limite permitido para que ela se enquadre nesse estilo. Já Raimundos Helles, da cervejaria Bamberg, me chamou a atenção por ser de uma linha de cervejas com a temática Rock´n Roll da própria cervejaria, que já produziu rótulos em homenagem a bandas como Nenhum de Nós, Sepultura e AC/DC, sendo que essa cerveja, a qual homenageia a banda Raimundos, recebeu medalha de bronze na categoria Münchner-Style Helles, logo em seu lançamento.

E falando em medalhas, veja aqui o quadro com as premiações por estilo, com cada uma das cervejas/cervejarias que levaram medalha de Ouro, Prata e Bronze. Dentre todas as cervejarias, a paranaese Bodebrown, de Curitiba, levou o prêmio de cervejaria do ano, por ter recebido medalhas em todos os seus rótulos. Além disso a mineira de Belo Horizonte, Wäls Pilsen, levou o prêmio de cerveja do ano, por ter obtido a maior pontuação dentre todas as cervejas.

Eram vários estandes, com uma infinidade de rótulos, o que tornou impossível degustar todas as cervejas do festival em apenas 4 dias e ainda digo que nem mesmo consegui conhecer todos os expositores.

Kombipa

A KombIPA da Bodebrown, onde estavam sendo servidas as cervejas do estilo IPA (India Pale Ale) da cervejaria.

Fugindo um pouco da linha de estandes convencionais, de estilo barraquinha de feira, a Cervejaria e Escola Taberna do Vale (Nova Lima – MG) criou um espaço mais intimista, com mesinhas de bar e um som ambiente no local, o que possibilitava uma degustação mais personalizada de suas cervejas que, por não serem engarrafadas, não puderam participar do concurso, o que foi uma pena, já que seus rótulos (dentre eles a Dry Stout, a Northern English Brown Ale, a ESB e a IPA) são dignos de medalhas em suas categorias.

Taberna do Vale

O estande da Cervejaria e Escola Taberna do Vale quase 100% pronto para o festival.

Não posso deixar de mencionar também a Cervejaria Província (Santa Maria – RG) que levou medalha de ouro com a Província Premium, na categoria American-Style Premium Lager or Specialty Lager, sendo que a curiosidade dessa cervejaria ficou por conta da sua cerveja Província Puro Malte Alcohol Free que, justamente por ter uma quantidade mínima de álcool, se destaca pelo paladar maltado sem ser doce (algo comum em cervejas “sem álcool”), o que é contrabalanceado pela presença marcante do seu lúpulo. Como se não bastasse toda a qualidade que envolve os rótulos dessa cervejaria, que segue uma linha de produção baseada na escola alemã e na Lei da Pureza da Alemanha (Reinheitsgebot), outros elementos como o carisma dos responsáveis pelo estande e a atenção com o público faziam com que até os mais leigos entendessem um pouco mais sobre o que estavam bebendo, percebendo em cada elemento das suas cervejas o porquê dessa ser uma cervejaria premiada.

Cervejaria Província

Os representantes das cervejarias vencedoras no estilo American-Style Premium Lager or Specialty Lager. Medalha de ouro para a Cervejaria Província.
foto: Divulgação/ Festival Brasileiro da Cerveja

Com tantos atrativos assim não dá pra ficar de fora da 6ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de março de 2014, em Blumenau. Já digo que para mim será imperdível. E você, vai ficar de fora?

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Shyrley Valentine
    Lucy Sanduicheria em Belo...
  • Inglaterra
    Turismo cervejeiro: Ingla...
  • Bar Dona Breja
    Dona Breja: o bar cerveje...
  • pizza-em-pedaco-vicosa.JPG
    Pizza em Pedaço: cerveja...

Empório da Cerveja

BBC