Feirinha Aproxima em Belo Horizonte (MG)

Para quem é ou está em Belo Horizonte, todo primeiro sábado do mês, no Mercado do Cruzeiro, acontece a Feirinha Aproxima, uma feira que faz parte do Projeto Aproxima, um movimento que busca ampliar o público interessado na culinária mineira. A feira, que acontece no estacionamento principal do Mercado (mas que se estende para a parte interna e também para o estacionamento dos fundos) tem entrada gratuita e abre as suas portas às 09h00min, recebendo um público bem maior do que os sábados de funcionamento normal do Mercado.

Mercado do Cruzeiro

Sou suspeito para falar e elogiar a Feirinha Aproxima, já que eu tenho um grande apreço por eventos desse tipo, ao ar livre, com pessoas indo e vindo entre as barraquinhas de comida típica de Minas Gerais e de ingredientes da culinária mineira. Alguns itens que não são muito consumidos em Belo Horizonte também são encontrados na feira, como é caso do pequi, fruta típica do Cerrado e bastante consumida no Norte de Minas. Eu mesmo nunca tinha experimentado muitos derivados do pequi além do licor e também o arroz com pequi, mas pra minha satisfação eu acabei conhecendo a castanha de pequi, tanto na versão in natura quanto a versão cristalizada. A farofa também não fica para trás.

Farofa de pequi Castanha de pequi cristalizada Condimentos com pequi

As barracas de bebida também são por lá sucesso e pode-se destacar as cachaças mineiras Tiara e Velha Aroeira, ambas premiadas com medalha de ouro e prata, respectivamente, no Concurso Mundial de Destilados de 2014, que aconteceu em Bruxelas.

Cachaça Velha Aroeira

Cachaça Velha Aroeira

Cachaça Tiara

Cachaça Tiara

O que me chamou a atenção também foi a Quitanda, uma barraca com produtos derivados da jabuticaba. Pude experimentar um Cointreau de jabuticaba muito bom, bem diferente dos licores tradicionais dessa fruta. Para quem gosta de pimenta, a dica é a geléia de jabuticaba com pimenta. Simplesmente maravilhosa.

QuitandaLicor

Geleia de jabuticaba Jabuticaba

E já que se trata de uma feira com produtos mineiros, a cerveja artesanal não poderia ficar de fora. No último sábado (02/08/2014) estiveram presentes as cervejarias Inconfidentes (Nova Lima – MG) e a Falke (Ribeirão das Neves – MG). Ambas estavam vendendo cerveja na pressão, mas também estavam sendo comercializadas garrafas para quem pretendia levar cerveja para casa. A ideia é que estejam sempre presentes 2 cervejarias regionais, num sistema de rodízio entre elas para cada sábado, dando assim a oportunidade para que várias cervejarias possam participar e mostrar seus produtos para o público que ainda não as conhece. Certamente seria muito melhor se mais cervejarias pudessem participar, o que daria ao público uma maior quantidade de rótulos e mostraria todo esse potencial cervejeiro mineiro que tem sido destaque no Brasil.

Feirinha Aproxima

A famosa kombi da Inconfidentes.

Falke Bier

Falke

São tantos outros produtos que fica ate difícil descrever todos eles, mas não faltam por lá queijos, vinhos, doces, café, azeites e artesanatos, todos produzidos em Minas Gerais.

Vinhos Queijos Queijo Queijo canastra Área interna do Mercado do Cruzeiro Feira do Vinil Castanha de pequi Café

E como não falar também do Picadinho do Bem, um mix de carnes com orapronóbis preparado pelos Chefs do Bem, uma rede solidária que tem como um dos idealizadores o chef Sérgio Figueiredo que destinará todo seu lucro com a feira para benfeitorias em alguma creche da cidade. Segundo Sérgio, a ideia é reunir diferentes chefs a cada participação do Chefs do Bem na Feirinha Aproxima com esse intuito solidário. À essa turma, fica aqui os meus parabéns.

Picadinho do Bem

O Picadinho do Bem sendo preparado.

Harmonização.

Picadinho do Bem com a Uai Pequi Ale: uma IPA da Falke Bier que leva pequi em sua receita. A harmonização ficou show de bola.

Inicialmente o projeto está previsto para acontecer só até o final de 2014, mas esperamos que possa durar muito mais. Belo Horizonte precisa de iniciativas como essa, ainda mais sendo esse sucesso todo.

Nos vemos nas próximas edições da Feirinha Aproxima.

Saúde, Galera!

Price Beer Club

FEIRINHA APROXIMA

Endereço: Mercado Distrital do Cruzeiro - Rua Ouro Fino, 452 Cruzeiro – Belo Horizonte

Telefone: (31) 3223-7844 (telefone do Mercado)

Contato: http://www.projetoaproxima.com.br

Funcionamento: Todo primeiro sábado do mês, a partir das 09h00min.

 

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Cervejaria Nacional
    Cervejaria Nacional: a ú...
  • queen-makeda-grand-pub.jpg
    Conheça 7 incríveis bar...
  • Detaus
    Banda mineira Detaus lan...
  • Grand Rapids
    Conheça Grand Rapids e S...

Empório da Cerveja

BBC