Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau (SC)

Realizado em Blumenau – SC, o Festival Brasileiro da Cerveja é hoje o maior encontro cervejeiro do Brasil e ele vem crescendo a cada edição, atraindo mais e mais amantes de boas cervejas, sendo que nesse ano foram registradas 27778 pessoas nas catracas durante os 4 dias de evento, público esse que teve acesso, inclusive eu, a mais de 500 cervejas das inúmeras cervejarias participantes.

Festival Brasileiro da Cerveja

Primeiro dia de festival. A galera toda sentada.

Blumenau é uma cidade de fortes tradições cervejeiras, tanto que grandes nomes das cervejarias artesanais nacionais estão instalados por lá, como é o caso da Eisenbahn, da Bierland e de muitas outras que inclusive estavam presentes no festival. Essa tradição se deve à influência da colonização alemã que aconteceu na região em meados do século XIX e se faz presente na atualidade, seja na cultura, na arquitetura, na culinária e em outros aspectos, tanto que Blumenau é a cidade onde acontece a segunda maior Oktoberfest do mundo.

Blumenau

foto: Blumenau-AllesBlau

Neste ano de 2013, o Festival Brasileiro da Cerveja teve a sua 5ª edição e aconteceu entre os dias 20 a 23 de março, ao som de muito rock´n roll comandado por bandas locais, que não paravam um minuto, fazendo com que o rock ao vivo ecoasse em todo salão do Setor 1 da Vila Germânica, onde ocorreu o evento.

Vila Germânica

Vista da Vila Germânica com a estrada do Setor 1.
fonte: Centro Cultural de Blumenau 25 de Julho.

Esse ano também aconteceu o 1º Concurso Brasileiro de Cervejas, que foi organizado de forma conjunta com o festival e premiou diversas cervejas com medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias inscritas. A lista das cervejas premiadas fica para o próximo post, onde irei relatar mais da minha experiência e impressões sobre o evento, mas não posso deixar de destacar a cervejaria Bodebrown, de Curitiba – PR, por levar o prêmio de cervejaria do ano e a Wäls, cervejaria mineira de Belo Horizonte, que levou o prêmio de cerveja do ano com sua Bohemian-Style Pilsener.

O festival foi também palco de lançamentos de várias cervejas, algumas muito curiosas e marcantes como a Loverboy Double Witbier da cervejaria Seasons, que não leva lúpulo em sua receita e se destaca por ser refrescante e outras como a Bierland Bruxa Blond Ale, de estilo Belgian-Style Blond Ale, produzida em parceria com o cervejeiro Ronaldo Dutra Ferreira e que chama a atenção justamente por estar no limite de certas características permitidas para esse estilo.

Quem também marcou presença entre as cervejas que foram lançadas foi a Raimundos Helles, da cervejaria Bamberg, em homenagem à banda de rock Raimundos, claro. A banda esteve presente no lançamento e ainda foi ao palco fazer um pouco do seu som de primeira, enquanto a galera ia ao delírio.

Cerveja Raimundos Helles

No lançamento da Raimundos Helles, da Bamberg.

Houve também palestras e workshops voltados tanto para o público especializado em produção de cerveja, quanto para o público não especializado, como foi o caso dos workshops promovidos pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja.

E como não só de cerveja vive um cervejeiro, apesar disso acontecer em certos eventos, havia também muita comida sendo vendida por lá. Eram barraquinhas especializadas em comida típica alemã, italiana e também petiscos, tudo pronto para ser harmonizado com as cervejas do festival.

Último dia do Festival

Último dia de festa e o salão lotado.
foto: Festival Brasileiro da Cerveja

No fim das contas, toda a comunidade cervejeira, presente ou não no Festival Brasileiro da Cerveja, agradece aos organizadores por esse evento tão esperado, comentado e elogiado, onde todos puderam perceber o rumo que as cervejas artesanais brasileiras está tomando, que é em direção ao reconhecimento, a qualidade e ao destaque entre os grandes nomes das artesanais mundo afora. Assim, Destino Cervejeiro agradece à todos e também à cidade de Blumenau, por acolher um evento como esse e receber de braços abertos aqueles que saíram de suas cidades para contemplar o maior festival de cervejas do Brasil. Prost!!!

FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA

Endereço: Parque Vila Germânica – Rua Alberto Stein, 199 – Bairro da Velha – CEP 89036-200 – Blumenau SC – Brasil

Telefone: (47) 3381-7700 | (47) 3381-7720

E-mail: contato@festivaldacerveja.com

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Bierland
    Cervejaria Bierland: um p...
  • cervejas-engarrafadas.JPG
    Visita à fábrica da cer...
  • Festival Brasileiro da Cerveja
    Alguns detalhes do Festiv...
  • aniversario-destino-cervejeiro-barba.jpg
    Festa de aniversário do ...
  • http://www.blogger.com/profile/04788980839993244589 Leandro Miranda

    velho, envia uma pra mim !

  • Anonymous

    Prosit!

  • Pingback: falso bulgari orologio

Eventos

BBC