Founders: visita obrigatória em Grand Rapids, Michigan

A cervejaria americana Founders, que andou sumida do mercado brasileiro, mas que agora está voltando para as nossas prateleiras, é unanimidade entre os cervejeiros de todo o mundo ao ser considerada uma das melhores cervejarias americanas. Tive a oportunidade de conhecer a sua fábrica, em Grand Rapids, estado de Michigan (EUA) e não podia deixar de contar aqui a experiência.

Founders vista de longe.

A cervejaria Founders, vista de longe, ocupando um quarteirão em Grand Rapids.

Minha visita foi a convite da operadora de turismo Discovering Michigan e da secretaria de turismo de Grand Rapids, a Experience Grand Rapids e nesse dia já havíamos visitado as cervejarias Harmony (leia o post) e Mitten (leia o post). Nessa semana, excepcionalmente, a Founders havia colocado alguns barris das famigeradas CBS (Canada Breakfast Stout) e KBS (Kentucky Breakfast Stout) para servi-las on tap. Para quem não conhece, tanto a CBS quanto a KBS são vendidas, cada uma, em uma semana específica na Founders, o que gera um alvoroço na cidade e uma fila enorme de pessoas esperando para entrar no Pub da cervejaria, bem como na lojinha anexa. Minha sorte não podia ter sido melhor, pois, após a visita, conseguimos entrar no pub normalmente, sem fila nem nada e então conseguimos alguns copos dessa maravilha fermentada.

Sala de boas vindas.

A sala de boas vindas à Founders.

Na visita, o guia nos contou a história da Founders, a qual é bem interessante, se confundindo com a história de muitas cervejarias artesanais mundo afora.

Backwoods Bastards da Founders

Backwoods Bastards. Uma das cervejas que nos serviram durante a conversa de apresentação da Founders.

Dois amigos decidiram largar seus empregos para montar uma cervejaria e fazer cervejas que agradassem o grande público. Pegaram uma grande quantia em empréstimos, criaram receitas básicas e leves para agradar a todos e pronto: em pouco tempo eles estavam à beira da falência. Óbvio, como competir com os grandes grupos cervejeiros ao fazer frente a eles com cervejas parecidas com as que eles fazem, porém mais caras?

Foi então que decidiram passar a fazer cervejas como as que eles gostavam de beber, dizendo: “passamos a fazer cervejas para pessoas como nós.” Em pouco tempo eles puderam ver uma guinada nas contas da cervejaria e o sucesso de suas cervejas cruzar o país.

Visita.

Fábrica

Enquanto o guia nos apresentava a história da cervejaria e nos mostrava a fábrica, seguíamos nossa jornada com um copo em mãos, sempre abastecidos com os melhores rótulos da Founders. Quando chegamos no Pub, ao final de nossa visita e, enfim, conseguimos experimentar a KBS e a CBS, uma entre inúmeras palavras de euforia se destacou em minha mente foi: Paraíso. Nenhuma outra palavra seria mais apropriada para aquele momento.

Bebendo Founders CBS

Um gole na Founders CBS e todas as expectativas superadas.

Cervejas on tap

Cervejas on tap.

Pub

Pub.

Não existe a menor possibilidade de não se apaixonar ainda mais pelas cervejas da Founders após uma visita dessas. Desde o guia até os vendedores da lojinha, todos muito educados e atenciosos. Os garçons, mesmo com o Pub sempre lotado, estão sempre tranquilos, dando conta do recado sem perder o sorriso.

A entrada da lojinha da Founders.

A entrada da lojinha da Founders.

Entrada do Pub

A entrada do Pub.

Em frente à cervejaria.

Me despedindo da Founders.

 

A visita foi tão empolgante que voltamos no outro dia para mais umas CBS e KBS, uns petiscos e bóra pra mais algumas visitas em outras cervejarias da cidade. Resultado? Aguardem os próximos posts, pois nem eu acreditava que alguma outra cervejaria me surpreenderia mais do que a Founders durante minha estadia em Grand Rapids.

SERVIÇO

Founders Brewing Company

Endereço: 235 Grandville Ave. SW, Grand Rapids, MI 49503

Tel:

  • Escritório (616) 776-2182
  • Taproom (616) 776-1195

Site: http://foundersbrewing.com/

Facebook: https://www.facebook.com/foundersbrewing

Horário de funcionamento (Taproom):

De segunda a sábado, de 11h às 2h. Domingo, de 12h a 00h.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • minas-mixbeer.JPG
    Minas Mixbeer 2013 em Bel...
  • Banheira de cerveja
    Banheira de cerveja na Re...
  • Festival Brasileiro da Cerveja
    Alguns detalhes do Festiv...
  • Porterhouse
    As cervejas artesanais de...

Price Beer

BBC