Minas Mixbeer 2013 em Belo Horizonte (MG)

Aconteceu nos dias 6 e 7 de setembro deste ano na Serraria Souza Pinto, tradicional espaço de eventos em Belo Horizonte, o Minas Mixbeer, um festival de fomento ao mercado de cervejas artesanais, além de ser uma feira de produtos com oficinas, cursos, workshops, palestras e lançamentos. Em suas versões anteriores, o evento se chamava BH Expobeer, mudando de nome esse ano, tendo atraído um público ainda maior do que o das últimas edições.

Serraria Souza Pinto

O espaço do evento no início da festa no dia 06/09/2013.

Os beerlovers que compareceram ao festival puderam degustar cervejas de 1 cervejarias artesanais, entre elas a Wäls, Küd, Backer, Falke, Áustria/Krug Bier, Blondine, Taberna do Vale, Eisenbahn, Cervejaria Do Monge, Artesamalt, Glarus, Germânia e Inconfidentes, sendo a última uma cervejaria formada pela união de três cervejarias caseiras: a Jambreiro, a Vinil e a Grimor.

Estande da Cervejaria Backer.

Estande da Cervejaria Backer.

Cervejaria Inconfidentes

Estande da Cervejaria Inconfidentes.

Cervejaria e Escola Taberna do Vale

Estande da Cervejaria e Escola Taberna do Vale.

Cervejas Wäls

Prateleira de cervejas no estande da cervejaria Wäls.

Além das cervejarias artesanais, estavam presentes três distribuidores: o Empório Veredas, o Bier & Wien e o Gusto. Eram tantas boas cervejas que ficou difícil escolher quais experimentar e mais difícil ainda era não beber outra vez as cervejas que já haviam sido experimentadas.

Distribuidoras

Duas das distribuidoras presentes na festa: a Bier & Wien e o Empório Veredas.

Quem comandou o palco foram as bandas Putz Grila e Chevette Hatch no dia 6 e Clube do LP, Santiago Blues e Anthology no dia 7.

Minas Mixbeer

Em paralelo ao festival, aconteceu o I Congresso Brasileiro de Empreendimentos da Cerveja, com palestras voltadas para o público empreendedor do ramo cervejeiro e para os entusiastas interessados em aprimorar ainda mais os seus conhecimentos na área. Uma palestra que me chamou a atenção foi a de “Gastrocerveja”, ministrada pelo Chef Edson Puiati (Centro Universitário UNA), abordando o universo das harmonizações de cervejas e pratos, além de destacar as preparações à base de cerveja. E o que me chamou a atenção foi justamente a constatação do fato de que esse é um universo ainda pouco explorado, repleto de possibilidades e pronto para ser descoberto pelos chefs e donos de restaurante, ou seja, é um universo de um enorme potencial de mercado, tendo em vista os dados que mostram o crescimento do consumo de cervejas especiais no Brasil e no mundo.

Gastrocerveja

Palestra “Gastrocerveja: do preparo à degustação”, ministrada pelo Chef Edson Puiati, do Centro Universitário UNA.

Público

A galera na noite do dia 06/09/2013..

E como todo bom amante das boas cervejas, aproveitei a oportunidade para experimentar as cervejas que eu ainda não conhecia e confesso que essa foi uma missão impossível, graças à grande quantidade de cervejas oferecidas, principalmente, pelas distribuidoras.

Público do Minas Mixbeer

Dry Stout da Taberna do Vale

Eu, com um copo da excelente Dry Stout da Taberna do Vale e o responsável pela sua criação, o mestre cervejeiro Felipe Viegas.

No fim das contas, valeu a pena cada um dos dias do congresso e do festival em si. Pena que o próximo agora é só no ano que vem, mas até lá, aguardamos ansiosos, já que sem dúvida esse é um evento que veio pra ficar. Esperamos que ele continue cada vez melhor. E para os que não compareceram esse ano, espero encontrar com vocês na próxima edição.

Até o próximo Minas Mixbeer, galera. Nos vemos nos outros festivais cervejeiros por aí afora.

Price Beer Club

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Restaurante Sousplat
    Sousplat, sofisticação ...
  • Praia de Laranjeiras
    Destinos cervejeiros de B...
  • Cervejaria Taberna do Vale
    4ª Festa de Natal da Cer...
  • África do Sul
    Turismo cervejeiro: Áfri...

Empório da Cerveja

BBC