Oktoberfest em Munique

Para o primeiro post do Destino Cervejeiro, eu não poderia deixar de falar da festa cervejeira mais famosa do planeta, a Oktoberfest em Munique, no estado da Baviera, ao sul da Alemanha. Uma festa que começa em meados de Setembro e termina no primeiro final de semana de Outubro e que, durante seus aproximadamente 15 dias de duração, chega a receber mais de 6 milhões de turistas. Simplesmente fantástica.

Oktoberfest

Vista geral da Oktoberfest durante o dia.
por: Nicole Kotschate www.sxc.hu/profile/mcfly1980

Em resumo, a primeira Oktoberfest aconteceu em 1810, para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís (que mais tarde se tornou o rei Luís I da Baviera) com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

A festividade aconteceu em um parque afastado da cidade que, em homenagem à noiva, foi batizado de Theresienwiese. Os moradores de Munique foram convidados a participar da comemoração, que teve como o ponto mais marcante uma corrida de cavalos, agraciada pela presença da Família Real da Baviera.

O primeiro evento foi um sucesso, o que garantiu a sua continuidade até os dias de hoje, ainda que devido às guerras e algumas epidemias, ele tenha deixado de acontecer por 25 vezes.

Hoje em dia, cerveja é o que não falta, mas não pensem que sempre foi assim, já que até 1818 ela era proibida na festividade. Felizmente para nós, amantes de uma boa cerveja, hoje ela é encontrada em abundância em suas tendas.

Em 2012 foram montadas 14 tendas grandes, algumas delas com capacidade para até 9000 pessoas (sentadas e em pé) e 21 tendas pequenas, sendo que algumas destas não suportam mais de 200 pessoas. É importante ficar atento quanto ao horário de funcionamento de cada tenda e também quanto à reserva de mesas. É bem comum durante os finais de semana que se formem filas ou mesmo uma multidão aguardando um longo tempo para entrar em uma tenda.

Pavilhão

Entrada de uma das grandes tendas.

A regra geral da festa é se divertir e isso é levado a sério por lá, tanto que durante o dia é bem comum de se ver famílias com crianças sentadas nas tendas ou curtindo os parques de diversão.

Parque de diversão

Alguns dos brinquedos do parque de diversão.

Outra coisa interessante de se saber é que a cerveja só pode ser servida (e consumida) para pessoas que estejam sentadas, o que evita muita confusão. Afinal, no fim de um dia de muita bebedeira todos já estão com os ânimos alterados e ficar sentado é uma forma de evitar certos problemas. A exceção fica para a tenda “Hofbrau Festhalle”, onde pode-se consumir cerveja em pé, porém sem ficar transitando de um lado para o outro.

É bem comum ver algumas pessoas tomando o que os alemães chamam de refresco ou “Radler”, que é uma mistura de cerveja com limonada, a qual muitas vezes nem mesmo é limonada e sim qualquer tipo de refrigerante.

Quanto aos copos, nas grandes tendas as cervejas são servidas naquelas grandes canecas de 1 litro chamadas de Maβ (pronuncia-se “Mass”), enquanto nas pequenas é bem comum encontrar taças de 1/2 litro. Os estilos de cerveja variam e as mais consumidas são as do tipo “Helles” e as “Weiss“, que são as preferidas dos bávaros. E mesmo que essa seja uma festa regada a cerveja, ainda é possível encontrar uma tenda que sirva vinho em canecas: é o caso da Weinzelt. Há quem diga que o vinho de lá é bom e que a comida é ainda melhor, mas eu não quis conferir, já que meu interesse era cerveja, em primeiro lugar.

Caneca de cerveja

Eu e um turista. Detalhe para os nossos Maβ cheios (ou quase) de “HB Munich Helles”.

Para os que gostam de continuar se divertindo noite afora, existem boates que promovem as pós-festas ou “after-party”, onde as pessoas continuam se divertindo até altas horas da madrugada. Comida é o que não falta, sendo que em todas as tendas são servidos os pratos típicos da região, o que pode variar de cachorro quente a sanduíches de carne de porco, batatas recheadas a macarrão com chucrute, patos e galetos assados, além de carne de javali, salsichas, linguiças e o famoso Pretzel, um tipo de pão feito de malte.

E a Oktoberfest é assim, uma festa Bávara que atrai turistas do mundo todo. Uma festa movida a comidas e trajes típicos, muita diversão e, é claro, cerveja, muita cerveja. Vale a pena conferir.

E se quiserem saber mais sobre a Oktoberfest em Munique, segue o link do site oficial da festa www.oktoberfest.de/en.

Ein Prosit!!!

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • detrich-bistro.jpg
    Bistrô de Beleza DETRICH...
  • Cervejaria Nacional
    Cervejaria Nacional: a ú...
  • Ouro Preto
    Cervejas especiais e arte...
  • aniversario-destino-cervejeiro-barba.jpg
    Festa de aniversário do ...

Eventos

BBC