Pumpkin Experience: um jantar harmonizado com cervejas de abóbora

Há quem diga que as melhores coisas da vida são aquelas acompanhadas de boas histórias, já que para uma história ser boa é preciso insuflar-lhe vida dando a ela a força necessária para ser inspiradora na voz e na escrita dos eloquentes. E esse é o espírito do Pumpkin Experience, um jantar harmonizado com cervejas de abóbora, que acontecerá no dia 28/10 (terça feira) no espaço Villa Adriana, no bairro Sion em Belo Horizonte (MG), ao som de músicas americanas de raiz tais como o folk, o hillbilly e o bluegrass.

Pumpkin Beer

As cervejas de abóbora, ou Pumpkin Beer, surgiram nos Estados Unidos, em uma época na qual era muito difícil conseguir malte por lá, já que ele era produzido na Europa. Com isso os americanos encontraram formas de fermentar a abóbora, que era abundante, em substituição à cevada, que era muito escassa. Com o tempo, o malte tornou-se mais comum no território americano e, junto dele, as cervejas “de verdade”, até que as “cervejas” feitas de abóbora caíssem no esquecimento. Num esforço de se resgatar essa antiga tradição americana, a cervejaria Bufallo Bill, da Califórnia, recriou uma receita inspirada nas cervejas de abóbora produzidas por George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos.

Atualmente as Pumkin Beer são feitas de malte, levando abóbora em sua receita apenas como um ingrediente aromático e também como forma de conferir o seu sabor à cerveja, mas sem que ela seja o ingrediente principal na receita.

O Pumpkin Experience terá em seu menu uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, todos preparados para harmonizar com as Pumpkin Beer que serão servidas com cada prato, dentre elas a Bier Hoff Jerimoon, a mais premiada Pumpkin Beer Brasileira. Além disso, serão servidos Soul Cakes, que são bolinhos muito comuns de serem consumidos durante o Halloween.

A origem dos Soul Cakes, ou bolos de alma, remete às tradições celtas das ilhas britânicas e da Irlanda, composta por inúmeros rituais espirituais que ligavam os homens à natureza, em uma busca de se garantir uma convivência harmoniosa com a terra, sem sofrer com as intempéries e barreiras que a própria natureza lança à humanidade desde o principio dos tempos. Há quem diga que esses bolinhos eram assados nas fogueiras, nas véspera da celebração do sabá de Samhaim, atualmente conhecido com Halloween e dizia-se que se alguém pega-se um bolinho queimado, tal pessoa deveria se sacrificar para que as boas colheitas do próximo ano fossem garantidas.

Com o tempo, a tradição de se reunir ao redor das fogueiras foi diminuindo e tais bolinhos passaram a ser dados nas casas de pessoas que os ofereciam para os mais necessitados, sendo que para cada bolinho que fosse dado e comido, uma alma teria sido salva do purgatório. Há quem diga que isso deu origem à famosa brincadeira “Trick-or-Treating” (doces ou travessuras), muito tradicional nos Estados Unidos atualmente.

Em relação às cervejas de abóbora serem tradicionalmente produzidas para serem consumidas nessa época do ano, isso se deve à própria abóbora que é um símbolo tradicional do Halloween americano e tem raízes na lenda de Jack O’Lantern que era um irlandês alcoólatra e grosseiro que tinha o apelido de Jack Miserável, um homem que, quando esteve próximo da morte, enganou o diabo por diversas vezes e acabou ficando na terra por mais alguns anos, até que seu dia finalmente chegou, tendo sido negado a ele a sua entrada no céu e no próprio inferno, restando àquela alma a opção de vagar pelo limbo, segurando uma lanterna feita de nabo com uma brasa dentro para que ele pudesse iluminar o seu caminho. Diante dessa lenda, os irlandeses enfeitavam suas casas durante o Halloween com nabos em formato de um rosto com velas dentro, sendo que quando os imigrantes irlandeses chegaram nos Estados Unidos, o nabo foi substituído pela abóbora, devido a sua abundância por lá.

Como eu falei, uma boa história sempre inspira os nossos feitos e é determinante em muitas das nossas escolhas, separando as coisas superficiais das que têm raízes profundas e que estarão presentes na vida de várias gerações. Certamente o Pumpkin Experience é um evento que veio para ficar, fixar suas raízes e nos fazer lembrar/redescobrir os símbolos e as tradições que vão além de meras ilustrações comerciais. É o Halloween celebrado de uma forma muito próxima de suas origens, com boa comida, doces e por que não algumas travessuras? Sem contar o coquetel preparado com o primeiro lote da Pumpkin Beer da cervejaria Küd Bier (de Nova Lima – MG) que será servido por lá.

Parafraseando J. R. R. Tolkien: “Nem tudo que é ouro fulgura. Nem todo vagante é vadio. O velho que é forte perdura. Raiz funda não sofre de frio.”

Saúde, galera.

Pumpkin Experience

Price Beer Club

SERVIÇO

Pumpkin Experience

Data: 28/10 – terça feira, das 20:00h às 23:59h

Local: Villa Adriana – Rua Pium-i, 807, Sion. Belo Horizonte (MG)

Valor: R$ 100,00 (Cem Reais) - contempla Soul Cakes, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, harmonizados a cervejas de abóbora e um coquetel – individual.

Vendas online: sympla.com.br/pumpkin-experience__25219

www.pumpkinexperience.com

facebook.com/PumpkinExperience

instagram.com/PumpkinExperience

twitter.com/PumpkinBeerX

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • África do Sul
    Turismo cervejeiro: Áfri...
  • Banshee Labyrinth
    5 bares mal-assombrados n...
  • Haus München
    Haus München: culinária...
  • the-mezz.jpg
    The Mezz: Feijoada e cerv...

Price Beer

BBC