St. Patrick’s Day em Dublin, Irlanda

Quando chega março, mês de São Patrício (Saint ou St. Patrick), muitas pessoas que são mais atentas a ocasiões cervejeiras ou a comemorações regadas a cerveja e outras bebidas logo pensam que está chegando o dia de uma das celebrações cervejeiras mais famosas do mundo e cometem um grave engano: o St. Patrick’s Day não é uma festa cervejeira e sim uma celebração religiosa.

Festa de St. Patrick's

foto: Hostel Bookers

Pelo menos para nós brasileiros ou para os povos de outros países que não receberam uma imigração irlandesa, esse dia, 17 de março, é sim um grande motivo para festas regadas a cerveja (verde, de preferência) e todo mundo vestido de verde, mas em países onde as tradições irlandesas estão presentes (EUA, Canadá, Austrália…), tal dia é encarado como o dia em que faleceu o padroeiro da Irlanda.

São Patrício nasceu em no ano de 387, na costa oeste da Grã-Bretanha e aos 16 anos foi capturado por mercadores de escravos e vendido à Irlanda, escapando 6 anos mais tarde para voltar para sua terra natal e começar a sua vida religiosa católica. Um tempo depois ele voltou para a Irlanda para pregar o Evangelho aos irlandeses, sendo que muitos se converteram ao catolicismo e alguns até se tornaram monges. Para explicar a Santíssima Trindade, ele usava o trevo de três folhas (conhecido por lá como Shamrock), que hoje é um simbolo importante da cultura irlandesa.

Saint Patrick's Day

foto: The Telegraph

O santo morreu em 17 de março de 461 e até hoje ele é reverenciado pelos irlandeses devido aos seus grandes feitos na Ilha Esmeralda, tanto é que surgiram inúmeras lendas atribuídas a ele e entre as mais famosas se encontra a de que ele é o responsável por não haver serpentes na Irlanda (de fato elas não existem por lá, a não ser de forma não natural, como em cativeiros e zoológicos) já que ele as expulsou com seu cajado, esmagando muitas delas com o mesmo.

De fato o St. Patrick’s Day é uma festa de extrema importância para a fé cristã dos irlandeses mas, apesar de se tratar do dia em que é celebrada a morte de um santo, essa não é uma celebração triste. Em Chicago, por exemplo, o Chicago River é pintado de verde e em muitos outros lugares as cervejarias produzem grandes quantidades de cerveja tingida de verde, tudo para que todos possam entrar ainda mais no clima.

E para terminar a confirmação de que essa não é uma festa cervejeira, volto a afirmar, como falei em outros posts, que na Irlanda é proibido beber nas ruas, sendo que na Irlanda do Norte essa proibição é ainda mais severa. Nos Estados Unidos e Canadá, também não se pode beber nas ruas e ainda assim multidões são arrastadas para acompanhar os desfiles, com as mais diversas temáticas, que acontecem nesse dia. Mas apesar de toda a proibição, há sempre um ou outro bebendo “escondido”.

Em Dublin são celebrados 5 dias de festa, sendo o ponto máximo o dia 17 de março, quando acontece um desfile que sai da Parnell Square, na parte norte da cidade (Dublin é dividida, pelo Rio Liffey, em Dublin Norte e Dublin Sul) e segue até a Catedral de São Patrício e todo o trajeto é formado por um corredor de pessoas que acompanham de perto as alegorias. Nos outros dias são apresentadas peças de teatro, espetáculos musicais e de dança, shows e várias oficinas culturais.

Desfile

O início do desfile.

Desfile de St. Patrick's

O desfile passando por uma das principais avenidas da cidade: a O’ Connel Street.

Bom, mas uma celebração irlandesa sem cerveja não seria uma celebração irlandesa e é por isso os pubs estão sempre cheios nessa data. Não que eu esteja me contradizendo, mas o St. Patrick’s Day também é lembrado pelo alto consumo de cerveja e pelos pubs lotados, com quase todo mundo bebendo, afinal, esse não é um dia triste e, pela sua importância histórica e cultural, nada mais justo que a cerveja e outras bebidas estejam incluídas na comemoração.

Pub

Um dos pubs da cidade, ainda no início do dia.

É comum as pessoas saírem do desfile e irem para algum pub com os amigos e continuar nele por horas e horas, assim como também é comum que alguns grupos sigam de pub em pub (pub crawl) para ver o que está acontecendo em cada um deles. Muitos vão cedo para os pubs, outros só vão quando o desfile acaba, mas o fato é que a grande maioria vai terminar o dia bebendo em algum lugar, por isso têm-se a falsa ideia de que essa é uma festa cervejeira (pelo menos esse não é o intuito).

Fantasias de leprechaun

Eu e alguns amigos em um pub.

São vários os pubs que fazem promoções referentes à data, como por exemplo pessoas que tenham seus nomes derivados do nome Patrick (Patricio, Patricia, Pádraig ou mesmo Patrick) não pagam entrada (a maioria dos pubs não cobra entrada mas algumas casas noturnas sim) ou então não pagam por algum drink em um dado momento. Outros pubs são decorados com verde e as outras cores da bandeira da Irlanda. Música ao vivo é que não falta nesses ambientes, boa música por sinal, tocando o dia inteiro.

A ruas também ficam cheias de barraquinhas de comida como cachorro quente, crepes churrasquinho (espetinho) e sanduíches. E por falar em churrasquinho, devo admitir que encontrei uma barraquinha que vendia churrasquinhos de nada mais nada menos que carneiro, veado e cavalo. Sim, cavalo. Não que seja comum o consumo dessa carne por lá (mas é bem comum em outros países da Europa), mas muitas pessoas apreciam essa iguaria, principalmente as do interior.

Churrasquinho de cavalo

Para não restar dúvida, eis a prova do churrasquinho de cavalo.

Ao fim do dia, ou da noite, melhor dizendo, Dublin fica repleta de pessoas alegres por terem celebrado o dia de seu padroeiro e a maioria delas com um nível etílico elevado em seu sangue, mas tudo pela tradição e pelo orgulho em dizer que são irlandeses, motivo pelo qual, no dia 17 de março, no St. Patrick’s Day, todo o mundo “quer ser irlandês”.

Só não podia me esquecer de mencionar os “Leprechaun”, que são aqueles pequenos duendes famosos por guardar um pote de ouro no final do arco-iris e que são inspiração para muitas fantasias nessa data. Mas essa é uma outra história.

Feliz dia de são Patrício, ou St. Patrick’s Day, como preferir. Cheers and Sláinte.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • queen-makeda-grand-pub.jpg
    Conheça 7 incríveis bar...
  • Fondue de Sushi
    Fondue de Sushi e Witbier...
  • Chile
    Turismo cervejeiro: Chile...
  • museu-de-cerveja.jpg
    Procurando um museu de ce...
  • http://www.blogger.com/profile/11857815615535264387 Rodrigo Gallo

    Gostei! sou louco para conhecer a Irlanda

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Pois é Rodrigo Gallo, a Irlanda é um país pequeno mas é cheio de detalhes para se explorar. Espero voltar lá um dia e conhecer um pouco mais do país. Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/00293459850015519536 Gabriel Ilário Lopes

    Olá, Johnnie…gostei muito do texto…É muito legal quando alguém apresenta os aspectos que muitas vezes ficam escondidos na História e na cultura cervejeira. Gostei muito de aprender coisas novas sobre o St. Patrick’s Day. A propósito, também edito um blog sobre cerveja e fiz uma postagem sobre a relação entre História, Cerveja e Religião. Se der, dê uma passada lá. Um grande abraço e …Saúde!
    http://belogole.blogspot.com.br/2012/08/cerveja-historia-e-religiao.html?zx=8bd2ff3fde39f719

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Gabriel. Já tinha visitado seu blog algumas vezes e achei muito interessante esse seu post. Desejo sucesso a você, meu caro. E parabéns pelo blog.
      Quanto ao St. Patrick´s Day, muita gente no Brasil está aderindo ao “movimento” sem saber o que está por trás da festa. Bom, é claro que as festas são boas mundo afora e no Brasil, ainda mais que muitas delas são regadas a boas cervejas, mas é sempre bom falar um pouco sobre o verdadeiro motivo da festa.
      Obrigado pelo link e vamos nos falando.
      Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/08617341403109706553 Carine

    Tenho muita vontade de ver a comemoração de pertinho, parece divertido. Seria uma boa comemorar meu aniversário junto, já que nasci no mesmo dia :D

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Parabéns atrasado Carine, espero que você tenha tido um excelente dia. O desfile é muito bonito e muito animado, com famílias acompanhando tudo de perto. Claro que os pubs também ficam lotados, mas o espírito é único.
      Obrigado.

BBC