Stadt Jever: um pedaço da Alemanha em um pub de Belo Horizonte (MG)

Localizado em uma região tradicional de Belo Horizonte, a Savassi, o pub Stadt Jever é um exemplo de sucesso e longevidade dentre os estabelecimentos que se propõem a oferecer ao público algum tipo de entretenimento, culinária e cultura de fora do nosso país. O pub tem a decoração e a estrutura interna (além da fachada) inspiradas nos pubs tradicionais alemães, atraindo um público variado e pessoas de todas as idades, que estão a procura de um local aconchegante e ao mesmo tempo descontraído, além, é claro, das boas cervejas oferecidas por lá e dos pratos típicos da Alemanha.

A cultura alemã é, sem dúvida, de grande influência e importância para o Brasil contemporâneo, ainda mais em relação ao sul do país, onde uma grande quantidade de imigrantes alemães foram recebidos no século XIX e início do século XX. Boa parte de suas tradições foram mantidas, o que refletiu na culinária, arquitetura e vários aspectos culturais das regiões e cidades onde tais imigrantes se instalaram.

Mesa do Jever

O famoso “Mesão”, algo comum nos Biergarten da Alemanha.
foto: Divulgação Wäls

Balcão do Jever

O disputado balcão.
foto: Divulgação Wäls

Minas Gerais não foi um estado que recebeu muitos imigrantes de origem alemã, mas há uma forte identificação dos mineiros com essa cultura. Segundo um taxista alemão que eu conheci em Munique e que já havia morado em BH por um ano e meio, “talvez essa identificação se dê por causa da culinária, rica em pratos que levam carne de porco…”. Eu diria que pelo joelho de porco ele têm razão, já que comi alguns por lá que são muito parecidos com os da culinária mineira, mas em relação ao torresmo…

A origem do nome Stadt Jever, que em alemão significa “cidade de Jever” se deve ao fato de que o antigo proprietário e fundador do pub (que também pode ser considerado um restaurante) é de Jever, cidade localizada no noroeste da Alemanha, famosa pela sua cerveja homônima. Em maio de 2013 o pub completou 30 anos e teve como slogan da festa de aniversário a frase: “30 anos Stadt Jever: o porre que seus pais levaram”, o que remete à enorme tradição que o acompanha desde seus primeiros dias.

Festa de 30 anos

Festa de 30 anos do Stadt Jever.
foto: Flávio Dumbá

Hoje o pub é administrado pela família de José Felipe Carneiro, um dos proprietários da cervejaria belorizontina Wäls, já que seus pais, clientes fiéis a mais de 20 anos, sempre sonharam em fazer parte, efetivamente, do estabelecimento. Um dos frutos dessa parceria foi justamente a união do pub com a Wäls, que passou a abastecer, com exclusividade, as chopeiras do lugar. Segundo José Felipe, essa é a primeira vez que o pub comercializa cervejas artesanais, o que causou certo receio nos frequentadores logo no início, mas caindo instantaneamente nas graças do público, o qual também evoluiu de forma a se interessar mais por cervejas artesanais.

Wäls Petroleum

A premiada Wäls Petroleum do estilo Russian Imperial Stout.

Em relação à culinária do pub, os pratos são elaborados de forma a harmonizar com a carta de cerveja da casa e o chef responsável pela cozinha é o Sr. Waldir, especialista em culinária alemã e que morou em Jever por algum tempo. Como não costumo comer muito quando estou tomando cerveja, sempre peço Bierspice, que são bolinhos de carne muito apimentados, fritos e servidos em um palito, ideais para um tira-gosto. Mas por lá são servidos pratos para todos os gostos, incluindo o joelho de porco que citei acima. E vendo o cardápio você vai logo perceber que irá precisar de mais de uma ida ao pub para provar os inúmeros pratos servidos na casa.

Costelinha defumada com molho barbecue

Costelinha suina defumada, ao molho barbecue e uma cerveja com Wäls Quadruppel. Boa opção de harmonização.
foto: Divulgação Wäls

E o sucesso dessa união foi tão grande que no dia 2 de julho de 2013 a Wäls lançou uma cerveja em homenagem ao pub: a Wäls Stadt Jever, uma Special Lager muito marcante que recebeu muitos elogios do público em seu lançamento. Nada mais justo do que o lançamento dessa cerveja e por falar em lançamento, no Stadt Jever é possível beber “da torneira” a recém lançada Saison de Caipira, uma cerveja do estilo Saison elabora com caldo de cana de açúcar (a primeira do mundo) em parceria com o mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery NY, Garret Oliver.

Cerveja Wäls Jever

A cerveja Wäls Stadt Jever.

O Stadt Jever faz tanto sucesso em Belo Horizonte, que a comunidade alemã está sempre presente no pub, seja com os nativos, seja com turistas, seja com outros estrangeiros. O fato é que por lá sempre é possível encontrar alguém falando alguma outra língua além do português.

Além de comemorar o seu aniversário todos os anos, O Stadt Jever também comemora a Oktoberfest e a Maibaum, que é uma festa em homenagem à chegada da primavera no hemisfério norte (e Alemanha, claro). Essa é mais uma prova de que o Stadt Jever veio para manter acesa a cultura alemã em Belo Horizonte e que estará disseminando cada vez mais a cultura cervejeira diante dos consumidores, que têm buscado cada vez mais cervejas de qualidade, deferentes das “estupidamente geladas” de sempre que vemos em tantas propagandas por aí.

Stadt Jever

Em uma das minhas várias incursões ao Stadt Jever.

Vida longa ao Stadt Jever e que venham muitos outros anos cheios de motivos para comemorar a existência desse pub tão especial. Só não falei da música no local porque ela é comandada por uma Jukebox, ou seja, a gosto do cliente, o que muitas vezes é mais divertido do que as músicas ambiente convencionais… #prontofalei. Prost!!!

Price Beer Club

SERVIÇO

Stadt Jever

Endereço: Av. Contorno, 5771 – Belo Horizonte – MG, 30110-035

Telefone: (31) 3223-5056

E-mail: stadtjeverpub@gmail.com

Fan Page: https://www.facebook.com/JeverPub

http://www.wals.com.br/stadt-jever

Exibir mapa ampliado

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • casa-de-fondue.JPG
    Visconde de Mauá e as ce...
  • Bierdorf
    Multiplace Bierdorf em Vi...
  • cervejas-engarrafadas.JPG
    Visita à fábrica da cer...
  • Confece
    Festa de 7 anos da Confec...

Price Beer

BBC