Taberna Brewpub em Nova Lima (MG)

O conceito de brewpub, em uma explicação minimalista, diz respeito aos pubs que fabricam a própria cerveja in loco. Há quem diga que a ordem inversa também é verdade, ou seja, uma cervejaria que tem o seu próprio pub também seria um brewpub. Pra mim, brewpubs continuam sendo todos pubs que fabricam a própria cerveja, sendo que eu chamaria o inverso de pubrewery (brewery, que significa cervejaria inglês). Brincadeiras a parte, tudo isso não passa de uma discussão sobre pontos de vista e, conceitualmente, não há melhor lugar para se discutir pontos de vista do que em um bar. Para ilustrar essa confusão, tomo como exemplo o caso do Taberna Brewpub, um pubrewery brewpub que abriu as suas portas no dia 17/05/2014 e foi instalado na Cervejaria e Escola Taberna do Vale, em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte.

Entrada do pub

A parte externa do Taberna Brewpub.
foto: Marcio Rossi

No Brasil, tem se tornado comum várias cervejarias terem um bar/pub anexo às suas instalações, sendo que boa parte dessas cervejarias ficam localizadas em regiões afastadas de aglomerações urbanas mais densas, como o centro (e entorno) das grandes cidades, isso porque nossa legislação para o setor ainda não se adequou à realidade do cenário cervejeiro brasileiro. Salvo alguns casos raros, como o da Cervejaria Nacional na cidade de São Paulo, a maioria dos chamados brewpubs no Brasil são complementos da própria cervejaria, diferente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, onde muitos pubs decidiram produzir a sua própria cerveja, sendo que a atividade principal do pub é o pub em si. Por isso eu brinquei com a história do pubrewery que, pra mim, seria uma cervejaria que tem seu próprio pub.

Agora que eu já expliquei meu ponto de vista sobre a questão levantada no início do post, minha consciência já está mais tranquila pra prosseguir e contar um pouco sobre o Taberna Brewpub. A Taberna do Vale começou as suas atividades em 2009 e de lá pra cá a sua marca já se consolidou no mercado belorizontino, além de estar sempre presente nos principais festivais cervejeiros de Minas Gerais. Após uma grande reforma em 2013, a cervejaria se preparou para abrir as suas portas para visitações e paralelo a isso também foi pensado em uma estrutura onde os clientes pudessem beber de suas cervejas direto da fonte. Para isso, nada melhor do que um pub.

Inauguração

A galera na inauguração.
foto: Marcio Rossi

Ambiente externo

Parte do ambiente externo do Taberna Brewpub.
foto: Marcio Rossi

Taberna Brewpub

O ambiente interno, ainda sem movimento.
foto: Marcio Rossi

Segundo Felipe Viegas, mestre cervejeiro e sócio proprietário da Taberna do Vale, “foi montada uma estrutura que possa resgatar o conceito das cervejarias mais tradicionais do velho mundo, porém com muito requinte na seleção das cervejas que harmonizarão com os pratos criados especialmente para o Brewpub pelos Chefs convidados. A ideia é que as pessoas venham e se sintam como se estivessem num brewpub europeu”.

Pratos como Fish and Chips, Costelinha ao Barbecue entre outros pratos típicos de pubs, além outros pratos mais requintados, estão no cardápio do estabelecimento. Com isso eu até ousaria dizer que o Taberna Brewpub se aproxima de um outro conceito recente, o gastropub, mas chega de discutir conceitos nesse pub, alias, post.

Fish and Chips

Fish and Chips, prato típico de pubs ingleses e irlandeses.
foto: Marcio Rossi

O ambiente foi projetado para receber 85 pessoas sentadas, confortavelmente e a decoração interna é tipicamente europeia. Por todo lado podemos ver materiais de merchandising (adornos, pôsteres e luminosos de cervejarias do mundo todo), além de uma coleção de aproximadamente 300 copos de diferentes modelos e estilos. O balcão é madeira de demolição e possui 3 torres najas no padrão dos pubs ingleses e irlandeses, totalizando 6 torneiras.

Torneiras

As torneiras.

Torneiras de chope

foto: Marcio Rossi

Taberna do Vale

Poder tomar a Carolweiss (uma cerveja de trigo, do estilo Weissbier, produzida pela Taberna do Vale) no “pé da vaca” é pra mim um grande prazer, mas minha satisfação maior é poder ver que o Taberna Brewpub veio suprir uma carência no cenário cervejeiro de Belo Horizonte e região, já que quanto mais próxima da fonte, melhor é a cerveja. E pelo que eu pude ver na inauguração, o público curtiu e elogiou bastante, sinal de que esse pub veio pra ficar.

Eu e Felipe Viegas, mestre cervejeiro da Taberna do Vale

Na inauguração. Eu e o Felipe Viegas, mestre cervejeiro da Taberna do Vale.
foto: Marcio Rossi

E antes que eu me esqueça de falar, o Taberna Brewpub aceita moeda estrangeira como pagamento, no câmbio do dia, claro.

Vida longa ao Taberna Brewpub e que sejam inaugurados mais e mais pubreweries, brewpubs, fábricas bar e botecos que produzam a própria cerveja (chega de discutir conceito por hoje porque o bar já tá fechando) Brasil afora.

Cheers.

Price Beer Club

TABERNA BREWPUB

Endereço: Av. Canadá, 968 – Bairro Jd. Canadá

E-mail: contato@tabernadovale.com.br

Site: http://www.tabernadovale.com.br

Fan Page: https://www.facebook.com/tabernadovalecervejaria

Funcionamento: sexta e sábado, de 19 a 0h. Aos sábados, à partir do meio-dia, a cervejaria abre para visitas guiadas com o Mestre Cervejeiro.

Pagamento: Cartões de crédito e débito, pagamento em espécie incluindo moeda estrangeira no câmbio do dia.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Temple Bar
    Temple Bar: um centro cul...
  • Confece
    Festa de 7 anos da Confec...
  • patricks-day.jpg
    St. Patrick’s Day e...
  • aniversario-destino-cervejeiro-barba.jpg
    Festa de aniversário do ...

Eventos

BBC