Turismo cervejeiro: Canadá

O Canadá é um país localizado no cinturão da cerveja, que é uma denominação para a região climática onde a cevada e o lúpulo florescem com facilidade. Tais condições climáticas são pouco favoráveis ao cultivo da uva, onde a formação de videiras se dá com muita dificuldade. A combinação desses dois fatores fez com que o Canadá se tornasse um país de maior apreço pela cerveja em detrimento do vinho, mesmo nas regiões onde o idioma francês é o predominante.

Como nos EUA, o Canadá passou por uma lei seca que, em termos gerais, durou de 1920 a 1930 (em algumas províncias houve medidas diferentes, bem como vigência dessa lei) e deixou o consumidor com um paladar menos apurado em relação à bebida. Com a extinção da lei seca, houve uma corrida pelo controle do mercado cervejeiro no país, o que culminou em uma concentração de mercado nas mãos de 3 grandes grupos: Labatt (da AB Inbev); Molson (da Molson-Coors) e; Sleeman (da Sapporo).

Contudo, mesmo com o predomínio da produção por parte de grandes grupos, existe um grande apreço pelas cervejas artesanais, o que se pode ver nos vários brewpubs espalhados pelo país. Não é raro se deparar com pubs onde são servidas as suas próprias cervejas ou cervejas produzidas em outros pubs ou cervejarias artesanais locais.

Apesar do consumo de cerveja per capita ser de aproximadamente 68 litros (alto se comparado ao Brasil, que tem um consumo em torno de 55 litros per capita), o Canadá é um país intolerante aos excessos. É comum que um bar suspenda a venda de álcool ou expulse uma pessoa que já esteja alterada ou apresente sinais de “predisposição para confusão” ao ficar “alta”. Ficar embriagado em um bar é contravenção grave. Portanto, evite andar embriagado nas ruas ou entrar embriagado em um estabelecimento, evento, etc. Beber nas ruas também é proibido e gera multas altíssimas. Com exceção da província de Quebec, bebidas alcoólicas só podem ser compradas em lojas controladas, em sua maioria, pelo governo. São as Liquor Stores. É claro que também são vendidas em pubs e restaurantes, mas todos tem que ser licenciados para a venda de álcool, ou seja, impossível de se beber em lanchonetes, barraquinhas nas ruas e etc.

Um tipo de cerveja muito comum no Canadá são as Icebeer, que lembram muito as Eisbier e as Eisbock, porém possuem diferenças na produção e no resultado final. Não chega a ser um estilo próprio mas é muito difundido no país, além de muito apreciado pelos beer lovers.

As Lagers são as cervejas mais consumidas por lá, mas as Ales também são muito apreciadas, principalmente onde há um grande consumo de cervejas artesanais.

Segue abaixo um vídeo produzido por cervejeiros artesanais canadenses para celebrar a Vancouver Craft Beer Week de 2010, numa iniciativa parecida com a que levou os cervejeiros artesanais americanos a produzirem um vídeo semelhante com o título de I am a Craft Brewer.

Destinos interessantes para o turismo cervejeiro no Canadá

 

Vancouver

Granville Island: é um distrito comercial de Vancouver e é famoso pelo seu mercado público. Vale a pena conhecer a cervejaria artesanal Granville Island Brewing Co. que recebe visitantes diariamente e fica no endereço 1441 Cartwright Street, V6H 3R7.

Steamworks: um brewpub com boas opções de cervejas na pressão (on tap), incluindo cervejas sazonais fantásticas, o que te deixa com a opção de experimentar lago novo de tempos em tempos. Endereço: 157 Alexander St, V6A 1B8.

Alibi Room: uma “Taverna Moderna”, como eles se auto denominam. Possui 50 rótulos de cerveja na pressão e ainda disponibiliza uma degustação com amostras de cervejas artesanais. Endereço: 157 Alexander St, Vancouver, BC V6A 1B8

Os pubs do Mark James Group http://www.markjamesgroup.com: alguns são brewpubs que estão abertos para visitação, com a possibilidade de degustar algumas cervejas for free.

Toronto

The Monk’s Kettle: um pub que homenageia os monges Trapistas belgas e é especializado em cervejas artesanais. Endereço: 3073 Bloor Street West, Toronto

The Mill Street Brewpub: conta com uma boa carta de cervejas próprias, tanto na pressão quanto em garrafas. Endereço: 21 Tank House Lane, Toronto, ON M5A 3C4

The Black Creek Brewery: uma cervejaria que produz cervejas como nos tempos antigos, sem refrigeração, eletricidade, com conservação em barris de madeira, tudo para recriar a história cervejeira de Toronto. E é possível agendar visitas. Endereço: 1000 Murray Ross Pkwy, Toronto, ON M3J 2P3

Great Lakes: Uma cervejaria artisanal famosa por sua Orange Peel Ale, uma cerveja sazonal de Verão. Endereço: 30 Queen Elizabeth Boulevard Etobicoke, M8Z 1L8

Montreal

Montreal está localizada na província de Quebec, onde o idioma predominante é o francês. Não deixe de experimentar de experimentar o Poutine, prato típico de lá, à base de batatas fritas, queijo e molho de carne.

Dundee’s Bar & Grillades: um bar com cara de bar, com comida para quem gosta de tira-gosto e cervejas artesanais. Endereço: 2010 Cresent Montréal, Qc H3G

Les 3 Brasseurs: uma rede de brewpubs, ou melhor, brew-restaurantes com boa comida e uma boa seleção de cervejas da casa. Em Montreal são 4 restaurantes e existem mais 6 espalhados pelo Canadá. Confira os endereços no site.

Peel Pub: não deixe de conhecer esse descontraído pub, sempre agitado e o melhor, tem torneiras servindo as fantásticas cervejas da cervejaria Unibroue, produzidas na cidade de Chambly, vizinha de Montreal. Endereço: 1196 Rue Peel, Montréal, QC H3B 2T6:

E você, conhece algum outro pub interessante no Canadá ou tem alguma sugestão de algum destino bem legal por lá? Deixe um comentário em baixo.

CANADÁ

Capital: Ottawa

Idiomas oficiais: Inglês e Francês

Moeda: Dólar Canadense (CAD$)

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Canadá
    Turismo cervejeiro: Canad...
  • Praia de Laranjeiras
    Destinos cervejeiros de B...
  • Festival Brasileiro da Cerveja
    Festival Brasileiro da Ce...
  • Restaurante Sousplat
    Sousplat, sofisticação ...

Empório da Cerveja

BBC