Turismo cervejeiro: Chile

O Chile é um país mundialmente conhecido pela sua produção de vinho, a qual o deixa, atualmente, como o quinto maior produtor dessa bebida no mundo. E apesar de possuir vinícolas famosas no mundo todo, o Chile é um país que vem apostando no mercado cervejeiro e descobrindo que as cervejas artesanais estão atraindo cada vez mais apreciadores, o que as torna um grande aliado para sua economia.

Chile

A primeira cervejaria do país foi fundada em 1825 por um médico irlandês, Andrew Blest, em Valparaíso, onde hoje é a Praça Aníbal Pinto.

Mapa de Valparaiso

Mapa de Valparaiso, de 1833, mostrando destacada em vermelho onde estava localizada a cervejaria de Andrew Blest.

E apesar de sua fama de grande produtor de vinho, o governo do Chile vem promovendo ações favoráveis ao surgimento de novas cervejarias e o aumento da produção local. Prova disso é que o ProChile, um programa governamental de incentivo à exportação, criasse um departamento exclusivamente dedicado à cerveja, o qual conta com mais de 50 escritórios espalhados pelo país.

Basta procurar por números para se perceber que o Chile está vivendo um boom cervejeiro como nunca visto antes, onde o consumo de cerveja, nos últimos anos aumentou em mais de 100%, enquanto surgiram mais de 300 cervejarias artesanais em todo o país, número que ultrapassa as estatísticas brasileiras, que vêm registrando um certo aumento na quantidade de cervejarias artesanais, porém com apenas pouco mais de 230 registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Esses são motivos mais que suficiente para se entender o porquê do Chile ser um Destino Cervejeiro interessante. Não que a bebida de Baco não tenha o seu mérito, longe disso, mas hoje existe um motivo a mais para se visitar esse país famoso por suas, montanhas, vulcões, desertos, vinhos e, claro, cervejas, por que não?

Destinos interessantes para o turismo cervejeiro no Chile

 

Santiago

Cerveceria Brugge

Dublin Pub: São dois pubs irlandeses de uma mesma franquia, como uma boa variedade de comida chilena e irlandesa. Uma boa variedade de cervejas pode ser encontrada por lá, com preços medianos. Endereços: Mar Tirreno 3349, Mall Paseo Quilín, Peñalolén e Constitución #58, Local 72, Patio Bellavista, Providencia.

Cerveza HBH: Um brewpub bastante elogiado, instalado em um espaço bem amplo, onde os tanques de maturação podem ser vistos através de uma enorme vidraça dentro do próprio pub. Endereço: Av. Irarrázaval 3176, ÑuÑhoa.

Valparaíso

Cerveza Altamira: Uma cervejaria premiada, localizada próxima onde hoje é a Plaza Aníbal Pinto. Por ser uma cervejaria aberta a visitação, vale a pena visita-los. Endereço: Av. Elias 126, Valparaíso. V Región, Chile.

Bar El Irlandes: Um tradicional pub irlandês, com uma extensa carta de cervejas importadas e chilenas. É um lugar bastante procurado por estrangeiros. Endereço: Blanco 1279, Metro Bellavista, 2362633. Valparaíso.

Villarica

Cerveceria Crater: Uma cervejaria instalada aos pés do vulcão Villarica, a 800 km de Santiago. Conta com serviço de acomodação e está aberta a visitação. Endereço: Km. 6,3 Ruta Villarrica-Pucon.

Valdivia

Cerveceria Kunstmann: Essa é uma das maiores cervejarias do país e é aberta a visitação, a qual inclui a degustação de um chope saído direto das torneiras da fábrica. Vale a pena visitar. Endereço: Ruta T-350 N° 950

CHILE

Capital: Santiago

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda: Peso Chileno

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • imagem: Divulgação.
    Westvleteren: como chegar...
  • Argentina
    Turismo cervejeiro: Argen...
  • Irmã Doris. Freira cervejeira da Alemanha.
    Conheça a Irmã Doris, a...
  • patricks-day.jpg
    St. Patrick’s Day e...

Price Beer

BBC