Turismo cervejeiro: Holanda

HOLANDA

Quando se fala em cerveja holandesa, a maioria das pessoas se lembra da Heineken, a sétima cerveja mais vendida do mundo de acordo com o levantamento da Euromonitor International e da Bloomberg News. Mas nem só de Heineken sobrevivem os cervejeiros holandeses! Até porque, na Holanda, a marca é considerada aquela “cerveja de supermercado”, a mais barata.

Holanda

De acordo com o The Brewers of Europe, o país é o que mais exporta cerveja para o mundo.

Cercada por dois grandes produtores de cerveja, a Alemanha e a Bélgica, a Holanda possui uma produção de cervejas excepcional.  Aos turistas, um conselho: aproveitem a oportunidade de descobrir cidades como Amsterdã e expandir seus conhecimentos sobre cerveja, sem gastar tanto!

Um dos lugares mais famosos e visitados pelos turistas na capital holandesa, Amesterdã, é o bairro de Wallen, também conhecido como Red Light District, ou o bairro da luz vermelha.

O bairro boêmio é famoso pelas vitrines nas quais as prostituas se exibem, em turnos diurnos e noturnos, trajando biquínis ou roupas mínimas. Na Holanda, a prostituição é legalizada, tratada como qualquer outra profissão. Um aviso aos turistas: tirar fotos das prostitutas é proibido!

No Red Light District se encontram os mais famosos coffeeshops (locais onde a venda de maconha e haxixe para consumo pessoal é tolerada pelas autoridades locais) da cidade. O bairro fica no coração de Amesterdã, na região central. Não é considerado um bairro perigoso, mas é bom tomar cuidado, principalmente após a 1h da manhã.

Outra cidade que não pode ficar de fora de sua visita à Holanda é Rotterdã. A cidade portuária tem uma vida noturna intensa é tem como destaque a sua arquitetura moderna.

Rotterdã também possui algumas fábricas de cerveja, como a Bier&zO e Pelgrim Stadsbrouwerij.

Dicas interessantes:

- Não vá para a Holanda para beber Heineken! A Heineken está para os holandeses como a Cachaça 51 está para os brasileiros. Além disso, você pode tomar a Heineken aqui no Brasil.

- Na Holanda os Pubs são conhecidos como Cafés. Só não vá se confundir com coffeeshop

- A Christoffel Blond foi eleita por quatro anos consecutivos melhor cerveja da Holanda. É uma American Lager, puro malte, não filtrada e não pasteurizada.

- Roterdã tem clima puramente estudantil, pois a maioria de sua população é formada por jovens. Durante o verão europeu, recebe cerca de 30 festivais, com variadas performances artísticas. Os eventos acontecem, sobretudo, entre maio e setembro, a maioria deles ao ar livre e gratuitos.

Destinos interessantes para o turismo cervejeiro na Holanda:

 

  • Amsterdã

- ‘t Arendsnest:

 Especialista em cerveja holandesa, a casa é pequena e charmosa, e não é difícil encontrar um local para sentar. Os garçons falam inglês e são bastante sociáveis, portanto, aproveite para pegar algumas dicas. Só não vale elogiar as cervejas belgas e alemãs.

Para pedir, aposte na Snab Pale Ale. Uma American Pale Ale feita na Holanda, com teor alcoólico de 6,3%, é frutada sem ser adocicada.

Horários de funcionamento: Seg – Qui: 12h -0h00 Sex – Sáb: 12h-02h Dom: 12h-00h00

Endereço: Herengracht 90

Site: http://www.arendsnest.nl

Twitter: @cafearendsnest

Facebook: https://www.facebook.com/arendsnest

- Browerij ‘t IJ

A microcervejaria produz a própria cerveja artesanal de forma bastante limitada. E o melhor, você pode experimentar as cervejas no pub da própria cervejaria, aos pés de um moinho de vento! É um dos locais preferidos dos amsterdaneses.

A dica é visitar o local quando o tempo tiver bom, já que a maior parte do pub é ao ar livre. Para pedir, sugerimos a Columbus, uma cerveja forte, com 9% de teor alcoólico e é extremamente saborosa.

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 15h00 às 20h00

Endereço: Funenkade, 7

Site: http://www.brouwerijhetij.nl/splash-page

Twitter: @BrouwerijtIJ

Facebook: https://www.facebook.com/brouwerijhetij

- In de Wildeman

O café é um dos mais disputados e está quase sempre lotado, mas vale a pena esperar e conseguir um lugar.  O In de Wildeman oferece diversas opções de cervejas europeias, sendo 17 estilos na pressão e mais 200 outras em garrafas. Atenção: as cervejas por lá tem um alto teor alcóolico!

Os atendentes são simpáticos, mas um pouco lentos, por isso, prepare-se para buscar sua cerveja no balcão!

A dica é pedir a “Bier van de maand” cerveja do mês, que eles escolhem pra destacar e servir tirada na pressão.

Horário de funcionamento: Seg – Qui: 12h à 01h Sex e Sáb: até 2h

Endereço: Kolksteeg 3

Site: http://www.indewildeman.nl

Twitter: @indewildeman

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Bierproeflokaal-In-De-Wildeman/167212619967952

- De Bekeerde Suster

O local é um café, um restaurante e uma microcervejaria. Está localizado no centro de Amsterdã e é bastante disputado. Além das cervejas produzidas pela casa, é possível encontrar também algumas marcas industrializadas.

A dica é pedir A Witte Ros, cerveja de trigo da casa, com teor alcoólico de 5% e levemente seca.

Horário de funcionamento: Seg – Qui: 15h à 01h Sex e Sáb: 12h às 2h Dom: 12h às 0h00

Endereço: Kloveniersburgwal 6

Site: http://www.debekeerdesuster.nl

Facebook: https://www.facebook.com/debekeerdesuster

- Café Gollen

É um dos cafés mais famosos de Amsterdã e um dos mais antigos nesse segmento no país. Possui um estoque com mais de 200 rótulos de cervejas e 10 estilos de cervejas tiradas na pressão.

A dica é pedir alguma cerveja belga.

Horário de funcionamento: Seg – Sex: 16h à 01h00, Sáb e Dom: 14h às 2h

Endereço: Raamsteeg 4

Site:  http://cafegollem.nl

Facebook: https://www.facebook.com/CafeGollem2

- Brouwerij de Prael

Localizada no Red Light District, o brewpub possui cervejas batizadas com o nome de cantores holandeses. Tripel, Kölsch, Bock, Stout e IPA estão entre alguns dos estilos disponíveis. É possível fazer um tour com degustação no local e, em seguida, ir se divertir no bar-restaurante da microcervejaria.

A dica é pedir uma Johnny, uma cerveja Pils em estilo holandês.

Horário de funcionamento: Ter – Qua: 13h às 23h, Qui – Sáb: 13h à 01h e Dom: 12h às 23h

Endereço: Oudezijds Voorburgwal 30, 1012

Site:  http://deprael.nl

Twitter: @deprael

Facebook: https://www.facebook.com/DePrael

- Bier Fabriek

Um brewpub que fabrica duas cervejas de estilos diferentes: a Nero, que é uma Porter e a Rosso, que é do estilo Amber Ale. Além disso, o bar conta com uma cerveja exclusiva que não é fabricada em sua cervejaria: Puur, uma Pilsen não filtrada e não pasteurizada, fabricada pela cervejaria Limburg Brewery Alfa.

A maioria dos pratos servidos no Bier Fabriek são de origem orgânica e o estabelecimento recomenda o seu frango assado na brasa.

Um ponto interessante do Bier Fabriek são suas Tap Tables, que são mesas onde a pessoas podem se sentar e servir a sua própria cerveja à vontade, pagando um preço final pré-estabelecido por litro. Nas Tap Tables existe também a opção do consumo pré-pago, ou seja, o cliente paga adiantado uma quantidade que ele gostaria de consumir e quando ele atingir o valor comprado as torneiras param de servir.

Horário de funcionamento: Seg – Qui: 13h à 01, Sex e Sab: 13h às 02h e Dom: 13h à 00h.

Endereço: Rokin 75 / Nes 92 1012 KL

Site: http://www.bierfabriek.com

Twitter: @Bierfabriek

Facebook: https://www.facebook.com/bierfabriek

  • Tilburg

- Bierbrouwerij de Koningshoeven

A única cerveja trapista produzida na Holanda é encontrada no sul do país, em Tilburg, na Bierbrouwerij de Koningshoeven. Lá é produzida a La Trappe, e é possível fazer excursão pela cervejaria (em holandês), além de degustar o precioso líquido nos jardins dos monges.

Horário de funcionamento: Variável de acordo com as estações do ano

Site: http://www.latrappetrappist.com

Twitter: @LaTrappeBeer

Facebook: https://www.facebook.com/LaTrappeTrappist

 

Festivais

Bierbokfestival – Festival de Cerveja Bock

Durante o mês de outubro acontece na Holanda o Bierbokfestival – Festival de Cerveja Bock.  O evento acontece no Beurs van Belarge, um curioso prédio em Amsterdã. Ao chegar ao festival, você pega um copo e pode comprar fichas que podem ser trocadas em dezenas de barracas de cervejarias holandesas e países vizinhos. Durante o evento é distribuído um guia com as cervejas disponíveis. As datas do festival variam a cada ano.

 

Quer visitar mais destinos cervejeiros na Holanda? Então confira a lista de cervejarias do país:

http://www.cambrinus.nl/brw/BROUW.HTM

Ah, e se gostar de algum, conte pra gente!

 

HOLANDA

Capital: Amsterdã

Idioma oficial: Neerlandês, também conhecido como holandês

Moeda: Euro

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Cerveja Bohemia Confraria
    Petrópolis, A Cerveja Bo...
  • Temple Bar
    Temple Bar: um centro cul...
  • Ando USA
    Conheça o CervejANDO 201...
  • Atitude Artesanal, Cerveja e Rock'n Roll
    Clube Chalezinho e Price ...

Empório da Cerveja

BBC