Turismo cervejeiro: Portugal

Apesar de ser um país famoso por seus vinhos e em especial ao Vinho do Porto, Portugal tem em suas raízes etílicas, tradições que os remetem a um passado cervejeiro, em período anterior à conquista dos seus territórios pelos romanos.

Portugal

Existem registros que comprovam que os Lusitanos, povos pré-romanos que habitavam a Península Ibérica, consumiam uma espécie de cerveja primitiva feita de cevada, claro.

Hoje Portugal exporta cerca de 30% de sua produção nacional de cerveja, sendo Angola o principal destino de suas exportações. Enquanto isso, a taxa de importação de cervejas no país foi de apenas 3%, com um consumo médio per capita de 59 litros no mesmo ano. Isso mostra que a cerveja é também uma bebida muito apreciada nas terras de Cabral.

Recentemente a Guinness Portugal lançou uma campanha cujo objetivo era encontrar o Profissional da Cerveja, o qual tinha como tarefas disseminação dos conhecimentos acerca da cerveja Guinness. Para tanto, seria necessário que esse profissional, após ter sido escolhido para o cargo, fosse até Dublin, capital da Irlanda, para aprender sobre as características da cerveja, suas histórias e também como tirar uma pint perfeita. O profissional teria um horário flexível, deveria cuidar das redes sociais da campanha e percorrer os pubs que comercializam Guinness no país. E desde julho desse ano, esse sortudo vem executando esse trabalho um tanto quanto prazeroso. Confiram tudo isso na fan page da Guinness Portugal. https://www.facebook.com/GuinnessPortugal?fref=ts

Destinos interessantes para o turismo cervejeiro em Portugal

Lisboa

República da Cerveja: Restaurante de culinária tradicional, mas que não se atém apenas aos pratos típicos portugueses. Tem em sua carta de cervejas algumas importadas como a Guinness, Kilkenny e Carlsberg, além de algumas cervejas artesanais da casa. Endereço: Jardim das Tágides, lote 2.26.01 – Parque das Nações 1900-280 Lisboa Lisboa (Santa Maria Dos Olivais).

O’Gilins Irish Pub: É o primeiro pub irlandês de Lisboa, com uma grande variedade de cervejas na pressão, incluindo a Guinness e outras como as belgas Duvel e Chimay e a Alemã Franziskaner. Em seu repertório de música ao vivo é comum encontrarmos música tradicional irlandesa.

Museu da Cerveja: Um museu dedicado à cultura cervejeira e às próprias cervejas dos países de língua portuguesa. Bem interessante também é o Espaço de Cervejaria, onde o visitante pode degustar uma cerveja em um ambiente que reconstitui os ambientes das antigas cervejarias. Endereço: Terreiro do Paço – Ala Nascente – Nº 62 a 65 1100-148. Telefone: 00 351 210 987 656

Bairro Alto: é um bairro antigo no centro de Lisboa. Suas ruas são estreitas e calçadas com pedras, com casas antigas. É um bairro famoso pela sua agitada vida noturna, sendo o ponto de encontro de várias culturas e gerações. É bom ficar um pouco atento em relação a furtos e assaltos, já que a o bairro é muito procurado por turistas, o que faz dele alvo de pessoas má intencionadas.

Porto

Bonaparte Pub: O dono é alemão mas o pub é irlandês. O “Bona”, como ele é conhecido pelos clientes mais habituais, é um bom lugar para se apreciar uma boa Guinness, além de cervejas alemãs a Erdinger, Franziskaner e Lowenbrau e belgas como a Duvel, Leffe, Scaldis e  Chimay. Endereço: Av. do Brasil, 130 4150-151 Foz do Douro.

Ryan’s Irish Pub: Pub irlandês com música ao vivo, onde é possível apreciar as cervejas irlandesas Guinness e Kilkenny, além de outras mais de 30 outras cervejas, belgas em sua maioria. Endereço: R. do Infante D. Henrique, 18 T. 96 304 1615.

Restaurante Fonte da Luz: Um bom restaurante para se apreciar boas cervejas, já que conta com uma carta de mais de 50 rótulos, em sua maioria belgas. Endereço: Av. Afonso Henriques, 1140, Matosinhos T. 22 9371523.

Coimbra

Cervejaria Praxis: Um brewpub com boa comida típica e 5 tipos de cervejas artesanais, sendo uma delas sazonal. O interessante são os tanques de fermentação que ficam visíveis para os clientes, dando um ar mais intimista ao ambiente. Endereço: Urb. Quinta da vaizea Lote 29 Santa Clara. Telefone: +351 239 440 207 email: cervejaria@praxis.pt 

PORTUGAL

Capital: Lisboa

Idioma Oficial: Português

Moeda: Euro (€)

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • minas-mixbeer.JPG
    Minas Mixbeer 2013 em Bel...
  • turismo-cervejeiro-holanda.jpg
    Turismo cervejeiro: Holan...
  • Pub Escondido. Copacabana. Rio de Janeiro.
    19 bares de cervejas arte...
  • Bierland
    Cervejaria Bierland: um p...

Eventos

BBC