Uaimii: o mais novo brewpub de Belo Horizonte

Uaimii é o nome do mais novo brewpub a fincar suas raízes na capital mundial dos bares e ainda que existam controvérsias sobre esse título que Belo Horizonte tanto se orgulha (já contei aqui minha experiência em Dingle, na Irlanda, com seus quase 60 pubs para seus 1200 habitantes), tais controvérsias não são um empecilho para dizermos que o Uaimii mostrou sua cara com grande estilo.

A fachada

A fachada do pub.
foto: Divulgação.

Inaugurado no dia 11/09/2014, esse pub veio elucidar uma tendência que tem começado a ganhar atenção no Brasil, que são os bares que fabricam a própria cerveja in loco, conhecidos como brewpubs, tendência essa que já está consolidada em vários países da Europa, bem como nos Estados Unidos e Canadá. O caso do Uaimii é um pouquinho diferente, já que sua fábrica fica próxima a cidade de Itabirito, na região metropolitana de Belo Horizonte. De qualquer forma, esse não deixa de ser um pub que fabrica a própria cerveja, já que ele só comercializa cervejas produzidas exclusivamente para o estabelecimento.

Estilos de cerveja

Meu amigo Alexandre Durão com uma Dortmunder Export e eu com uma Dry Stout, muito boa, por sinal.

São 4 estilos comercializados na casa, sendo eles o Dry Stout, o Dortmunder Export, o Weizen e o American Pale Ale, porém o cardápio do pub já sinalizada a chegada, em breve, do estilo Bière de Garde. E para os que gostam de outras bebidas, a sua carta de drinks também é bem interessante, com receitas inéditas, todos preparados à base de cerveja.

O balcão

O balcão e suas torneiras de chope.

O pub, que tem em sua decoração elementos dos pubs de estilo inglês e americano, tem em seu cardápio um toque bem brasileiro, criado para harmonizar com as cervejas da casa, sendo que a cozinha é equipada com um forno especial que permite a preparação de pratos fritos sem a necessidade de óleo, ou seja, nada de fritura por lá. Para os que pretendem ficar só na cerveja, sem comer muita coisa, a casa oferece como cortesia um couvert de lâminas de polvilho aromatizado com ervas e especiarias.

O ambiente

Clientes próximos ao balcão.

foto: Divulgação.

A casa tem uma intervenção acústica bastante e eficiente, o que faz com que o bar não incomode os vizinhos, além de distribuir a música ambiente de forma equilibrada em todo o pub, sem que o volume fique exagerado. E sim, por lá é possível conversar sem gritar.

O nome Uaimii é em homenagem a uma floresta localizada perto de onde se encontra a fábrica da cerveja Uaimii, sendo que seu significado tem relação com uma denominação indígena para o Alto do Rio das Velhas, rio que é o maior afluente em extensão do Rio São Francisco.

Uaimii

Fica então a dica para quem procura um bar com cervejas exclusivas, ambiente agradável e boa comida. Então, que o Uaimii seja bem vindo a Belo Horizonte.

Um brinde.

Price Beer Club

SERVIÇO

Uaimii

Endereço: Rua Grão Mogol, 1176 – Sion

Telefone: (31) 3285-3435

Site: www.uaimii.com.br

Facebook: www.facebook.com/Uaimii

Horário de Funcionamento

De terça a sábado, das 17h às 00h

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • museu-de-cerveja.jpg
    Procurando um museu de ce...
  • Confece
    Festa de 7 anos da Confec...
  • Faro Lambic
    Mondial de la Bière 2013...
  • aniversario-destino-cervejeiro-barba.jpg
    Festa de aniversário do ...

BBC