Cervejaria Bierland: um passeio no tempo em Blumenau (SC)

É impossível falar de cervejas brasileiras sem se falar em Blumenau, cidade catarinense que é palco da 2ª maior Oktoberfest do mundo e palco também do Festival Brasileiro da Cerveja (leia o post sobre o festival), que por sua vez é o maior do Brasil em termos de festivais de cerveja. É impossível também falar de Blumenau sem se falar na forte influência que a cultura alemã exerceu ao longo do tempo e ainda exerce na região. E por falar em cultura alemã, vamos falar um pouco de cerveja e de como a cervejaria Bierland resgatou um pouco das antigas tradições de fabricação de cerveja na região, engarrafando-as em uma das suas mais recentes criações: a cerveja Bierland Blumenau.

Blumenau está localizada no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. A cidade foi fundada em 1850 pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, juntamente de alguns outros compatriotas. A partir daí as terras da região foram divididas em lotes para que outros colonos pudessem se fixar por lá e foi justamente nessa época que o Brasil recebeu inúmeros imigrantes alemães, além de imigrantes de outras nacionalidades, que se instalaram no sul do país.

Blumenau

foto: Blumenau-AllesBlau

O alemão Heinrich Hosang foi o primeiro cervejeiro da região e depois dele vieram outros, bem como surgiram várias cervejarias com pequena produções, cada uma com suas particularidades devido ao processo de produção que era bem caseiro, sem muitas características industriais.

Basicamente era utilizada lenha para a secagem do malte e também para a torrefação dos grãos que seriam utilizados em receitas em que levavam malte torrado e como não havia um controle preciso desse processo, muitas vezes ocorriam variações no produto final a cada lote. Já a fumaça proveniente da queima da lenha fazia com que o malte ficasse ligeiramente defumado, levando essa característica para as cervejas que eram produzidas a partir do mesmo.

O lúpulo adicionado à cerveja nessa época era em flor, já que dificilmente ele seria encontrado nas versões peletizadas, muito comuns hoje em dia, sem levar em conta que essa é uma planta de difícil produção comercial no Brasil (era mais difícil ainda no século XIX) devido à sua adaptação aos climas mais frios.

Era comum que as cervejas fossem fermentadas em tanques abertos e a filtração era praticamente inexistente, o que favorecia uma maior turbidez do produto final.

O teor alcoólico das cervejas era baixa, o que a tornava propícia a ser consumida em grandes quantidades.

Bierland Blumenau

Bierland Blumenau.

E foi juntando dados como esses que a cervejaria Bierland resolveu homenagear as origens cervejeiras da região, o que por si já seria uma homenagem à sua própria origem. Com isso foi desenvolvida a cerveja Bierland Blumenau, que apresenta uma cor amarelo palha, turva por não ser filtrada, um sutil toque de defumado, tanto no aroma, quanto no paladar (muito mais sutil do que em uma Rauchbier, por exemplo), resultado do uso de uma pequena adição de malte defumado. É uma cerveja de corpo médio/baixo e com o teor alcoólico de 4%. Não é a toa que ela ganhou medalha de Ouro no I Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em paralelo com o Festival Brasileiro da Cerveja de 2013, na categoria Experimental Beer.

Fábrica da Bierland

Eu em meio aos tanques de fermentação da fábrica.

Num outro viés, a Bierland investiu em muitas receitas que estão sobre a chancela da Lei da Pureza da Cerveja, a Reinheitsgebot, instituída em 1516 na Baviera, sudeste da Alemanha e que previa a utilização apenas de água, malte e lúpulo para a produção de cerveja (as leveduras ainda não eram conhecidas nessa época mas foram incorporadas à lei após o seu descobrimento). Muitas das receitas da cervejaria são produzidas de acordo com essa lei, a qual marca alguns dos parâmetros da escola alemã de cervejaria.

Bierland Bruxa

Bruxa Blond Ale.

Mas não só de origens alemãs vive a Bierland, uma vez que são produzidas outras receitas derivadas das escolas inglesa e belga. E pensando em extravasar essa fronteira que remonta à época da colonização alemã na região, a Bierland lançou, em agosto de 2012, um concurso de cervejas catarinenses que iria premiar o vencedor com uma produção colaborativa de sua própria receita em conjunto com a cervejaria. E a vencedora foi a Bruxa Blond Ale, de estilo Belgian Blond Ale, com características bem acentuadas para o seu próprio estilo, que a coloca no limite da classificação do estilo ao qual ela pertence, fazendo dela uma cerveja única, além de muito saborosa. O seu criador foi o cervejeiro Ronaldo Dutra Ferreira, de Florianópolis, que agora tem sua própria cervejaria produzindo a Bruxa (nome em homenagem à cidade de Bruxelas) em conjunto com a Bierland. A medalha de prata que ela levou no I Concurso Brasileiro de Cervejas, veio provar que ela merece ter vida longa em uma produção comercial, ainda mais que ela foi a única do Belgian-Style Blond Ale que atingiu pontuação suficiente para concorrer a medalhas nessa categoria.

Empacotadeira

O galpão de engarrafamento e armazenagem das cervejas já engarrafadas.

Indo a Blumenau é possível conhecer a fábrica da cerveja e bebê-las diretamente da fonte, no bar anexo, e ainda harmonizá-las com uma grande variedade de petiscos disponíveis no bar, que é de um estilo rústico tem uma decoração temática inspirada nas tradicionais cervejarias da Europa.

Bierland

Fachada frontal da cervejaria e o bar anexo.

O que podemos dizer é que a cervejaria Bierland não só veio nos presentear com boas cervejas, fiéis ao seus estilos e propostas, daquelas que você experimenta e fica com vontade de não parar mais, mas também veio nos presentear com tudo que nos remete à cultura catarinense, que trilhou seus próprios caminhos e se firmou como uma cultura única, de expressão própria, tudo isso traduzido em cervejas que tem uma história para contar e que nos proporcionam um passeio no tempo e uma busca pelas tradições presentes em Blumenau e em toda Santa Catarina.

CERVEJARIA BIERLAND

R. Gustavo Zimmermann, 5361

Itoupava Central / Blumenau – SC, 89063-000

Telefone: (47) 3337-3100

www.bierland.com.br

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • pavilhao.jpg
    Oktoberfest em Munique...
  • cervejas-engarrafadas.JPG
    Visita à fábrica da cer...
  • aniversario-destino-cervejeiro-barba.jpg
    Festa de aniversário do ...
  • Festival Brasileiro da Cerveja
    Festival Brasileiro da Ce...

Empório da Cerveja

BBC