Visita à fábrica da cerveja Itaipava em Petrópolis (RJ)

Quem é que nunca se deparou com uma propaganda, um cartaz ou mesmo uma garrafa da cerveja Itaipava está mentindo ou não vive no Brasil, isso porque essa cerveja já se tornou uma grande conhecida da maioria dos brasileiros e vem conquistando um mercado enorme no país outrora dominado por outras grandes cervejarias.

A Itaipava faz parte do Grupo Petrópolis, que é também responsável pela produção de outras cervejas como a Crystal, Lokal, Petra, Black Princess e a Weltenburger Kloster, que é uma cerveja especial alemã, porém produzida pelo Grupo Petrópolis aqui no Brasil.

Tanques de fermentação

Mesmo de longe é possível de se ver os tanques de fermentação da fábrica.

A fábrica da Itaipava fica localizada no distrito de Pedro do Rio, que pertence ao município de Petrópolis, RJ e é de grande importancia para a economia local. Não dá para visitar a região e não se deparar com pelo menos um bar que tenha a placa da Itaipava.

A estrutura da fábrica conta com uma das maiores e mais modernas plantas de produção do país e utiliza tecnologia de ponta para a produção de suas cervejas, que têm entre seus ingredientes a água proveniente das montanhas ao redor.

Cervejas engarrafadas

As cervejas já engarrafadas correndo nas esteiras.

A fábrica é aberta a visitação, que é guiada desde a entrada em suas instalações até o momento final que é a degustação. Mas se você pretende agendar uma visita, faça-o com muita antecedência e quando digo muita eu me refiro a um ou dois meses.

Na visita, o guia nos mostra todos o processos que envolvem a fabricação da cerveja, desde a brassagem (que em termos gerais é o cozimento do malte) até o engarrafamento e rotulagem. O interessante é ver a velocidade e a automação com que o maquinário funciona, algo completamente diferente das cervejarias artesanais que eu já visitei. Daí temos uma noção do porquê de se atribuir valores diferentes para esses dois diferentes processos de produção cervejeira.

Tanques de brassagem

Nessa sala é possível ver alguns tanques de brassagem e filtragem em funcionamento.

Tanque de filtragem

Tanque de filtragem.

Mas sem fazer comparações, vale dizer que a visita à fábrica da Itaipava é sensacional, principalmente para aqueles que querem entender um pouco mais sobre o processo de produção daquela loira gelada que compõem a mesa de muitos de nós em nossos momentos etílico-cervejeiros.

Na fábrica da cerveja Itaipava

Eu com alguns equipamentos de segurança e ao fundo caixas e mais caixas de cerveja empilhadas, prontas para seguir vários destinos.

Ao final da visita, somos levados para o bar da fábrica, onde é servido o chope claro e o escuro da Itaipava, sendo que no dia que eu fui, foram servidas todas as cervejas do grupo, isso porque tinha um grupo de alemães em meio aos visitantes. Sorte a minha, pois pude experimentar todos os estilos das cervejas da Weltenburger Kloster praticamente saídos direto da fábrica. E diga-se de passagem, a Weltenburger Kloster é uma cerveja de tirar o chapéu  assim como a Petra, em se tratando de uma cerveja produzida em larga escala.

Degustação de chope

Na degustação: um momento muito aguardado pelos visitantes.

E se forem a Petrópolis, não deixem de visitar o Museu da Bohemia e também a vinícola Maiworm, onde o Sr. Adalmir Maiworm produz uma cerveja caseira de raro sabor. Existem outras cervejarias na região mas estas eu vou deixar para um próximo momento. E se forem visitar a fábrica da Itaipava, lembrem-se que bebida e direção não combinam, por isso existe refrigerante produzido pelo Grupo Petrópolis para ser servido aos menores de idade e aos motoristas da rodada.

SERVIÇO

Fábrica da Itaipava em Petrópolis

Endereço: Rua Trajano de Paula Filho, 199. Pedro do Rio – Petrópolis / RJ CEP: 25750-160

Tel: (24) 2103-8000 / (24) 2223-9000

Site: http://www.grupopetropolis.com.br/beer-tour-turismo

Horário de Funcionamento: De terça a quinta-feira às 15h. Sexta-feira às 11h e 15h. Sábado às 9h30 / 13h e 15h

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Irmã Doris. Freira cervejeira da Alemanha.
    Conheça a Irmã Doris, a...
  • A festa
    Oktoberfest 2013 em Blume...
  • Cervejaria Nacional
    Cervejaria Nacional: a ú...
  • Pubs irlandeses
    Os Fantásticos Pubs Irla...
  • Anonymous

    top de mais gostaria de saber como que fais pra ta levando um grupo de estudante de engenharia de alimentos da uft para conheçer toda estrutura ?

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Olá, o endereço deles é:

      Unidade fabril de Petrópolis
      Rua Trajano de Paula Filho, 199
      Pedro do Rio – Petrópolis / RJ
      CEP: 25750-160

      E o telefone de contato para visitação é: (24) 2103-8000

      Sugiro que ligue ou envie um e-mail para receber maiores informações e se pretende agendar uma visita, faça com muita antecedência, já que a visitação é muito requisitada. Boa sorte.

  • Anonymous

    Fica localizado no distrito de PEDRO DO RIO.

    • http://www.blogger.com/profile/03189301942271218843 Johnnie Lustoza

      Obrigado pela dica. Agora já está devidamente corrigido. Forte abraço.

Eventos

BBC