Westvleteren: como chegar ao mosteiro

Sem dúvidas as cervejas Trapistas são umas das mais cultuadas no mundo e dentre elas, as cervejas da Westvleteren são as mais cobiçadas. Essa cervejaria foi fundada em 1838 no mosteiro trapista de Sint Sixtus, na pequena cidade de Vleteren, na Bélgica e desde então vem produzindo algumas das cervejas mais elogiadas no mundo.

Uma consideração, antes de tudo, é que as visitas ao mosteiro são fechadas para o público e, caso não haja um convite especial, a visita fica restrita ao café In de Vrede, que é anexo ao mosteiro. Não que isso seja um problema, uma vez que os 3 rótulos da Westvleteren quase sempre são servidos por lá, sem falar na comida, que é deliciosa. É possível conhecer também o Claustrum, que é um centro de informações, que fica próximo ao In de Vrede, onde dá pra aprender um pouco sobre a vida e a rotina dos monges do mosteiro.

Entrada do In de Vrede, da cervejaria Westvleteren

Entrada do café In de Vrede, da cervejaria Westvleteren.

Abadia

Entrada do mosteiro de Sint Sixtus onde fica a Westvleteren.
foto: Internet.

Para quem não está de carro, o melhor é ir de trem até a cidade de Poperinge, cujo centro fica a aproximadamente 6Km de distância do mosteiro. Como a Bélgica é toda cortada por linhas de trem, não é difícil de se chegar em Poperinge, ainda que se esteja onde estiver. No site da Rail Europe (clique aqui) é possível encontrar várias opções com muitos horários disponíveis, inclusive indo de outros países europeus para lá. Como existem várias companhias de trem na Europa, o usuário do site da Rail Europe pode ficar um pouco confuso, mas pelo menos dá para ter uma noção dos valores, horários, tempo de viagem e etc.

O idioma falado na região é o Neerlandês, ou Flamengo, porém, devido à proximidade com a França, muitas pessoas falam francês por lá. Existe também um dialeto próprio, chamado de Westvlams, que mistura o francês, um pouco do inglês e o neerlandês medieval, mas esse dialeto é usado apenas entre os locais.

A maioria das pessoas que trabalham no comércio por lá falam inglês, mas é bom ter um pouco de cautela e não contar só com essa língua, já que os mais velhos podem não saber falar tão bem. Eu mesmo peguei um táxi no qual a taxista não falava quase nada de inglês. Por sorte, conseguimos nos comunicar com gestos e algumas poucas palavras mais universais.

Ruas de Poperinge.

Nas ruas da cidade.
foto: Internet

A estação de trem de Poperinge, que é uma cidade pequena, fica bem próxima ao centro da cidade, ou seja, existe uma certa atividade comercial por perto, sendo que boa parte da cidade pode ser explorada a pé. A partir daí, existem algumas opções para se chegar ao mosteiro, mas antes de planejar sua ida ao In de Vrede, é bom conferir o calendário de funcionamento deles (link no final do texto) para não dar de cara com as portas fechadas.

A PÉ ATE A WESTVLETEREN

Desde que não esteja chovendo e que o tempo esteja agradável, não é um problema muito grande chegar a pé no mosteiro, mas como é uma caminhada de 6Km, é preciso um mínimo de disposição e calçados confortáveis para não ter problemas durante o trajeto.

É bom ter um mapa para não se perder e a minha dica é entrar no Google Street Views e simular o trajeto da estação ate o mosteiro para se acostumar com alguns marcos importantes para a localização.

Segue abaixo um mapa com o trajeto:

DE CARRO

Como não existem locadoras de carros em Poperinge, fica complicado chegar até lá e procurar alguma locadora em alguma cidade próxima. Nesse caso, o melhor a se fazer é ir ate uma cidade que tenha locadora e de lá ir até a Westvleteren, sem necessariamente passar por Poperinge.

Algumas empresas como a Hertz, Enterprise e Europcar possuem unidades em cidades próximas.

De qualquer forma, para quem estiver indo de carro e quiser passar por Poperinge, é só seguir as orientações do mapa acima. Caso queira usar um GPS, o endereço é: Donkerstraat 13 – 8640 Westvleteren.

TÁXI

Como Poperinge é uma cidade pequena, não existem muitos táxis por lá, mas não é tão difícil encontrar um. Muitos taxistas têm algum outro tipo de atividade, daí as vezes é preciso marcar hora com alguns deles, tanto para ir para o mosteiro, quanto para voltar. Eu fui de taxi para o In de Vrede, mas para conseguir um eu tive que ir até um café, de nome Falstaff, que fica ao lado da estação de trem, pedir uma cerveja e um petisco rápido e então perguntar para o barman se ele poderia fazer a gentileza de pedir um taxi pra mim. Ele foi super prestativo e na mesma hora conseguiu um taxi com hora marcada.

Como falei anteriormente, tive que me virar para marcar um horário de volta, mas a comunicação limitada não foi problema e no horário marcada a taxista estava lá para me levar de volta para a estação. O trajeto ida e volta ficou por €30,00, um pouco caro, mas foi o que eu consegui.

Para maiores informações, visite o site da companhia de taxi que atende em Poperinge clicando aqui.

BICICLETA

Outra forma de se chegar até o mosteiro e que é bem utilizada por muitos turistas, é a bicicleta.

Plantações de lúpulo de Poperinge.

As plantações de lúpulo de Poperinge. Parte deles abastecem a Westvleteren.
foto: Internet

Em Poperinge existem duas locadoras de bicicletas, além de hotéis que alugam bicicletas para quem está hospedado.

Segue abaixo as informações das locadoras:

Belfort

Grote Markt 29

8970 Poperinge

T 057 33 88 88

fietsverhuur@telenet.be

Tomacc-bikes

Paardenmarkt

8970 Poperinge

T 057 33 66 25

info@tomacc.be

TRANSPORTE PÚBLICO

Não existem muitas formas de se chegar por transporte público, mas em dias de aula, é possível pegar o ônibus escolar da linha 24, em frente à bilheteria da estação de trem. Como o ônibus é escolar, seu horário é bem cedo, por volta das 7 da manhã e o valor da passagem é de aproximadamente €3,00. O ponto de parada fica bem perto do mosteiro. Para voltar, basta pegar o mesmo ônibus, por volta das 18h.

O In de Vrede só abre às 10 da manhã, então pode ser um pouco entediante ficar esperando do lado de fora até esse horário, já que não há muita coisa pra se fazer nos arredores, principalmente no inverno. Portanto, acredito que essa opção de transporte não seja a melhor de todas.

Existe também um serviço especial de transporte, o Belbus (ou “Wigglybus”), mas esse precisa ser agendado com, no mínimo, 2 horas de antecedência e apenas pelo telefone +32 59 56 52 56. Confira o site (clique aqui) do Belbus.

Espero que essas informações possam ajudar a planejar a sua ida à Westvleteren e que sua viagem seja muito proveitosa. Se você souber de mais dicas de como chegar até o mosteiro, compartilhe conosco deixando um comentário em baixo ou então envie um e-mail para contato@destinocervejeiro.com.

SERVIÇO

In de Vrede

Endereço: Donkerstraat 13 – 8640 Westvleteren.

Tel: +32 (0)57 40 03 77

Site: http://www.indevrede.be/

Facebook: https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-In-De-Vrede-208261565979483/

Horário de funcionamento: Consultar calendário (clique aqui)

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • chopes-artesanais
    Chopes artesanais viram e...
  • Banheira de cerveja
    Banheira de cerveja na Re...
  • famine-memorial.jpg
    A Irlanda, Dublin e a Gui...
  • Harmony Brewing Company
    Harmonizações na cervej...

Empório da Cerveja

BBC