Engenheiro cria sabonetes com cerveja

Sabonetes com cerveja

Há cerca de seis meses, o engenheiro mecânico Bruno Lopes se viu obrigado a retomar o estudo de fórmulas e livros para conseguir criar um sabonete artesanal dos seus sonhos: fabricado com cerveja!

Após criar uma empresa de sabonetes artesanais, Bruno resolveu incorporar cerveja em uma das fórmulas. A ideia surgiu quando o engenheiro começou a fazer barba com navalha reta e em alguns blogs sobre o assunto acabou descobrindo que algumas pessoas utilizavam sabonetes feitos com cerveja para afiar o instrumento.

Debruçado em livros e pesquisas, o engenheiro acabou descobrindo que seria mais fácil utilizar produtos sintéticos ou químicos na fórmula de seu produto, mas preferiu um caminho mais difícil, porém prazeroso: utilizar produtos naturais.

Para cada 1,4 kg de sabonete, Bruno precisa de 300 a 400 ml da cerveja escolhida. A cerveja fica aberta por dois ou três dias para tirar o gás e em seguida é colocada no congelador para que o álcool saia. Isso faz com que o sabonete não tenha cheiro ou gosto de cerveja.

Terminada esta etapa, a cerveja recebe a base alcalina, óleos e aromas. Cada um desses ingredientes é meticulosamente pesado e tem a temperatura checada a cada instante. Um pequeno erro e todo lote pode acabar indo para o lixo. Depois de três a quatro dias dentro do molde, os sabonetes com cerveja são tirados, limpos, cortados e deixados para secar.

As pequenas e médias cervejarias têm se interessado em ver seus produtos transformados em sabonete, e os pedidos já estão sendo analisados.

Saiba mais!

Já pensou em tomar banho de cerveja? Confira em “Castelo na Áustria oferece banho de cerveja a turistas“.

 

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cervejanaodabarriga
    Boas notícias: a cerveja...
  • curso-de-sommelier-de-cerveja
    Instituto da Cerveja ofer...
  • cervejas Premium
    Presidente da AB Inbev pr...
  • 08demaio-principal
    Ambev anuncia produção ...

Price Beer

BBC