Harmonização de cervejas com carne suína defumada

Já faz um tempinho que eu queria escrever um post sobre harmonização de cervejas com carne suína e hoje eu resolvi escrever sobre o assunto, já que há alguns dias atrás eu recebi um presente da Alemania, que é uma loja virtual de produtos alemães, com uma grande quantidade de produtos para quem é fã da culinária alemã. Tal presente foi um kit de degustação da Feichtenberger, uma defumaria artesanal de Itapetinga (SP), contendo 4 produtos: Salame de Lombo Defumado, Kassler Defumado fatiado, Lombo Defumado e Panceta Defumada.

Kit Feichtenberger

O kit embalado à vácuo…

Cortes de carne de porco defumada

… e as produtos do kit antes do preparo.

A carne suína costuma ser uma carne mais gordurosa, com sabor forte e marcante, o que pede cervejas que cortem essas características, “limpando” a boca para uma nova garfada. Contudo, a cerveja também precisa ser marcante, para que o sabor da carne não sobreponha o seu sabor.

Para o Salame de Lombo Defumado, que já vem pronto para o consumo, eu escolhi a cerveja Roleta Russa da cervejaria Imigração, uma Imperial IPA com 7,6% de teor alcoólico e 120 de IBU (unidade internacional de amargor).

Salaminho

O Salame de Lombo Defumado me surpreendeu. Muito leve em termos de condimentos e sal, o que destaca a carne, bem diferente dos salames que vemos em muitas prateleiras por aí. Seu sabor levemente defumado e a sua gordura ajudaram a destacar o amargor extremo da cerveja, bem como sua alta carga de malte. Devido à persistência do amargor na boca, recomendo que se espere um pouco até que ele disperse para então voltar a comer o salame.

A Panceta Defumada, que foi preparada na frigideira com a penas um fio de azeite e servida com mandioca cozida, caiu muito bem com a Hoppy Cat, uma Black IPA da cervejaria Birra del Borgo, com 5,8% de teor alcoólico e 70 de IBU.

Panceta defumada

O sabor defumado da carne ressaltou as notas caramelizadas e torradas da cerveja.

A Panceta, por não ser tão gordurosa como são as pancetas tradicionais, favoreceu uma harmonização por corte em relação à carbonatação da cerveja, que não é tão alta. Com isso, o sabor da carne não ficou saturado, já que a cada gole, meu paladar estava renovado.

Para finalizar, a mandioca neutralizou todo o amargor da cerveja, bem como a gordura da Panceta, preparando meu paladar para o prato seguinte, que foi o Kassler Defumado.

O Kassler, que estava bem equilibrado no sal, foi preparado no forno e servido com batatas rústicas assadas, harmonizando com uma Vienna Lager da cervejaria Bierland, que tem 5,4% de teor alcoólico e 37 de IBU.

Kassler defumado

A notas maltadas e caramelizadas da cerveja foram destacadas pelo sabor defumado do Kassler. A pouca presença de gordura na carne favoreceu o corte proporcionado pela alta carbonatação da cerveja.

Desse kit, faltou apenas o lombo, o qual eu vou deixar para um próximo post.

No geral, gostei muito do resultado, sendo que a qualidade dos produtos do kit de degustação Feichtenberger ajudaram muito na harmonização, uma vez que a ausência aparente de condimentos e conservantes deixaram o sabor das carnes bem natural.

Obrigado, Alemania, pelo presente e parabéns pela página de vocês.

Saúde e bom apetite a todos.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • BANNER
    Pesquisadores acreditam q...
  • Banner
    Santa Catarina será a se...
  • Harry Potter
    Designer brasileiro cria ...
  • the-problem-solver
    Cerveja promete deixar os...

Empório da Cerveja

BBC