New England IPA: você conhece esse estilo de cerveja?

Diferentes das IPA tradicionais em vários aspectos, as New England IPA são uma das mais novas sensações do setor cervejeiro norte americano.  

Estilo Hazy IPA

Robot Librarian, uma hazy double IPA da cervejaria americana Odd13, em colaboração com as cervejarias Cerebral, Fiction e Weldwerks.
foto: fan page da Odd13 no Facebook.

Nos últimos anos, nos Estados Unidos, um tipo de cerveja vem se popularizando em algumas cervejarias do país, principalmente na região de New England, onde foram batizadas como New England (alguns a chamam de Hazy IPA) IPA.

New England IPA não é um estilo de cerveja propriamente dito, visto que ainda não foi incluído em nenhum guia de estilos, principalmente na BA (Brewers Association), associação que é responsável pelo guia de estilos mais amplamente utilizado por lá. Porém, devido às suas características únicas, várias cervejarias já estão comercializando tais cervejas como se pertencessem a um estilo já consolidado.

Para saber mais sobre o que é um estilo de cerveja, clique aqui.

 

As New England IPA são cervejas carregadas em aromas tropicais, com notas adocicadas em vez de amargas, algo bem diferente do que se espera de uma cerveja lupulada ou das IPA de forma geral. Sua coloração é dourada, porém opaca, o que também é algo bem incomum entre as IPA tradicionais.

Ainda não se sabe se a BA ou mesmo algum grande festival vai incluir as New England IPA em sua lista de estilos, porém, o mais provável é que não seja feito nenhum tipo de proteção geográfica, nesse caso como um estilo de “New England”. Isso porque a BA entende que é muito difícil provar que um estilo específico surgiu em um determinado lugar, sendo que ele pode ter sido produzido em várias outras regiões anteriormente.

No fim das contas, mesmo que as New England IPA não sejam consideradas um novo estilo de cerveja, elas vêm provar que nem só de cervejas amargas, com aromas cítricos e florais, vivem as cervejarias americanas, já que a aceitação desse “estilo” pelo consumidores é grande, o que tem levado muitas outras cervejarias a incluírem as New England IPA em seu portfólio.

E no Brasil, será que alguém vai se arriscar a produzir uma New England IPA? Vamos aguardar.

visto em: Westword

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • curiosidades-sobre-a-cerveja-guinness
    Conheça algumas curiosid...
  • revisão-do-padrão-da-qualidade-da-cerveja-no-brasil
    Mercosul recebe documento...
  • melhor-sommelier-de-cerveja-do-Brasil-02
    Conheça o melhor sommeli...
  • Copa Cervezas
    Abertas as inscrições p...

Eventos

BBC