Inverno: tempo de cerveja

Inverno

Há quem diga que cerveja só combina com o calor e, quando chega o inverno, o ideal é trocá-la por um bom vinho. Porém, as baixas temperaturas não excluem sua degustação. No frio, o ideal são os rótulos mais encorpados, de coloração escura e teor alcóolico elevado. Ao contrário do verão, em que as cervejas são mais leves e refrescantes, no inverno elas são mais complexas nos aromas e sabores. Por isso, não devem ser tomadas geladas, para não amortecer as papilas gustativas. Assim, estilos como Stout, IPA, Bock, Porter e Quadrupel são os mais indicados.

Confira, então, 10 rótulos ideais para o inverno:

Celebrator: No estilo Doppelbock com cor escura e bastante cremosa, a cerveja é um dos rótulos da alemã Ayinger, conhecida por criar bebidas de bastante corpo e aromas marcados, porém delicadas e elegantes.

Aprazível Pale Ale: elaborada com dois tipos de malte, apresenta uma cor âmbar e um agradável sabor. Contém notas florais, terrosas e ligeiramente condimentadas. Percebe-se, ainda, um discreto frutado, proveniente da levedura líquida de alta fermentação. É ideal para ser consumida com pratos de temperos leves, à base de carnes, peixes e massas.

Wäls Petroleum: Cerveja do estilo Russian Imperial Stout, de coloração preta e opaca. Produzida com diversos tipos de grãos escuros, corpo aveludado, licoroso e denso, com 12% de álcool. Aromas de chocolate, café torrado e caramelo. Amargor equilibrado. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga. Harmoniza com carnes vermelha, sobremesas a base de chocolate e sorvete de baunilha.

Tupiniquim Monjolo: Cerveja estilo Imperial Porter com coloração negra e opaca. Com 10,5% de teor alcóolico, apresenta notas de café e chocolate e espuma com boa formação e persistência.

Baden Baden Stout: Um creme dourado e consistente, com sabor que vai do amargo ao doce. Feita com maltes torrados e grãos tostados de cevada, a bebida tem coloração extra-escura e intenso aroma de café e chocolate. Premiada com medalha de ouro no Europen Beer Star 2008 Stout e medalha de prata no Australian International Beer Awards.

Harviestoun Old Engine Oil Engineer’s Reserve: Cerveja no estilo Porter, é uma versão mais alcoólica, potente e complexa da clássica escocesa Old Engine Oil. Apresenta notas de café, chocolate e frutas escuras com um corpo escuro e opaco. Três variedades de lúpulos são combinados com cevada assada, proporcionando um caráter ligeiramente queimado e tostado.

Gulden Draak 9000: Feita em homenagem à cidade alemã Ghent, esta cerveja estilo Quadrupel tem com sabor extremamente rico e complexo. Apresenta uma cor âmbar dourada e aromas de caramelo, uva passa, ameixa com um toque de cravo.

Therezópolis Ebenholz:  Estilo Dunkel, esta cerveja é produzida com quatro tipos nobres de maltes, lúpulo e água mineral da serra. O resultado é uma cerveja aromática, com um marcante sabor maltado e notas de torrefação equilibradas pelo frescor do lúpulo. Embora encorpada e com paladar intenso, esta cerveja de baixa fermentação é bem eclética e harmoniza com os sabores das carnes vermelhas, caças, aves bem temperadas, carnes suínas, queijos fundidos, massas e risotos a base de funghi e cogumelos.

Brooklyn Monster Ale: Esta barley wine é uma cerveja sazonal da cervejaria americana Brooklyn. Apresenta uma coloração cobre, sendo produzida com maltes ingleses e lúpulos aromáticos de alta qualidade. Durante sua fabricação, passa por um processo de maturação de quatro meses. É frutada e cítrica, com aromas que remetem a cerejas. Harmoniza com queijos fortes, sorvetes e charutos. Uma curiosidade: o nome foi dado em homenagem a um gato que morava na fábrica da cervejaria americana. Um ano depois de sua morte em 2012, a Brooklyn resolveu interromper a fabricação deste rótulo. Ainda é possível encontrá-lo em diversas lojas, mas ele não é mais produzido.

BrewDog Punk IPA: Inicialmente refrescante e leve com um aroma frutado, tem um final agressivo e seco. Kiwi, lichia e maracujá com nuances de cereja, morango e caramelo equilibram o amargo característico da IPA. Harmoniza bem com queijo de cabra, queijos azuis, hambúrguer, calabresa.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cerveja-touro-sentado
    Conheça o novo rótulo d...
  • baden-baden-tripel
    Baden Baden lança ediç...
  • banner
    Copa do Mundo deverá aum...
  • FloripaBanner
    Cervejaria dá um dia ext...

BBC