Que tal um pão de cerveja?

pão-de-cerveja

Quando se fabrica cerveja artesanal, uma grande quantidade de bagaço de malte acaba sobrando. Mas o que fazer com esse bagaço que sobra da mostura?

Além de alimentar animais, ou virar serragem de maltes, o bagaço pode ser utilizado como ingredientes para receitas caseiras. Uma dessas receitas foi apresentada no site “Manual do Homem Moderno”, confira:

Pão de Cerveja

Ingredientes:

300 gr de Malte de Cevada Moído

800 gr de Farinha de Trigo

4 colheres de Mel

1 sachê de Fermento Biológico Seco

1 colher de Sal

350ml de leite

1 colher de margarina

2 Ovos

Modo de fazer:

Triture o bagaço do malte no liquidificador juntamente com o leite. O bagaço ficará mais fino e mais fácil de misturar à massa. Caso você queira um pão mais crocante, pule esta etapa.

Coloque o malte batido ao leite em um recipiente e adicione metade da farinha, sal, margarina e o fermento biológico. Misture até conseguir uma massa homogênea. Adicione as 4 colheres de mel e, aos poucos, o restante da farinha.

Agora chegou a parte mais difícil: hora de sovar a massa do pão! O ponto ideal é a massa fofa e homogênea.

Em seguida, coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos. Neste período, a massa irá crescer e você deverá sová-la novamente. Acrescente farinha para que não fique pegajosa e novamente deixe descansar por outros 20 minutos.

Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 250° . Unte a forma onde o pão será assado com margarina e farinha.  Antes de colocar o pão no forno, pincele a mistura de dois ovos na massa.

Deixe assar por cerca de 60 minutos e evite ficar abrindo o forno.

 

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • 07demaio-principal
    Mulher, cerveja e machism...
  • banner
    Microcervejaria artesanal...
  • Campanha criativa alerta sobre consumo de bebidas alcoólicas e direção
    Cerveja austríaca troca ...
  • cerveja-e-fertilidade
    Quer ser papai? Beba cerv...

Price Beer

BBC