Pesquisadores acreditam que a civilização só surgiu após o descobrimento da cerveja

Descobrimento da cerveja

Cientistas afirmam que a descoberta da fermentação dos cereais foi fundamental para o surgimento da civilização. Isso porque foi só a partir desta descoberta – processo básico para fabricação de cerveja e de pão – que o homem se viu motivado para abandonar a vida nômade e se reunir em comunidades agrícolas.

Há 12 mil anos, com a descoberta deste processo, o homem, pela primeira vez, sentiu prazer em comer e beber, já que a fermentação é capaz de mascarar alguns sabores desagradáveis.

As evidências arqueológicas mais antigas da cerveja datam de 6 mil anos antes de Cristo e foram encontradas na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Porém, alguns pesquisadores acreditam que a cerveja pode ter sido fabricada bem antes disso, pois a bebida foi um complemento alimentar de grande importância e uma excelente substituta para a água, que era bastante contaminada na época. As primeiras cervejas eram grossas e corpulentas, bem diferentes das que bebemos hoje.

Intrigado com a questão “quem veio primeiro, o pão ou a cerveja?”, o químico inglês Ian Hornsey da Sociedade Real de Química, realizou uma série de pesquisas e entrevistas e escreveu o livro “A History of Beer and Brewing (“Uma História da Cerveja e da Fermentação”), que conta histórias sobre a fabricação da cerveja desde os primórdios. Hornsey não conseguiu encontrar uma resposta para sua grande questão, mas chegou a conclusão de que a cerveja foi descoberta por acaso, e não inventada.

Ainda de acordo com o químico, a tecnologia de fabricação da cerveja aconteceu no antigo Egito, entre 5.500 e 3.100 AC; porém há uma série de controvérsias, já que algumas teorias apontam que a cerveja surgiu espontaneamente por todo o planeta, inclusive em civilizações ocidentais que viviam isoladas. O único fato em comum nessas sociedades em relação a cerveja é que a bebida sempre teve sua função social. “A falta de realidade causada pela embriaguez deve ter sido profundamente bem-vinda num mundo sombrio e entediante”, escreve Hornsey.

Conheça mais alguns dados e informações sobre a história da cerveja neste link.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cerveja-xingu
    Conheça a nova linha de ...
  • banner
    Pesquisadores anunciam: c...
  • Clube de cervejas
    Distribuidora mineira abr...
  • amazon_beer
    Amazon Beer passará a pr...

Empório da Cerveja

BBC