Pesquisadores criam cerveja sem glúten

Cerveja sem glúten

Durante o simpósio “Beer and Heath”, realizado em setembro na Bélgica, um dos assuntos que mereceu grande destaque foi a produção de uma cerveja especial para pessoas que possuem intolerância ao glúten. A bebida é produzida sem proteína, a partir de ingredientes especiais, e está começando a ganhar espaço no mercado.

Cerca de 1% da população mundial é portadora da doença celíaca, um problema de natureza autoimune e genética, que é caracterizada pelo surgimento de lesões no intestino causadas pela ingestão do glúten.

Segundo o professor Martin Zarnkow, chefe do Departamento de Pesquisas sobre Produção de Cerveja e Qualidade de Alimentos da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, a cerveja sem glúten é produzida com milhete, sorgo, arroz e milho, ou ainda pseudocereais (sementes parecidas com cereais) como amaranto, quinoa e trigo sarraceno.

A nutricionista clínica e esportiva Andrea Zaccaro de Barros alerta que esta cerveja não é indicada para as pessoas que querem perder peso, mas sim para as que são portadoras da doença.

“As pessoas estão com mania de querer cortar o glúten da alimentação. Não é ele que faz engordar, mas sim comer e beber sem moderação”, alertou a nutricionista.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Volta da cerveja aos estádios de futebol em Minas Gerais
    Cerveja voltará a ser ve...
  • A brasileira Tatiana Spogis é a terceira maior conhecedora de cerveja do mundo.
    Brasileira é a terceira ...
  • 21-de-abril
    “A História da Cerveja...
  • Foodtruck
    Campos do Jordão recebe ...

Eventos

BBC