Por que o preço das cervejas artesanais no Brasil são tão altos? #naosaoapenas20centavos

Hoje (20/06/2013, auge das manifestações populares por melhorias no Brasil) eu não vou escrever sobre lugares interessantes de se visitar mundo afora. Não vou falar de belos destinos para serem descobertos em nosso Brasil. Não vou descrever experiências inéditas ou sonhos cervejeiros de descobrir o que há de melhor no mundo das cervejas. Vou falar um pouco sim de experiências, mas o momento que vivemos é um momento de reflexões, de repensar o nosso país e de cada um de nós fazer a sua parte para que as coisas mudem e tenhamos um Brasil mais justo. E, fazendo a minha parte, irei expor aqui os motivos pelos quais as cervejas artesanais nacionais têm um preço tão elevado.

Nos últimos dias o Brasil e o mundo puderam ver algo que há tempos não se via em terras brasileiras: uma geração que cansou de ficar calada diante de tanta coisa errada e resolveu sair às ruas para dar o seu grito de basta. Tudo começou com um protesto contra um aumento de 20 centavos (R$ 0,20) nas passagens dos ônibus urbanos em São Paulo, mas todos sabemos que o que levou milhares de paulistanos às ruas não foram apenas 20 centavos. Sob essa premissa e guiados pelo paulistano insatisfeito, o Brasil inteiro resolveu protestar, com centenas de milhares de cidadãos manifestando em várias capitais e até mesmo em cidades pequenas e pacatas como foi o caso de Viçosa, na Zona da Mata de Minas Gerais, onde quase 4000 manifestantes se organizaram em um protesto pacífico que foi destaque em veículos de circulação nacional.

Ao contrario do que muitos pensam, as cervejas artesanais têm um custo de produção altíssimo devido, isso devido a fatores burocráticos e alguns empecilhos naturais (como pouca adaptação das matérias primas, lúpulo e cevada, ao nosso clima) que não favorecem a produção dos insumos básicos de tal produção. Pensando nisso o cervejeiro Leonardo Sewald (Cervejaria Seasons) elaborou um artigo, enumerando de A a Z, em ordem alfabética, os motivos de ainda termos um setor cervejeiro pouco explorado, com um preço final dos seus produtos bastante elevado e ainda pouco acessível ao grande público consumidor. Resumindo, é um artigo que explica o motivo do preço das cervejas artesanais no Brasil serem tão altos.

Clique aqui para baixar o artigo…

Após ler o artigo de Sewald (e ter ouvido dele próprio em uma mesa redonda organizada pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja no Festival Brasileiro da Cerveja 2013), resolvi disponibilizá-lo aqui no Destino Cervejeiro, já que muita gente sempre pergunta sobre o alto preço das cervejas nacionais, comparando-as com as importadas, que as vezes são até mais baratas que as nossas cervejas.

Ainda estamos engatinhando em termos de cerveja e temos uma longa jornada pela frente, para que possamos nos engajar em uma realidade onde o preço faça valer a máxima do “custo/benefício”. Onde as cervejarias possam produzir suas cervejas e coloca-las no mercado com preços mais acessíveis a todos sem precisar “matar cachorro a grito”. Onde o consumidor entenda do produto que ele está bebendo, pelo menos o suficiente para saber que existe muita coisa boa além das “geladassas”, “mofadas” e “estupidamente geladas” feitas de milho e arroz (leia o post “Você sabia que a ceveja que você bebe é feita de milho, além da cevada?“).

E se vale um palpite nesses tempos de mudanças, que façamos então valer o esforço de cada um que está lá fora lutando por tempos melhores. Que saibamos como cobrar os nossos direitos e possamos entender o porquê de sermos tão explorados, pagando e contribuindo com cargas tributárias altíssimas diante de uma burocracia astronômica. E que a gente possa entender que não é só a cerveja artesanal nacional que é cara aqui no Brasil devido a uma falta de planejamento do Governo para o esse setor, mas sim uma série de produtos que poderiam custar muito menos aos nossos bolsos.

Sugiro também que leiam o artigo, de verdade, vocês vão descobrir que muita coisa além da cerveja poderia ser mais acessível ao povo brasileiro. E não perderão (ganharão, na verdade) nem 10 minutos de suas vidas.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • BANNER
    Cervejas estão cada vez ...
  • cerveja-thirteen
    Pub paulista lança cerve...
  • maiores-produtores-de-cerveja
    Saiba quem são as 10 mai...
  • IMG_3923.JPG
    O Concurso Cervejeiro do ...

Camisetas Chico Rei

BBC