Pumpkin Experience

Imagine um jantar à luz de velas com pratos bem elaborados harmonizando com cervejas especiais e uma música ambiente ao fundo como trilha sonora. Agora substitua as velas tradicionais por abóboras de halloween, mais conhecidas como “Jack-o’-Lantern”, adicione pratos típicos da culinária norte-americana e mantenha apenas as cervejas especiais, mas com um único detalhe: pense em Pumpkin Beers, ou cervejas que levam abóbora como um dos seus ingredientes. Bem vindo ao Pumpkin Experience.

Pumpkin Experience

O Pumpkin Experience teve a sua primeira edição na última terça feira (28/10), no espaço Villa Adriana em Belo Horizonte (MG), mostrando logo de cara que veio pra ficar. O evento foi organizado pela Beer Sommelier, Suellen Tobler, e contou com a presença de figuras importantes do meio cervejeiro de Belo Horizonte, além de um público diversificado que estava em busca de uma experiência diferente dos jantares harmonizados tradicionais. Segundo a Beer Sommelier, a ideia é que o evento seja itinerante e aconteça em outras cidades do Brasil, mas sempre com a mesma temática.

Parte do público no começo do evento.

Para quem não está familiarizado com o que seria um jantar harmonizado, trata-se de um jantar composto, normalmente, por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, cada um preparado de forma a harmonizar com um estilo de cerveja (pode se tratar de vinho também) ou mesmo com um rótulo em específico, de forma que o jantar seja uma experiência única em termos de combinação de comida e cerveja.

Já o Pumpkin Experience, além de ser um jantar harmonizado, é também uma forma lúdica de inserir os participantes na cultura que envolve o halloween, principalmente a sua versão americana, que teve sua origem nas ilhas britânicas e na Irlanda e que foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, quando passou por importantes adaptações. Para os que se interessarem em saber um pouco mais sobre essa cultura do Halloween, segue aqui um link de um post sobre.

O som ambiente ficou por conta de músicas americanas de raiz, como o folk, o hillbilly e o bluegrass e a seleção estava bem interessante, deixando a galera bem no clima do evento.

Foram servidos Soul Cakes como entrada, que são bolinhos tradicionais preparados especialmente para essa época do ano, no dia 28 de outubro e geralmente servidos no dia 02 de novembro. Dizem que tradicionalmente esses bolinhos eram servidos aos farrapos que iam de casa em casa pedir comida e cada bolinho representava uma alma no purgatório, sendo que para cada bolinho que fosse dado e comido, uma alma haveria sido salva. Há quem diga que isso deu origem à tradição do Trick-or-Treating (doces ou travessuras). Foi servido, junto com os Soul Cakes, um coquetel à base da cerveja TNT da Küd Bier (uma Pumpkin Beer) preparado com técnica de cozinha molecular, de consistência sólida em formato de abóbora com um recheio líquido.

Soul cake

Uma segunda entrada servida no evento foi um bolo de carne, preparado com especiarias, harmonizando com a Pompion X, uma Pumpkin Beer de Cervejaria Rupestre feita especialmente para o evento.

Bolo de carne

Bolo de carne e a Pumpkin Beer da Cervejaria Bier Hoff.

O prato principal foi uma costela suína com molho Plum Sauce, que é feito à base de Ameixa Japonesa e é muito apreciado nos Estados Unidos. Para harmonizar, foi servida a Jerimoon, uma Pumpkin Beer da cervejaria Bier Hoff, sendo a cerveja mais premiada do Brasil nessa categoria.

Costela suína

Costela suína harmonizando com a Jerimoon, da cervejaria Bier Hoff.
foto: Divulgação.

De sobremesa, foi servida uma torta de maçã com sorvete, harmonizando com um drink preparado com Rum, pimentas e a cerveja TNT mencionada anteriormente.

Torta de maçã

Torta de maçã e o drink feito com a TNT da Küd Bier.
foto: Divulgação.

Como o evento vai ser itinerante, eu desejo vida longa e sucesso ao Pumpkin Experience e espero poder ver mais e mais pessoas em várias cidades participando e tendo a oportunidade de se inserir um pouco mais nessa cultura do Halloween que vai muito além de “doces ou travessuras” e festas a fantasia.

Parabéns Suellen Tobler pela iniciativa, pelo empenho e por esse evento único, de dar água na boca e nos fazer esperar ansiosos pelo próximo.

Saúde, galera!

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • ocioso
    Brasileiros lançam proje...
  • Prato do restaurante La Palma
    Beer Chef acontece em BH ...
  • festival-brasileiro-de-cervejas-ciganas
    1º Encontro de Cervejari...
  • Terça
    Time espanhol estampa nov...

Price Beer

BBC