Linguiça de porco acompanhada de cerveja do estilo Schwarzbier.

Em uma das minhas peregrinações pelo festival Comida di Buteco, em Belo Horizonte, resolvi parar no Bar do Junior, no Mercado Distrital do bairro Cruzeiro, para pedir o prato que estava concorrendo na edição de 2013.
 50051c8ada265c3a.jpg
Prato “Mandioca na Costela do Leitão”, do Bar do Junior
foto: Beto Eterovick
O prato era (e ainda se encontra no cardápio) linguiça de costela de leitão na mandioca. Para acompanhar pedi uma Budweiser, mas não foi uma boa experiência, já que a linguiça estava desequilibrando o paladar da cerveja. Daí resolvi pedir uma Bohêmia Escura, que apesar de não ser 100% malte, possui certas características do estilo Schwarzbier, que são cervejas escuras, com notas de torrefação e toffee, mas sem serem doces.
Foi aí que a história mudou, pois a cerveja harmonizou bem com a linguiça e a experiência foi muito boa , mas como se não bastasse, coloquei molho de pimenta (do estilo Tabasco) na linguiça e, ao dar mais um gole na cerveja, percebi que o paladar havia melhorado ainda mais.
 500_251c8ada2bd402.jpg
foto: Beto Eterovick

 

Então aí vai a dica: linguiça de porco, com molho de pimenta (aquele molho apimentado, não o caldo puro da pimenta em conserva) acompanhada de cerveja Schwarzbier. Mas é sério, não se esqueçam do molho de pimenta, pois a cerveja vira outra muito melhor.
< voltar

Empório da Cerveja

BBC