Sem segredos: Cervejarias disponibilizam suas receitas

Receitas

Se você, além de apreciador, sempre teve vontade de um dia produzir a sua própria cerveja, saiba que isso já é possível graças à Free Beer e a Digital Ipa.

A Free Beer, umas das pioneiras dessa iniciativa, é uma marca dinamarquesa que resolveu estampar sua receita no próprio rótulo. Segundo Jakob Fenger, um dos proprietários, “estamos propondo uma marca aberta e, nesse sentido, sugerimos um novo modelo econômico, que permite a qualquer um produzir e distribuir cerveja, a partir de uma receita que é pública, além de criar consumidores não obedientes”.

No site www.freebeer.org é possível fazer o download do logotipo da cerveja e obter orientações de como comercializá-la.

Outra opção é a receita da Digital Ipa, disponibilizada pela neozelandesa Yeastie Boys, onde através de um QR Code, você tem acesso à receita do produto. O interessante é que, além disso, é possível através das instruções criar diferentes versões e sabores.  Ao contrário da Free Beer, o objetivo da Digital Ipa é encorajar as pessoas a melhorarem a receita original e não apenas comercializá-la.

Saiba mais!

 

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cervejas-mais-populares-do-mundo-02
    Você sabe quais as cerve...
  • congresso-nacional-de-cerveja-online02
    Congresso online de cerve...
  • 15demaio-principal
    São Bento do Sul recebe ...
  • nova-cerveja-game-of-thrones
    Novo rótulo é lançado ...

BBC