Testículos de baleia é o novo ingrediente da cervejaria islandesa Steojar

Cerveja-com-testículos-de-baleia2

Em 2014, a cervejaria islandesa Steojar causou polêmica ao anunciar que criaria uma cerveja com carne de baleia na receita.  A bebida, de 5,2% ABV foi produzida para um festival de inverno em homenagem ao deus nórdico Thor. Segundo o dono da Steojar, Dagbjartur Ariliusson a cerveja seria produzida apenas uma vez, e vendida apenas no solstício de inverno.

Depois de muita polêmica com ambientalistas, a Steojar resolveu se superar em 2015, e anunciou a produção de uma cerveja que tem como ingrediente testículos de baleia.

Chamada Hvalur 2, a bebida leva em sua receita a mais pura água islandesa, malte de cevada, lúpulo e os testículos de baleia. O “ingrediente especial” é curado, levemente salgado e defumado com esterco seco de ovelha queimado (sim, nojento! Mas é uma técnica bastante usada no país devido a escassez de madeira).

De acordo com o site Bebendo Bem, cada lote da cerveja leva um testículo e é pasteurizada e filtrada antes de ser engarrafada.

A Hvalur 2 foi lançada no dia 23 de janeiro, quando é comemorado na Islândia o Dia do Marido. A data faz parte da temporada de Thorri, que vai de meados de janeiro a meados de fevereiro, e é quando os islandeses costumam consumir pratos tradicionais, como tubarão podre, testículos de carneiro e gordura azeda de baleia.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • cerveja-sem-gluten
    Pesquisadores criam cerve...
  • Cerrveja artesanal
    Aprenda a fazer cerveja a...
  • 56.jpg
    Destino Cervejeiro, amanh...
  • cervejanaodabarriga
    Boas notícias: a cerveja...

BBC