Treze e Urbana lançam as cervejas Joelma e Chimbinha na Holanda

As cervejarias paulistanas estiveram em Rotterdam para produções em colaboração com a Kaapse Brouwers.

Cervejeiros produzindo a Joelma e Chimbinha

foto: Divulgação

Durante os meses de junho e julho desse ano, na cidade de Roterdã, Holanda, serão lançadas duas cervejas batizadas de Joelma e Chimbinha, as quais foram produzidas de forma colaborativa entre duas cervejarias brasileiras, a Treze e a Urbana, com a cervejaria holandesa Kaapse Browers.

.

JOELMA

 

A cerveja Joelma foi produzida no dia 01/05/2016, pelos cervejeiros Bruno Couto e Eduardo Marques, da cervejaria Treze, junto com a cervejaria Kaapse Browers, localizada em Roterdã. A ideia foi produzir uma “Strong Caipirinha Farmhouse Ale”, tendo como referência a nossa caipirinha, cuja fama internacional é incontestável.

Segundo Eduardo Marques “a cerveja, que tem alto amargor e teor alcóolico, passa por um filtro com pedaços de limão tahiti para trazer um pouco dos aromas e sabores da caipirinha. A cerveja também foi maturada com Amburana, madeira clássica no envelhecimento de cachaça que é o principal ingrediente da caipirinha.”

A cerveja, que é uma fusão dos estilos Saison e Imperial IPA, foi fermentada com leveduras belgas e leva uma grande quantidade de lúpulos americanos em sua receita.

Seu nome, Joelma, seguiu a tradição da cervejaria holandesa em batizar suas cervejas com nomes de pessoas. Para isso “procuramos um nome bem brasileiro, já que se trata de uma cerveja em homenagem ao principal drink do nosso país, mas também queríamos algo bem humorado e ligado com nossa cultura popular. Achamos engraçado o fato de ter uma cerveja chamada Joelma em Roterdã”, nos conta Bruno Couto.

foto: Divulgação

foto: Divulgação

.

CHIMBINHA

 

Para completar o par das duas cervejas de inspiração brasileira, sem também perder a piada, o cervejeiro André Cancegliero, da cervejaria Urbana, não poderia ter escolhido outro nome a não ser Chimbinha.

O cervejeiro brasileiro foi recebido, no dia 20/05, pelos cervejeiros Tsjomme e Etienne para produzir uma “Double Brown Ale”, com a ideia de fazer, segundo André, “uma cerveja que levasse ingredientes brasileiros na receita. Como a Tonka é bem forte no aroma e sabor, optamos por uma cerveja que se completasse com esse ingrediente.”

Além da tonka, a cerveja Chimbinha também leva catuaba, outro ingrediente típico do Brasil.

Quadro de controle da produção da Joelma e Chimbinha.

foto: Divulgação

.

JOELMA + CHIMBINHA = CALYPSO BLACK AND TAN

 

Para quem não conhece, o termo Black and Tan é usado para designar um “drink” que é a mistura entre duas cervejas, sendo uma clara e outra escura, termo esse que surgiu na Inglaterra aproximadamente no Século XVII.

Preparando o black and tan

Preparando um Black and Tan
foto: BeerFM

Uma das formas de se preparar esse drink é simplesmente misturar as duas cervejas, porém, muitos preferem servir a cerveja mais clara até a metade de um copo e completar a outra metade do copo com a cerveja escura, derramando-a sobre a parte convexa de uma colher para que as cervejas não se misturem e o drink tenha uma aparência mais chamativa.

Fica então aqui uma dica das cervejarias para se consumir as duas cervejas ao mesmo tempo, no mesmo copo. Basta misturar a cerveja Joelma (clara) com a Chimbinha (escura) e formar a banda Calypso fazer o drink Black and Tan. Bem simples.

.

LANÇAMENTO

 

As duas cervejas serão lançadas entre Junho e Julho no bar da Kaapse, que fica dentro de um incrível “food park” às margens do antigo porto de Maashaven. Acesse o site da Kaapse Brouwers para mais informações: http://www.kaapsebrouwers.nl/

Para saber mais sobre a Treze acesse www.facebook.com/cervejariatreze e sobre a Urbana em www.facebook.com/urbanacervejaria.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Whiskey Jameson e cervejas colaborativas
    Whiskey Jameson faz parce...
  • BANNER
    110 anos da Harley-David...
  • banner
    Celebre a Páscoa com uma...
  • banner.gif
    O Destino Cervejeiro é M...

Empório da Cerveja

BBC