Você já se perguntou por que as cervejas não são vendidas em garrafas de plástico?

Garrafas de plástico

Visual? Sabor? Por que as cervejas não são vendidas em garrafas de plástico? Bom, a resposta é que sim, o plástico altera o sabor da cerveja, e por isso, elas são vendidas em garrafas de vidro.

O plástico é um material mais poroso que o vidro, que é praticamente impermeável. Isso significa que se armazenada em uma garrafa plástica, a cerveja vai perder o gás/efervescência bem mais rápido, já que o dióxido de carbono que a torna gasosa escapa mais facilmente.

Além disso, o vidro não tem gosto, ou seja, ela não interage quimicamente com o líquido. Já o plástico possui materiais que podem se misturar com a bebida e estragar a sua cerveja. O plástico mais comum para o armazenamento de bebidas (refrigerantes, por exemplo) é o PET, que expele uma toxina metaloide. À medida que a temperatura aumenta, os níveis dessa toxina também sobem e podem chegar a um nível que excede os limites recomendados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Outro problema com a utilização das garrafas de plástico é que elas não resistem ao processo de pasteurização pelo qual a maioria das cervejas é submetida. Depois de fermentada e embalada, a cerveja passa por uma máquina que borrifa água fervendo, para aquecer o líquido dentro da garrafa e matar quaisquer micróbios. Nestes casos, as garrafas de plástico tendem a deformar. A solução seria utilizar um plástico mais grosso, mas isso aumentaria o custo da produção.

Assim como o vidro, as latas de alumínio são impermeáveis. Essas latas recebem uma camada de um polímero especial, que reduz o risco de contaminação do alumínio na bebida. Além disso, as latas são opacas, e protegem melhor a bebida do que outras embalagens.

Já o vidro colorido das garrafas de cerveja é utilizado para proteger o líquido dos raios solares. Isso poderia ser feito também com o plástico, mas neste caso prejudicaria as iniciativas de reciclagem estabelecidas.

Apesar de todas essas informações, ainda é possível encontrar cervejas em garrafas de plástico. No Reino Unido, este hábito é bastante comum, principalmente em festivais e eventos com grande aglomeração de pessoas, quando é obrigatório servir álcool em garrafas de plástico.

Em 2012, durante os Jogos Olímpicos em Londres, a Heineken, que era uma das patrocinadoras do evento, distribuiu mais de um milhão de garrafas de plástico feitas especialmente para a ocasião. Especula-se que essa atitude tenha a ver com a segurança do evento.

< voltar

Leia outras notícias relacionadas

  • Sabonetecomcerveja
    Engenheiro cria sabonetes...
  • coquetel-de-vodka-com-cerveja
    Que tal um coquetel a bas...
  • cervejometro
    Quais os destinos onde ma...
  • Sorvete salgado
    Jacob’s lança sorvete ...

BBC